Perfil Edições

Perfil Saúde - SAÚDE nosso bem mais valioso

Perfil Saúde - SAÚDE nosso bem mais valioso

Quando convidado para ser colunista da Revista Perfil aceitei o desafio de expor aos leitores um pouco da minha rotina como médico, diretor clínico hospitalar e também, como jovem.


Nesta edição fui sugerido a escrever sobre minha atuação dentro da especialidade que exerço hoje - que é a de médico generalista.

No momento em que me formei, optei por não seguir de imediato para a especialização dentro da área que escolhi para o futuro, pois sempre quis atuar no real cenário geral da medicina para assim entender sobre a necessidade da população e ter uma visão difusa sobre a realidade do cenário de saúde. Hoje atuando como emergencista, médico da saúde da família, perito de processos judiciais e também como diretor clínico da Fundação Hospitalar de Ibiaçá, quando resolvi falar sobre tudo isso, ficou inevitável não tocar no assunto da pandemia do Covid19 – que nos afeta há quase 1 ano.

Hodiernamente, na minha rotina, me deparo com um cenário cada vez mais preocupante e de opiniões dividas entre os pacientes.

É possível observar pessoas preocupadas com os cuidados em saúde, medidas restritivas e protocolos de segurança e que com uma possível simples alteração sugestiva de infecção viral procuram atendimento, assim como uma parcela populacional que segue uma linhagem mais liberal nestes quesitos. No entanto, não cabe de minha parte opinar sobre qual seria a opinião correta neste cenário. Com isso, observamos um momento difícil para qualquer profissional, seja ele da área da saúde ou não.

Tivemos que nos adaptar a inúmeras mudanças sociais, na maneira de trabalhar e também alterações que afetam nossa vida social e familiar. Neste último ponto, vejo no meu dia a dia a maior dificuldade encontrada por pacientes e familiares.

Sem dúvidas, atendo diariamente inúmeras complicações relacionadas sim às consequências da infecção pelo corona –principalmente pulmonares – mas também, vejo um aumento cada vez maior dos casos de ansiedade, crises de pânico e alterações psíquicas de um modo geral. Tendo assim um problema ainda maior que as alterações diretas causadas por esta infecção, observamos um momento cada vez mais delicado no cenário da saúde, em que especialistas apontam para um colapso do sistema de saúde, profissionais da área encontram-se cada vez mais desgastados e políticas públicas apresentam-se ainda mais difíceis de serem implantadas.

No entanto, se tentarmos buscar alguns pontos positivos desta pandemia (se é que existem), nos deparamos com um momento difícil em todos os âmbitos sociais e isso gera uma reflexão sobre o fato de que todos estes empecilhos fazem surgir novas ideias, novas atitudes e nos fazem inovar, visto que nos períodos mais complicados de nossa história foram onde aconteceram as criações das mais variadas tecnologias, pois momentos difíceis sempre geraram pessoas fortes!

 


Dr. Malcon Natan Panisson
Médico / CRM 49283;
Formação pelo Instituto Meridional – IMED;
Diretor Clínico da Fundação Hospitalar de Ibiaçá;
Diretor do Grupo MEF.

Date

29 Abril 2021

Tags

Colunistas, Malcon Natan Panisson

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br