Perfil Edições

Educação de jovens: saiba como desenvolvê-la com propósito

Educação de jovens: saiba como desenvolvê-la com propósito

Costumamos enfatizar a importância do ambiente escolar para o processo de aprendizagem e desenvolvimento integral de crianças, mas não podemos esquecer que a escola tem um papel igualmente fundamental na educação de jovens. 

Para além dos conteúdos apreendidos, é nesse espaço que eles formam a maioria de seus vínculos, que constroem a própria identidade e iniciam o processo de entendimento sobre a sociedade e as complexas questões que envolvem o chamado “pacto social”. 

A função da educação, segundo a Constituição Federal de 1988, é promover o pleno desenvolvimento da pessoa humana, preparando crianças e adolescentes para o exercício da cidadania e para sua futura inserção no mercado de trabalho. 

Verifica-se, assim, a exigência de um compromisso firmado entre família e escola para oferecer aos jovens uma educação com propósito, ou seja, uma formação que os auxilie a encontrar seus próprios caminhos. Dessa forma, os jovens têm meios de se realizarem nos âmbitos pessoal e profissional, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e digna para todos. 
A seguir, confira algumas dicas de como as instituições de ensino podem se preparar para proporcionar uma educação plena de sentido aos seus estudantes, focada no hoje e no amanhã! 

Incentive o protagonismo juvenil 
O principal intuito de promover o protagonismo dos estudantes é contribuir para a construção de suas autonomias. Isso deve acontecer por meio do estímulo à participação, à discussão crítica e à resolução de problemas reais da vida cotidiana. 

Esse tipo de postura pedagógica permite que os jovens se sintam valorizados em suas ações e opiniões, e capazes de tomar decisões por conta própria. Vale dizer que os educadores devem se mostrar abertos e dispostos a assumir uma posição de mediadores do conhecimento e das relações. 

Oferte aulas de projeto de vida 
As aulas de projeto de vida são de grande relevância para os jovens, uma vez que os ajudam a entrar em contato com diferentes possibilidades de profissões e carreiras, oferecendo referências para inspirá-los a refletir sobre suas próprias trajetórias de vida. 

O objetivo é que os alunos se sintam mais preparados para enfrentar desafios, participar da vida pública, contribuir com a coletividade e para escolher uma profissão que esteja em sintonia com sua história, seus sonhos e suas competências. 

Dito de outra maneira, o projeto de vida na educação de jovens conta com três pilares básicos: pessoal, social e profissional. Esses aspectos devem tangenciar toda sua formação, de forma a estarem sempre dialogando entre si e com os conteúdos curriculares. 

Aposte em soluções digitais e tecnológicas 
As ferramentas digitais e tecnológicas estão cada vez mais presentes nas nossas vidas. Sendo assim, a escola não pode negligenciar essa tendência, ao contrário, deve explorar o seu uso, tornando-a uma aliada do processo educativo. 

Uma vez que a tecnologia está plenamente inserida no cotidiano dos alunos, ela pode ser um instrumento valioso para aumentar o interesse e a motivação nos estudos, assim como a autonomia e a participação ativa. 

Plataformas de aprendizagem, jogos educacionais, redes sociais e produção de vídeos são algumas alternativas de inserir a tecnologia na educação durante as aulas ou em atividades complementares. 

Desenvolva a cidadania 
Promover a cidadania significa preparar os jovens para a vida. É necessário torná-los conscientes dos lugares que ocupam na sociedade, de seus direitos e deveres enquanto cidadãos e, sobretudo, da importância do respeito às diferenças. 

Tais estímulos colaboram não só para o estabelecimento de relações mais sadias consigo e com os outros no decorrer da vida, mas também para sua preparação para o mercado de trabalho. 
Os benefícios de proporcionar uma formação com propósito atingem não somente os estudantes em sua vida pessoal e profissional, mas também a escola, a família e a sociedade como um todo.

O futuro começa nos valores que cultivamos e nas ações que praticamos hoje! 

 

Date

06 Outubro 2021

Tags

Colunistas, Augusto Cury

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br