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As quatro etapas do marketing (e o que fazer em cada uma delas)

As quatro etapas do marketing (e o que fazer em cada uma delas)

Existem quatro etapas que você precisa seguir se quiser que o processo de marketing seja bem sucedido.


É claro que o verdadeiro ponto de partida do processo de marketing são sempre seus objetivos de negócios, já que seu programa de marketing será projetado para ajudá-lo a realizá-los. Uma vez definidas as metas do seu negócio, aqui estão as quatro etapas de um processo de marketing bem-sucedido:

Descoberta.
O que está acontecendo no seu mercado? Quais são os melhores mercados-alvo para o seu produto ou serviço? Onde estão seus clientes atuais? O que sua concorrência está fazendo? Descoberta é sobre fazer sua pesquisa e realizar um mercado detalhado, análises de clientes e competitivas. Tomar um tempo para fazer isso garantirá que seus planos sejam baseados em métricas e realidade, em vez de sentimentos, intuições e pensamentos desejosos.

Estratégia.
Todas as informações coletadas na primeira fase são usadas para ajudar a tomar suas decisões à medida que você cria seus planos de marketing – seu roteiro para o sucesso. Como você vai para o mercado? Qual é a sua estratégia geral de marketing e quais são suas estratégias individuais de cada campanha? Antes de seguir em frente, você precisará definir claramente metas e objetivos, determinar os canais de marketing apropriados, desenvolver suas mensagens, planejar seu tempo, etc.

Implementação.
Este, é claro, é o "core" do processo de marketing. Implementação é quando você coloca suas campanhas de marketing em ação. Antes de implementar, porém, você precisa ter certeza de que você tem todas as peças no lugar.
Você tem os recursos para concluir a implementação internamente, ou você precisa terceirizar o serviço com outros fornecedores e agências? Você já pensou em todas as informações que precisa coletar dos respondentes para permitir métricas de campanha de back-end e colocar sistemas para garantir que esses dados sejam capturados? Todos na empresa estão cientes da campanha? Você já checou duas vezes que os números de telefone da campanha funcionam? E assim por diante.

Medição.
A fase de medição do processo de marketing é onde você olha de perto os resultados da campanha, a fim de refinar suas estratégias antes de seguir em frente. Medir resultados permite que você tosque decisões inteligentes sobre como alocar recursos para a próxima rodada.

A campanha alcançou seus objetivos estabelecidos? Se seu objetivo eram as vendas, por exemplo, quantas vendas você conseguiu? Quanto cada pessoa gastou? Que produtos eles compraram? A quais elementos do seu programa de marketing eles responderam? Se você estava executando um teste de algum elemento de sua campanha de marketing, qual versão obteve os melhores resultados?

Estou sempre chocado com o número de empresas que atuam como se o processo de marketing tenha apenas um passo – implementação – e desconsidera completamente toda a pesquisa, planejamento e medição de back-end que realmente impulsiona o sucesso. Empresas que fazem isso correm o risco de perder dinheiro, reputação e clientes.

 


Alfredo Soares
Empreendedor com mais de dez anos de experiência em vendas e marketing.

Date

10 Agosto 2021

Tags

Colunistas, Alfredo Soares

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