Com uma combinação de expertise em automação, inteligência artificial e tecnologias avançadas, a Neo & Hypeone tem contribuído para a evolução de processos de negócios e para a otimização de operações de seus clientes.
Hoje, temos o prazer de conversar com o CEO da Neo & Hypeone, uma empresa que vem ganhando destaque no setor de tecnologia, com suas soluções inovadoras e seu papel na transformação.
Em entrevista exclusiva à Perfil, Luiz Iannini, há mais de 15 anos na área de Tecnologia da Informação, com competência técnica em Segurança da Informação, arquiteto de soluções de infraestrutura e serviços/produtos, fala da visão estratégica da empresa, suas recentes inovações, e como ela está lidando com os desafios e oportunidades que surgem em um mundo cada vez mais digitalizado.
Iannini compartilha temas relacionados à cultura organizacional, liderança e o impacto da empresa no mercado e na sociedade, bem como a importância da alta performance do CEO, relacionado a conciliação, família, atividades esportivas – hobby.
Confira!
Crescimento e visão estratégica: A Neo & Hypeone vem se destacando no setor de tecnologia. Quais são as principais estratégias que impulsionaram esse crescimento e como você vê o futuro da empresa nos próximos cinco anos?
Acredito que a questão da inovação tem sido muito forte aqui na Neo & Hypeone, temos focado nossos esforços em trazer soluções criativas e inovadoras para desafios reais que encontramos dentro dos nossos clientes. Para os próximos anos, temos olhado bastante para Inteligência Artificial (em todas as frentes de atuação da companhia), Web3 e Cibersegurança. Essas três frentes devem guiar boa parte dos nossos esforços de inovação (P&D e M&A) para os próximos anos.
Inovação e transformação digital: Como a Neo & Hypeone tem se posicionado para enfrentar as mudanças aceleradas no cenário tecnológico, especialmente com a ascensão da IA e da automação?
Temos acompanhado de perto toda a transformação do mercado há anos, sempre nos reinventando e atuando de maneira inovadora. Assim como a evolução digital é dinâmica, nossa atuação acompanha o mesmo ritmo, já que temos o diferencial de ter um time interno muito ágil e acostumado a trabalhar no formato de squads – o que tem nos colocado à frente no nosso mercado de atuação com o desenvolvimento de tecnologias proprietárias que trazem soluções efetivas para nossos clientes.
Buscamos sempre três pilares com a Inovação:
1 - Menor esforço (agilidade, ganho de tempo e aumento da eficiência): para otimizar processos e operações, reduzindo o tempo necessário para realizar tarefas e alcançar resultados. Assim, conseguimos liberar tempo para que as equipes possam se concentrar em atividades mais estratégicas, criativas e inovadoras.
Ao reduzir o esforço e o tempo dedicado a tarefas rotineiras, aceleramos a entrega de produtos e serviços, melhoramos a agilidade e respondemos mais rapidamente às mudanças do mercado.
2 - Maior impacto: A inovação aqui na empresa também é orientada para maximizar o impacto das ações e soluções desenvolvidas. Buscamos criar produtos, serviços e processos que não apenas atendam às necessidades e expectativas dos clientes, mas que também ofereçam um valor significativo e diferenciado. Ao gerar um impacto mais profundo, as inovações podem ajudar a conquistar uma vantagem competitiva, fortalecer as marcas e aumentar a satisfação e a fidelidade dos clientes - impactando positivamente e de maneira sustentável todos os negócios.
3 - Menor custo (ganho operacional com economia): A inovação é uma ferramenta poderosa para a redução de custos. Empresas inovadoras procuram maneiras de melhorar a eficiência e reduzir despesas, sem comprometer a qualidade ou o valor oferecido.
Isso pode ser alcançado através da otimização de processos, da adoção de novas tecnologias que tornam as operações mais eficientes ou da criação de soluções que ofereçam um bom retorno sobre o investimento. Ao minimizar os custos operacionais e de produção, as empresas podem melhorar suas margens de lucro e reinvestir em novas oportunidades de crescimento.
Cultura organizacional: Empresas de tecnologia são conhecidas por terem culturas inovadoras. Como você descreveria a cultura da Neo & Hypeone e como ela contribui para a inovação e o sucesso da empresa?
Inovação está no DNA da Neo & Hypeone, e a troca contínua de experiências aliada à diversidade acaba fomentando muito esta questão na nossa cultura organizacional. Acredito que a inovação está muito relacionada ao incentivo da criatividade, à cultura do “erro” – que, na minha opinião, incentiva uma comunicação aberta e acelera o crescimento, gerando aprendizagem contínua.
E, para apoiar a aprendizagem contínua na prática, temos uma universidade corporativa que tem como objetivo capacitar nossos colaboradores. Essa é uma das iniciativas que demonstra como a inovação faz parte dos valores da nossa companhia.
Soluções e impacto no mercado: Quais soluções ou produtos recentes lançados pela Neo & Hypeone você considera mais revolucionários, e como eles têm impactado os clientes e o mercado? Fale-nos da recente parceria realizada com a Meta.
A recente parceria com a Meta com certeza é uma delas, já que ela trará mais inovação e agilidade às jornadas digitais das empresas.
Passamos a ter autonomia no desenvolvimento de soluções de maneira totalmente integrada aos aplicativos de mensagens, Messenger e WhatsApp, com mais agilidade e eficiência, de ponta a ponta - além de ter acesso em primeira mão a novos recursos assim que forem lançados.
A parceria é mais um passo importante na nossa estratégia de negócio, de promover jornadas digitais completas e que tragam máxima satisfação à experiência dos clientes, tornando as marcas cada vez mais relevantes e protagonistas em seus mercados de atuação.]
Recentemente também anunciamos o lançamento do Agente IA integrado ao GetDoc, nossa plataforma de automação de processos.
Assim, a IA agiliza etapas operacionais - tanto básicas como complexas - de maneira intuitiva e dinâmica, liberando os atendentes para se dedicar a ações mais estratégicas voltadas para experiência e maior satisfação dos clientes. Já percebemos um aumento expressivo na performance da plataforma com a adoção da IA - até o momento, mais de 45 milhões de processos já foram analisados pelo GetDoc, que possui cerca de 130 mil usuários ativos.
Desafios e liderança: Quais têm sido os maiores desafios na liderança de uma empresa de tecnologia no cenário atual, e como você tem superado esses obstáculos?
Sempre fui adepto da liderança empática para criar uma cultura organizacional positiva – o que, para mim, não é algo que se impõe ou que só faz parte do discurso externo, mas se constrói dia a dia.
É sobre inspirar - e ser inspirado. Então, costumo incentivar algumas práticas aqui na Neo & Hypeone, como: comunicação aberta, com transparência total nos relacionamentos; empoderamento das equipes, com liberdade para tomadas de decisão; aprendizado contínuo, pois acredito que nunca podemos parar de aprender e que é importante investir em treinamentos, workshops e trocas de conhecimento.
Sustentabilidade e responsabilidade social: Qual é o papel da Neo & Hypeone em relação à sustentabilidade e responsabilidade social? Há iniciativas que a empresa está implementando nessa área?
Faz parte da nossa cultura incluir constantemente iniciativas com foco em responsabilidade social, pois sabemos que unidos sempre podemos ajudar mais. Temos um case premiado, “O social é real aqui na Neo”, no qual os mais de 8 mil colaboradores da empresa se empenham para apoiar as iniciativas desenvolvidas em diversas frentes.
Desde 2022 foram criadas diversas campanhas internas para conscientização social, como doações, ações sazonais e capacitação de jovens.
Entre as diversas frentes prioritárias que abraçamos na área de ESG estão: contratação de pessoas 50+, oportunidades de primeiro emprego para jovens, comitê de diversidade, gestação consciente, campanhas sazonais de apoio social (Páscoa, Outubro Rosa, Dia das Crianças e Natal), doação de livros, entre outras.
Relacionado à questão de sustentabilidade ambiental, que consideramos super relevante, temos em nossos produtos GetDoc e Igree uma forte ligação com o tema, já que eles eliminam o uso de papeis dentro das corporações, gerando um impacto positivo tanto na preservação florestal como na camada ozônio. Um feito relevante nesta frente que foi possível por meio de pessoas criativas e adoção de tecnologia.
No cenário de negócios uma vida agitada com muitas atividades, reuniões, viagens, manter o time de colaboradores engajados nas metas da empresa é um grande desafio, ainda mais quando falamos em alta performance. Hoje, como é sua rotina de conciliar ser pai, marido e ter tempo para atividades esportivas – hobby?
Eu tento equilibrar o máximo possível a vida pessoal e profissional. Tenho na minha família um apoio essencial para que eu possa entregar o melhor de mim aos meus colaboradores e clientes.
Outros pontos que considero primordiais para conseguir dar conta de tudo são: disciplina em ao menos uma atividade física, manutenção da saúde mental e empatia. Como todo ser humano comum, faço atividade física diariamente e sigo com minha terapia com frequência, para poder ser uma pessoa melhor e mais centrada para minha família e para minha equipe. Também acredito que o bem-estar mental dentro de toda empresa deve ser prioridade, criando um ambiente saudável - o que, consequentemente, o torna mais produtivo e inovador.
No meu dia a dia como líder, costumo praticar a escuta ativa, sendo sempre presente (minha porta fica aberta para que todos possam ter acesso a mim quando precisar) e mantendo o diálogo aberto, e tento ser um exemplo, equilibrando ao máximo meu trabalho e vida pessoal (quem me acompanha nas redes sociais vê que minha paixão é compartilhar os momentos que tenho com minha esposa e minha filha, assim como as minhas corridas de carro).
Ser reconhecido pelo trabalho desempenhado nacionalmente como CEO, tem carregado algumas bandeiras como saúde mental dentro das organizações e isso rendeu estar entre os três finalistas da categoria “CEO Inspiração”. Fale-nos sobre essa importante honraria e reconhecimento.
Fico muito feliz com este reconhecimento, pois na minha trajetória profissional tive que aprender que nosso corpo é uma máquina que precisa ser regulada constantemente, por isso, considero que a saúde mental, deve ser um tema prioritário dentro das empresas.
É motivo de muito orgulho para mim, pois demonstra que estou no caminho certo e que minhas ações têm impactado positivamente a vida das pessoas que convivem comigo.
“Inovação está no DNA da Neo & Hypeone, e a troca contínua de experiências aliada à diversidade acaba fomentando muito esta questão na nossa cultura organizacional.”
Perfil Mundo dos Negócios
Fotos: Divulgação