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Entrevista com Eduardo Ribeiro

“Edu da Jequiti”

Brasileiro, 66 anos, pai de dois filhos, com 45 anos de experiência em Venda Direta, atuando no Brasil e no mundo. Trabalhou na Avon Chile, Venezuela, México, Polônia e Leste Europeu, USA e Asia, sempre dedicado a Avon Cosméticos.

Eduardo, hoje, está à frente da Jequiti Cosméticos, como CEO, com a missão de levar os produtos da Jequiti à casa de cada brasileiro(a), por todos os canais de vendas tradicionais e digitais, trazendo crescimento com rentabilidade ao renomado Grupo Silvio Santos.

Confira a linda e inspiradora história do nosso entrevistado nesta edição do Perfil Mundo dos Negócios.

Seria difícil, num espaço limitado, tentar retratar toda sua caminhada pessoal, profissional e empresarial. Assim, temos que optar por algumas linhas que parecem características para sua maneira de ser e agir. Como sua mãe com 90 anos, e certamente, seu pai que já nos deixou, orientaram a evolução dos seus talentos e energias?
Para iniciar minha trajetória, posso lembrar de momentos alegres, de grandes desafios, e grandes celebrações, mas eu não posso deixar de lembrar o difícil dia 22 de agosto de 1968. Um menino de 10 anos de idade, morador do bairro do Tatuapé, no 4º ano primário, que naquele momento estava descobrindo a vida nas brincadeiras de rua, quando um policial fardado as 12:30hs chega em sua casa, toca a campainha, comenta algo com minha mãe e entrega uma chave de carro. “Meu pai tinha tentado o suicídio”. 

Nesse dia começa a trajetória para um menino com características que, talvez, ele já possuísse como: determinação para seguir adiante com foco em entregas para contribuir com o orçamento familiar; espírito de equipe em família e resiliência para enfrentar as dificuldades do dia a dia, e que foram fundamentais, para que ele possa dizer hoje: que a missão foi cumprida.
Sou casado com Tania, temos dois filhos, Daniel e Sergio, uma nora chilena, a Paulina e duas netas, Amanda e Martina. Conheci minha esposa Tania no colégio quando tinha 15 anos e em 2024 celebramos 51 anos de convivência.

Conte-nos sobre o início da caminhada profissional e sua carreira. Quem é o Eduardo Ribeiro?
Eduardo Ribeiro, é administrador de empresas formado pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, CEO da Jequiti, especialização pelo IESE na Universidade de Navarra – Espanha, e Morehouse University em Atlanta – USA. Me tornei um dos executivos de Venda Direta com maior experiência e vivência nesse canal e modelo de negócio. Os primeiros 20 anos na Avon foi cuidando do desenvolvimento de profissionais. Comecei na Avon como Analista de Cargos e Salários em 1978, passando por todas as áreas de Recursos Humanos até receber o convite em 1993 para participar da estrutura Global de Recursos Humanos em New York – USA. Minha jornada em Recursos Humanos na Avon se encerra na posição de Recursos Humanos para América Latina em 1995. Meu plano de carreira continuou na área de projetos de vendas, onde tive a oportunidade de implementar a primeira loja online da Avon na América Latina em 1997.

Os 20 anos seguintes foi comandando grandes unidades de negócios na Avon. Em 1998, fui convidado a assumir a Vice-presidência da Avon Brasil, uma das maiores operações da Avon no mundo. Foram quatro anos de extraordinários resultados e é quando começo minha vida de expatriado pelo mundo. Em 2002 no Chile, em 2005 na Venezuela, em 2007 no Mexico, em 2009 na Polonia e Leste Europeu, em 2011 nos USA, retornando ao Brasil em 2012, permanecendo até 16.07.2019, contribuindo para a operação Brasileira, quando encerrou meu contrato com Avon.
Hoje, como dizem na Jequiti: “O Edu é coisa nossa”, relembrando a frase do patrão Silvio Santos que usava no seu programa de domingo. São 46 anos transformando a vida das mulheres no mundo todo.

Atuei 46 anos na indústria de Venda Direta e promovendo a independência financeira e autoestima das mulheres no Brasil e no Mundo. Tive a oportunidade de transformar a vida de milhares de mulheres e entregar importante contribuição para os stakeholders.

Chegada na Avon Cosméticos.
“Como diz o ditado: Nada acontece por acaso”, foi quando folheando os jornais de classificados de empregos aos domingos, pois assim era a realidade da procura de empregos dos futuros profissionais. Através de uma seção grande de anúncios, só de empregos que era publicada nos jornais, Folha de São Paulo e Estado de São Paulo, separei um anúncio para o cargo de Auditor na Empresa de Elevadores Vilares, no bairro de Jurubatuba, na região de Santo Amaro.

“O acaso”: lá estava eu no ponto de ónibus, numa segunda-feira, para uma viagem de quase duas horas de ónibus do Tatuapé para chegar na Avenida Interlagos 4155.

O acaso acontece quando a minha futura cunhada, a caminho da USP, com seu Fusca verde, me dá uma carona e me diz que ela tinha visto um anúncio nos quadros de avisos da USP, uma vaga para a atividade de estagiário para a empresa Avon Cosméticos.  Ela me comentou que a Vilares era em frente da Avon, e que eu devia aproveitar a viagem para também concorrer na posição da Avon.

E assim foi se desenrolando o início da minha carreira profissional, com testes e aprovações para o cargo de Auditor na empresa Villares e testes e aprovações na empresa Avon Cosméticos para o cargo de estagiário na área de administração de salários. Fui aprovado na Avon!

O sucesso de quarenta anos da Avon Brasil, lhe posicionou como um executivo de destaque a nível mundial, especialista em transformação de negócios motivando, liderando equipes e entregando grandes resultados. Como foi viver tudo isso?

Foi muito gratificante ser o executivo com a experiência necessária para transformar os negócios da Avon. E como expatriado, a partir do término da 1ª. Expatriação, a organização no mundo inteiro comenta e reconhece seus resultados e você já é recebido nos seguintes países com muito respeito e colaboração de todos para reverter o negócio.

Eu sempre comentava na minha primeira semana de trabalho no novo país: 
“Estou aqui por um período para que juntos revertamos os resultados e quero devolver a liderança para um líder do seu país, ou seja, entregar o Mexico para os mexicanos.”

As organizações passam por suas reestruturações e foi assim na Avon em 1998, após dois anos de resultados abaixo da expectativa que assumi a Vice-presidência de Vendas da Avon Brasil.  

Tudo começa em saber quem estará no barco para esse importante trabalho de turnaround?
1. Construção de uma equipe experiente com colaboradores da própria Avon.
2. Assessment do modelo de negócio e os fundamentos da venda direta.
3. Implementação do plano de trabalho com a máxima disciplina e monitoramento, são fatores fundamentais para o sucesso, e como consequência a marca passa a ser desejada novamente, você expande a base de revendedoras expressivamente e triplica as vendas. Simples assim!

Com operações em mais de 130 países, a Avon sempre foi um mundo de oportunidades para desenvolvimento de carreira para todos os colaboradores.

Foi assim, também, que iniciei uma carreira internacional de 10 anos em vários países que necessitavam de melhores resultados, sempre como o executivo que realizava o turnaround, entregando resultados, colocando os fundamentos da venda direta de regresso na organização. Toda essa experiência e disciplina na entrega de resultados, me colocou na posição de Vice-presidente Mundial de Vendas. Uma linda jornada, valorizando profissionais, recuperando a crença da força de vendas e transformando a vida de revendedoras. Ter vivido essa experiência em cinco países, e transformado a vida das pessoas que estão ao meu lado, como esposa e filhos, é algo de muito satisfatório para todos!

Compartilhe com nossos leitores como foram suas experiências Internacionais.
Em 2002, a América Latina se reestruturava e tinha a necessidade de fazer turnarounds em outras unidades de negócios da empresa. O convite foi feito para eu assumir a posição de Presidente e CEO da Avon Chile. A unidade de negócio no Chile necessitava retomar os fundamentos de crescimento do negócio num mercado muito estável e muito competitivo tanto na venda direta como nos demais canais de varejo.

Os resultados apresentados foram de crescimento de 22% em vendas, e crescimento de 92% em lucro operacional através do escritório de transformação, aumentando 560pts em Margem Bruta, e redução de despesas de 220pts. Daí vieram todos os outros projetos em países da América Latina, como México e Venezuela e países da Europa e América do Norte como Polônia e todo Leste Europeu e Estados Unidos.

Em cada país, o mandato era entregue e como diz o ditado: “Missão dada é Missão Cumprida”. No âmbito pessoal tive a oportunidade de conhecer culturas diferentes, e também conhecer o país como um todo, visitando outros locais de turismo e histórico. No México tenho muitas histórias para contar: sua cultura, suas belezas naturais, seus fenômenos naturais como os furacões no golfo do México, sua colonização, a cultura Maia, sua arte e muito mais. Tive a oportunidade de conhecer o México de Tijuana ao Golfo do México, passando por Puebla e a intensa vida na cidade do México. Retomamos o crescimento sustentável acumulado em vendas, e crescimento de 300pts de lucro operacional.

Na Polônia, aos finais de semana, tivemos a oportunidade de conhecer toda Europa. Assim fizemos, viajando para várias cidades da Polônia e da Europa, de avião ou de trem. Após nove trimestres consecutivos de resultados negativos, o resultado entregue do turnaround foi de crescimento de vendas, crescimento da base de Consultoras e treinamento de todos os Diretores de Vendas do Cluster do Leste Europeu.

Como é a vida de um Executivo Expatriado?
O mundo de expatriação é totalmente desconhecido por profissionais. O conhecido, sempre será o futuro contrato de trabalho e seus benefícios, junto com o objetivo de entregar resultados até o final do contrato, quando você será avaliado se deu certo ou não a sua expatriação.

O mundo de expatriação de profissionais em qualquer segmento de negócios – do governamental ao empresarial - não é só esse excelente contrato de trabalho de expatriado, que define o sucesso no final da jornada, mas sim os aspectos que não estão no contrato e que são fatores essenciais para o sucesso em sua trajetória, como os aspectos pessoais, familiares, psicológicos, emocionais, e muito mais.

Para a preparação de expatriação, a empresa entrega cursos, apresenta experiências anteriores, para que você possa fazer um pouso seguro no país que você será expatriado. Livros com o conteúdo sobre expatriação de sucesso e de fracasso, com os cuidados a serem tomados, é o material que acompanha seu novo contrato de trabalho.

“A sua realidade é única, sua experiência será única e nunca você irá saber qual será o destino final”. O pouso inicial no primeiro país está com as coordenadas corretas, mas o plano de voo de retorno não prevê todos os demais aspectos.

Talvez a melhor forma de retratar uma experiência de expatriação é através de perguntas como:
Sua família irá se adaptar para que você possa focar no objetivo do seu trabalho?
Seus filhos ou esposa encontrarão atividades na nova comunidade para dar continuidade as suas expectativas de vida?
Como adaptar seus filhos nas escolas do outro país sem enfrentar discriminação?
Como formar um novo núcleo de amigos para conhecer a nova cultura do país?
O que fazer nos 52 finais de semanas que virão, sem os aniversários de família, sem as viagens com amigos, sem os encontros de sexta-feira para uma pizza ou qualquer evento mais simples que consta do dia a dia?
Como ser aceito na nova organização que você foi expatriado?
Como ganhar a liderança de toda a equipe para fazer o turnaround da empresa?
Como entender e se adaptar aos novos costumes e cultura do país que você chegou?
Conclusão: Não é uma viagem de férias ou um ano sabático, é uma viagem com vários desafios e sem a resposta de como será a volta.

Após dez anos de expatriação, um capítulo inteiro posso dedicar a ser escrito para deixar registrado os cuidados a serem tomados e os fatores de sucesso para seu retorno com pouso sem turbulência. A minha trajetória profissional se consolidava como um Líder de Empresa que realizava turnarounds nas unidades da Avon com grande maestria sem nenhuma ruptura.

Certamente, dividiu muitas experiência dessa jornada por onde passou. Teve uma trajetória exemplar como líder, gestor, companheiro, aplicando suas inúmeras habilidades. Qual a sua principal marca, legado, que deixou na Avon?
Tenho a certeza que foi nesse período que todas as minhas habilidades foram colocadas em treinamento: coragem, humildade, persistência, estratégia dos negócios, foco em resultados, liderança, trabalho em equipes, capacidade de enfrentar mudanças pessoais e nos negócios, entre outras. Com alegria e satisfação posso dividir com milhares de pessoas, conceitos e fundamentos, valores e princípios para as novas gerações X, Y, Z de profissionais que irão liderar os recursos e empresas de nosso lindo Brasil.

Sua missão continua quando convidado a assumir o cargo de CEO da Jequiti, no Grupo Sílvio Santos. E, hoje, você é conhecido como o “Edu da Jequiti”. Quais suas principais bandeiras frente ao grupo?
Na realidade, iniciei meu casamento com o Grupo Silvio Santos, como Conselheiro da Jequiti. Já em outubro de 2021, coloquei em prática toda minha experiência na atuação na venda direta para meus comandados de toda a Cia, passei a praticar com disciplina os fundamentos da venda direta, trazendo enorme contribuição no crescimento de vendas e rentabilidade. A Jequiti tem buscado novas maneiras de chegar ao mercado através da estratégia de expansão da marca nos canais, o ominichanel, mantendo a expansão da cobertura de mercado com as Consultoras Jequiti. Após dois anos de trabalho posso confessar que realizamos uma enorme transformação, entregando a melhor evolução da história da Jequiti, reconhecido pelos Conselheiros e Acionistas.

Como é atuar em um grupo de tamanha magnitude, construído por um dos maiores ícones da televisão brasileira, Silvio Santos?
É muito difícil mensurar o orgulho que todos os colaboradores têm de trabalhar na Jequiti para o Grupo Silvio Santos. Depois de trabalhar 41 anos na Avon Cosméticos, uma empresa querida e que está no seu coração, pois afinal foi um senhor casamento de alegrias e entregas ano a ano, agora me emociono em dizer que trabalho para o Silvio Santos. Quando menino, todos os domingos a família se reunia para assistir o programa do Silvio Santos, que começava no almoço e terminava ao entardecer. Era outros tempos, com poucos canais abertos de televisão, mas com certeza o canal 4, depois SBT trazia muita alegria para todos os brasileiros.


Internamente no dia a dia, toda organização sente o legado do Silvio Santos, nosso fundador. As fragrâncias de Celebridades ou as Mini fragrâncias estão presentes em nossas linhas de produtos, as quais vendemos milhares de unidades anuais, e foi uma ideia do Silvio. Glamour com preço acessível para toda nossa população.

Quem é a Jequiti?
Fundada por Silvio Santos, e que completa seus 18 anos neste ano, a marca Jequiti é conhecida por milhões de brasileiras e brasileiros, pela atuação da sua força de vendas e pelo programa semanal aos domingos do admirado Roda Roda Jequiti. Tendo como plataforma de negócios o conceito de Venda Direta e modelo comercial Bi Nível, a Jequiti ao longo desses 18 anos,
transformou a vida de milhares de pessoas, realizando o sonho das nossas Consultoras.

Com muito orgulho em ser a única empresa no Canal de Venda Direta no Brasil, que tem um programa de televisão todos os domingos e que possibilita a participação das Consultoras e Clientes Jequiti, para ganhar grandes prêmios em dinheiro, que só a Jequiti tem! Grandes projetos fazem parte da renomada empresa de cosméticos Jequiti, como a linha de fragrâncias das Celebridades, como as fragrâncias das Celebridades da família a Rebeca e a Patrícia Abravanel, que só a Jequiti tem.



A linha de Mini Fragrâncias, idealizada por Silvio Santos, é um dos territórios de atuação da Jequiti, de enorme sucesso desde seu lançamento, que contempla marcas próprias como: da fragrância Bem me Quer ou licenciados da turma da Mônica com Maurício de Sousa e Disney. Só a Jequiti tem!

O sucesso na Jequiti
Durante todos esses anos de trabalho, estou convicto de que todo sucesso nas empresas vem do sentido de pertencer de cada colaborador, do trabalho em equipe, na autorresponsabilidade de cada colaborador, na estratégia e disciplina diária nos negócios, e na tecnologia de informação para suportar o negócio.

A venda direta é uma venda de relacionamento entre duas pessoas, em geral mulheres, Consultora e Cliente. Estar 100% atento e dedicado a elas é fundamental para o crescimento com rentabilidade da empresa, e para propiciar a independência financeira e autoestima delas.

“Atuei 46 anos na indústria de Venda Direta e promovendo a independência financeira e autoestima das mulheres no Brasil e no Mundo.”

“A minha trajetória profissional se consolidava como um Líder de Empresa que realizava turnarounds nas unidades da Avon com grande maestria sem nenhuma ruptura.”

“Com alegria e satisfação posso dividir com milhares de pessoas, conceitos e fundamentos, valores e princípios para as novas gerações X, Y, Z de profissionais que irão liderar os recursos e empresas de nosso lindo Brasil.”

 

 

 

 


Perfil Mundo dos Negócios
Fotos: Aline Ramos Lettieri

 

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