“Criamos narrativas e conexões que geram valor e repercutem espontaneamente.”
Taciana Veloso, Sussu Vidigal Ramos e Letícia Veloso, sócias da Index, são mulheres empreendedoras e líderes da Index, uma agência única que combina estratégia e conexão para gerar valor, visibilidade e construir reputação para marcas e profissionais.
Grupo Iguatemi, Grupo Arezzo & Co, Diageo, Cimed, Amaro, Coty, Beach Park, Sephora, Vivara, Sabrina Sato, Tok & Stok, entre outras marcas fazem parte do portfólio da Index.
Fundada há mais de 25 anos, está sempre em movimento, para manter-se relevante e eficiente em um mercado em constante transformação, atualmente trabalha com o modelo full service, alia tecnologia e dados ao atendimento humanizado.
Como foi o início da jornada empreendedora e a criação da marca conectando as sócias?
Sussu: Eu e a Taci nos conhecemos na faculdade de jornalismo e logo descobrimos que nosso maior talento era na área de assessoria de imprensa. Quando nos formamos, há 26 anos, começamos a trabalhar em um pequeno escritório na casa dos meus pais.
Quando começamos, em 1996, assessoria era um serviço contratado por grandes marcas, celebridades e políticos, para os segmentos que atuávamos - fitness, moda, lifestyle, beleza era algo novo. Logo nos mudamos para um escritório em Pinheiros e assim, profissionalizamos nosso atendimento e criação de estratégias, histórias e ações para nossos clientes. Em 2001, Letícia Veloso, chegou à Index para trabalhar conosco ainda como estagiária, e desde 2008 também é sócia, além de ser nossa Diretora de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade.
Taci: Em 2008, nos mudamos para a Rua Oscar Freire, uma das ruas mais charmosas da cidade, onde importantes marcas estão localizadas. Foi um momento muito importante para nós, de reconhecimento e visibilidade para nosso negócio. A mudança para o Jardins aconteceu com a chegada de marcas internacionais de moda, como Cartier, Diane von Furstenberg, Versace, Fendi, Roberto Cavalli, Ermenegildo Zegna, Prada, Miu Miu e o Shopping JK Iguatemi, espaços de entretenimento desejados, como Café de La Musique, Disco, D-Edge, e marcas de lifestyle, como a Rede Asiática de Hotéis Península, Trousseau, Moët&Chandon, entre outras.
Em 2015, quando fomos selecionadas para participar do programa de mentoria Winning Women, da EY, com a orientação da Gabriela Baumgart, diretora do grupo Center Norte, e Mônica Sousa, CEO da Maurício de Sousa Produções”, tivemos a real dimensão do que tínhamos conquistado. Esse foi um momento de importante reflexão sobre estrutura, propósito, valores e missão, estávamos próximas de completar 20 anos de agência, era essencial planejarmos os próximos 20 anos e semear nosso legado como empresa.
Lelê: Em 2018, demos um novo passo muito importante para a empresa. Mudamos para nossa atual sede na Rua Augusta, nos jardins e passamos por uma grande transformação na agência, tanto de posicionamento como de identidade visual. Ampliamos o negócio, agregando novas áreas, oferecendo novos serviços para todos os nossos clientes. Hoje, 27 anos depois, apresentamos a Index como um ecossistema de comunicação, que oferece soluções integradas com criatividade e inovação. Em outras palavras, somos uma agência de estratégia de comunicação full service e atendemos a todas as indústrias e segmentos.
Como se deu a construção da relação com os profissionais e as marcas, na ascensão da Index nesses últimos anos?
Taci: Ao longo da nossa trajetória, nos especializamos em construir histórias com a premissa de gerar valor, reputação e atrair a atenção dos diferentes stakeholders, públicos de interesse das marcas. A atenção da audiência está em jogo, sendo disputada por todas as marcas, pessoas e creators o tempo todo. É por isso que o PR, quando integrado a outras soluções em comunicação, vem ganhando cada vez mais força e visibilidade na estratégia de marcas, pessoas e empresas. Atrair a atenção organicamente, fazer parte da cultura, gera uma conexão muito mais genuína e valiosa.
Hoje, atuar com grandes marcas requer um alto nível de confiança, para ter uma entrega de alta performance que faz a diferença na percepção de valor de marca, é preciso muita organização, foco e comprometimento.
Como é todo o envolvimento do time frente às entregas de campanhas, estratégia de comunicação e novos projetos? Quais os pilares de trabalho da Index?
Sussu: Todo o nosso trabalho é baseado em três pilares fundamentais: Cultura, Data Intelligence e Conexões.
O primeiro diz respeito ao contexto cultural, de viver e sentir, de perto o pulso da sociedade, o que importa para as pessoas e também sobre a forma que elas interagem e se comportam - que são informações fundamentais para uma estratégia de posicionamento de marca assertiva.
O segundo é sobre a análise de dados, que embasam decisões e potencializam a nossa criatividade. E, por último, as conexões – uma rede de relacionamentos potente que criamos ao longo desses anos, para conectar marcas, projetos e pessoas, na hora certa e de forma consistente.
Lelê: Nosso principal ativo são as pessoas. Temos um time multidisciplinar, com 130 profissionais, que reforça nosso compromisso de proporcionar a melhor experiência em qualquer plataforma, sempre pensando em entreter e não interromper a audiência, conectando todos esses pilares mencionados anteriormente. Além disso, sempre tivemos em nosso DNA o compromisso com a sociedade e o meio ambiente, contribuímos para causas sociais importantes, gerando valor, visibilidade e reputação, desde de 2018 adotamos praças e fazemos anualmente plantios de árvores nativas e hortaliças em nosso entorno e na periferia de São Paulo, há três anos desenvolvemos um trabalho formal de diversidade, equidade e inclusão com ID_BR, realizamos muitas iniciativas de endomarketing lideradas por nosso time de Gente & Gestão e procuramos levar para todas as nossas estratégias, o papel relevante das marcas para geração de impacto positivo.
Quais foram os principais desafios nesses últimos anos para fazer o ecossistema atuar em diversas frentes?
Sussu: O principal desafio é o dinamismo das mudanças e transformações de comportamento, hábitos e modelos de negócios, mas isso é algo com que todas as empresas precisam lidar o tempo todo. Por isso, a importância do nosso pilar cultural, de estarmos sempre conectadas ao espírito do tempo, nos reinventando o tempo todo, que é um dos nossos grandes diferenciais. Vivemos e sentimos de perto o pulso da sociedade, habitamos o presente, mas sempre com o olhar para o futuro, e, com isso, desenvolvemos uma atitude comprometida com a inovação, para ser aplicada à nossa estratégia de negócio e também, ao trabalho desenvolvido para as marcas que atendemos.
Taci: Os principais desafios foram conciliar a excelência da entrega com o crescimento, alinhar nossa cultura empresarial, engajar pessoas, nos adaptar às transformações que vieram com a pandemia e seguir crescendo. Graças a Deus, ao nosso time, ao apoio incondicional das nossas famílias temos conseguido superar desafios, inovar e crescer. Para além de contar histórias, fazermos história.
Quem ajudou e como foi a divisão de tarefas na construção do império da marca Index?
Taci: O apoio fundamental das nossas famílias, essencial para chegarmos onde estamos, fomos ganhando maturidade empresarial, dominando nosso mercado e criando confiança a partir do reconhecimento. Sempre fomos movidas por transformar, inovar e entregar um trabalho inovador com excelência.
Sem dúvida, nosso time foi e é fundamental para chegarmos até aqui. Nestes 27 anos tivemos a sorte de trabalhar com pessoas comprometidas e apaixonadas por fazer acontecer. Nossos clientes e parceiros que nos confiaram a comunicação de seus negócios, foram fundamentais para nosso desenvolvimento, procuramos sempre corresponder e honrar tal confiança. Também tivemos mentores e consultores. Somos muito gratas pela contribuição, aprendizados e experiência de todas as pessoas que fazem parte de nossa jornada.
A revista Perfil ajuda jovens na escolha e na construção de suas vidas profissionais. Com a crescente automação e, ao mesmo tempo, com uma enorme ampliação das oportunidades, o que vocês recomendam aos adolescentes sobre como organizar suas escolhas?
Sussu: Falo aqui, o que falo para os meus filhos. Nosso maior patrimônio é o conhecimento e o relacionamento e isso só nós podemos construir embasado nos nossos valores. Independente de qual for a sua escolha, um profissional precisa ter ética, garra, dedicação, lealdade, humildade para fazer a diferença na vida pessoal e profissional nos dias de hoje.
Taci: Acredito muito na força interior que todas nós temos para criar o que sonhamos. Acredito também que nada substitui um trabalho bem feito. Insista, estude, seja curioso, desafie-se, aprofunde-se, suba a régua, seja reconhecido pelo que você faz, não desista nunca dos seus sonhos, temos um mundo de possibilidades a nossa volta, com foco, garra, trabalho temos uma capacidade gigante de realizar. Sou apaixonada e tenho o maior respeito pelo trabalho que escolhi, aprendendo e buscando evoluir sempre. A carreira profissional é uma jornada contínua.
Lelê: Invista no seu conhecimento, é a única coisa que ninguém poderá tirar de você. Se aprofunde, estude, faça cursos, hoje existem muitas oportunidades para aprendizado, inclusive gratuito. O que é superficial, a “máquina” irá fazer por nós, agora, resolver desafios complexos, mediar conflitos, encontrar soluções customizadas para marcas e pessoas, são virtudes humanas importantíssimas. Faça com amor, tudo que fazemos com paixão dá certo! E cuide das pessoas e do planeta, pois assim, você estará cuidando de você.
@indexconectada
“Atrair a atenção organicamente, fazer parte da cultura, gera uma conexão muito mais genuína e valiosa.”
Habitamos o presente, mas sempre com o olhar para o futuro.
Fotos: Nicolas Calligaro