Fundadora e CEO da Gabardina moda em couro.
Conheçam Helen, uma visionária empreendedora que é apaixonada por design e moda. Com uma mente criativa e determinada, ela fundou a Gabardina Couro, uma marca que se destaca pela elegância e qualidade de suas peças em couro. Ao longo de sua trajetória, Helen tem conquistado o coração de seus clientes com suas criações únicas, combinando estilo e funcionalidade de forma notável. Vamos explorar a inspiradora jornada dessa talentosa designer que está deixando sua marca no mundo da moda!
Como surgiu a Gabardina?
A Gabardina nasceu no ano de 2015, a partir da ideia de duas colegas de faculdade. No ano de 2016, consolidou-se o conceito de vender peças com detalhes em couro. E em 2017, como trabalho de conclusão de curso da faculdade de Administração, o projeto saiu do papel e chegou na cidade de Chapecó, com uma loja física, com o conceito e venda de roupas e acessórios em couro legítimo sob o meu comando. E em 2021, com a segunda loja da marca, em Balneário Camboriú.
Como está estruturada a marca que teve uma grande ascensão nestes últimos anos?
No ano de 2021, em meio a pandemia, e em busca de novos mercados, conhecimento e crescimento, em 13 de março, a Gabardina aterrissou na cidade Balneário Camboriú, com sua segunda loja da marca. Com os mesmos objetivos da loja de Chapecó, em trazer um produto de excelência e com diferencial no mercado. Atualmente, a loja do litoral catarinense já completa dois anos de sucesso. Em resumo, hoje, a Gabardina possui duas lojas físicas, além de revendas da marca em lojas multimarcas parceiras no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Qual foi a inspiração por trás da criação da Gabardina Couro e como você decidiu se dedicar ao design de moda em couro?
Meu avô, já aposentado era sapateiro e meu pai seguiu no ramo de componentes para calçados, que abrange o couro e todas as veias ligadas ao setor calçadista. Como amante da moda, criação e inovação, a escolha do tema para conclusão do curso foi direcionada ao varejo da moda. Por já ter o couro como material que conheço desde que nasci, resolvi colocar todo meu conhecimento e amor na moda couro. Então, essa paixão e amor por moda vem desde sempre, direcionada ao couro pela influência do negócio da família. Dessa paixão, juntando os dois fatores nasceu a Gabardina, que hoje é onde coloco todo meu conhecimento adquirido e busca constante de referências e inovação, e lógico, todo meu amor e paixão, para trazer o melhor para nossas clientes.
Quais são os valores fundamentais da sua marca em relação à sustentabilidade e ao uso responsável do couro na produção das peças?
O couro legítimo ainda tem muito tabu em relação a sua sustentabilidade. Muitas pessoas questionam e têm dúvidas sobre esse assunto. Mas o que poucos sabem é que o couro, tanto bovino, ovino, caprino e suíno, são subprodutos oriundos da indústria alimentícia. Ou seja, a indústria da moda ligada à matéria prima couro, utiliza um subproduto vindo da indústria alimentícia. O Brasil também possui uma certificação Internacional de Sustentabilidade que reconhece os curtumes por suas práticas em sintonia com o tripé da sustentabilidade: Economia, Meio ambiente e Sociedade.
“Os desafios são infinitos e sempre existem, são inevitáveis, mas eles servem para aprendizado e como degraus para a chegada ao sucesso.”
Com a crescente conscientização dos consumidores em relação à moda sustentável, como você se mantém atualizada e proativa em relação às demandas do mercado e das expectativas dos clientes?
Seguindo no pensamento abordado acima, que o couro é um subproduto da indústria alimentícia. A Gabardina só trabalha e tem parceiros com a certificação Internacional de Sustentabilidade. Buscando sempre os melhores parceiros em quesito inovação e sustentabilidade de mercado.
Como você equilibra a busca por inovação e novas tendências na moda com a preservação da identidade e estilo único da Gabardina Couro?
Sempre gostei de moda, desde criança eu preferia ganhar roupas a brinquedos, em datas comemorativas. Então, estou sempre ligada a tudo que está acontecendo no mundo da moda. Adoro acompanhar tudo que tem a ver com esse mundo, tudo que é tendência. Mas claro, a Gabardina tem um produto específico. Tento sempre pensar, mensurar e chegar a uma conclusão do que realmente faz sentido e tem a essência da Gabardina. Trazendo atemporalidade, mas também um gancho do fashion mais ousado. Em todo o tempo que é demandado a criação de uma coleção, a gente vive em constante busca pelo equilíbrio, em busca de ideias que abranjam o que é tendência, mas ao mesmo tempo tendo a essência e o DNA em cada criação.
Quais são os principais desafios que você enfrentou ao construir e expandir sua marca no mercado competitivo de moda em couro?
Acredito que o mercado atual de moda, em um todo, é um mercado gigantesco, com muitas oportunidades e várias áreas de escolha. A moda em couro, cresceu absurdamente nos últimos anos, assim como o avanço da tecnologia neste setor. A competitividade existe em qualquer setor escolhido, mas acredito que cada um tem um lugar no mercado. Cada marca tem seu próprio DNA, com diferencial, qualidade e produtos que atendem seu público e clientes almejados. Acredito que o sucesso e a construção se dão ao foco, energia e tempo que você dedica ao seu negócio, sem olhar o que o outro está fazendo ou criando.
Gosto de focar muito no que eu acredito, nos meus ideais e fazer dar certo. Obviamente que os desafios são infinitos e sempre existem, são inevitáveis, mas eles servem para aprendizado e como degraus para a chegada ao sucesso.
“Acredito que o sucesso e a construção se dão ao foco, energia e tempo que você dedica ao seu negócio, sem olhar o que o outro está fazendo ou criando.”
@gabardinacouro
@helenspin
Perfil Business Case Mulher
Fotos: Divulgação