Custo de aquisição de cliente alto?

Custo de aquisição de cliente alto?

Que tal analisar seu CRM e vender mais para quem já conhece sua marca?


Em tempos de concorrência intensa e crescente disputa pela atenção dos clientes, muitas empresas se deparam com o desafio de um custo de aquisição de clientes (CAC) em alta. Com o crescimento das plataformas de mídia paga, como Google Ads e Meta, o investimento em anúncios digitais disparou. Segundo dados recentes, há cerca de cinco anos, o custo médio de um lead era bem mais acessível — em torno de R$20 a R$30 por lead em alguns setores. Hoje, com mais empresas competindo no espaço digital, esse valor frequentemente ultrapassa R$100 por lead, e em nichos específicos, pode ser ainda maior.


Há dez anos, o marketing digital era menos saturado, com relativamente poucas empresas disputando a atenção dos mesmos consumidores. Hoje, essa "disputa por cliques" é acirrada. Especialistas em tráfego pago dedicam-se à criação de anúncios atrativos e otimizados, usando as palavras-chave mais buscadas, para garantir que o consumidor ideal clique e preencha o formulário de interesse. Mas será que apenas um clique garante sucesso? Esse é apenas o começo.

Agora, a questão é: sua equipe comercial está preparada para aproveitar cada contato e maximizar o potencial de conversão? Nesse momento, o CRM (customer relationship management) entra como o "coração" do processo comercial. É por meio dele que se mapeiam interações, registram-se dados e identificam-se oportunidades de vendas futuras.

Ao abrir o CRM, você pode descobrir clientes que visitaram sua página, mas não compraram. Por quê? Esse mapeamento traz insights valiosos, tais quais:
Falta de capital disponível: Se a análise mostra que uma fatia significativa de leads não possui o capital para o produto principal, pode ser hora de criar uma versão mais acessível.

Atendimento comercial falho: Atrasos no atendimento ou falta de retorno podem impactar a experiência do cliente e afastá-lo. Reduzir o SLA (tempo de resposta) e investir no treinamento da equipe para aumentar a eficiência e empatia no atendimento são estratégias valiosas.

Falta de disponibilidade do produto: Se clientes abandonam o funil de vendas por falta de estoque, essa é uma oportunidade de reposicionar o produto e, até mesmo, criar campanhas especiais para capturar a atenção desses leads quando o item estiver disponível.

Mais do que uma ferramenta de vendas, o CRM é uma janela para insights estratégicos que podem transformar o modo de operar sua base de clientes. E não é necessário um alto investimento para reativar e engajar clientes inativos ou pouco aproveitados. Estudos da Bain & Company e Harvard Business Review, mostram que o custo de vender a um cliente existente é de 5 a 25 vezes menor do que adquirir um novo. Portanto, uma estratégia bem-feita de marketing de relacionamento pode não só reduzir o CAC, mas também aumentar o valor médio de cada cliente.

Faz sentido monitorar diariamente o seu CRM, ajustar processos e alinhar sua equipe comercial. Saber por que um cliente deixa de comprar permite criar ofertas mais direcionadas e ajustadas à demanda real do mercado. Afinal, quem tem informações consegue otimizar seus processos, investir menos e rentabilizar mais. Então, cuide do seu maior ativo: o CRM e seus clientes.


Daiane Reis
é formada em Letras, com Mestrado em Literatura e um MBA em Gestão de Franquias. Com mais de 10 anos de experiência no varejo e 4 anos no franchising, Daiane possui um olhar estratégico sobre o mercado, combinando conhecimento acadêmico com prática de gestão para impulsionar o crescimento de negócios.


Manuela Soares é formada em Odontologia, mas se especializou no desenvolvimento de estratégias que impulsionam o desempenho e resultados nas empresas, com foco no Comercial e Marketing. Com mais de 9 anos de experiência, já atuou como CEO, COO e Diretora Comercial em empresas dos setores de Construção Civil, Incorporadoras, Entretenimento, Varejo e Comunicação.

 

 

 


Por Daiane Reis e Manuela Soares, fundadoras da Ventra Expansão de Negócios
Fotos: @linsmatheuss    @trintadezessete 


Daiane Reis
Formada em Letras
Formada em Letras, com Mestrado em Literatura e um MBA em Gestão de Franquias. Com mais de 10 anos de experiência no varejo e 4 anos no franchising, Daiane possui um olhar estratégico sobre o mercado, combinando conhecimento acadêmico com prática de gestão para impulsionar o crescimento de negócios. @daaireis


Manuela Soares
Empresária
Formada em Odontologia, mas se especializou no desenvolvimento de estratégias que impulsionam o desempenho e resultados nas empresas, com foco no Comercial e Marketing. Com mais de 9 anos de experiência, já atuou como CEO, COO e Diretora Comercial em empresas dos setores de Construção Civil, Incorporadoras, Entretenimento, Varejo e Comunicação. @manumendes1


 

 

Date

08 Março 2025

Tags

Colunistas, Daiane Reis, Manuela Soares

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