Sem a Live Shop seu negócio não sobreviverá
Nos últimos anos, uma tendência emergente do Oriente tem ganhado destaque globalmente: são as Live Shops.
Essa prática revoluciona a maneira como nós, empresas, nos conectamos com os consumidores, permitindo engajamento instantâneo e interação por meio de transmissões ao vivo.
A ascensão da Live Shop não apenas transforma o comércio eletrônico, mas também redefine as expectativas dos consumidores em relação à conveniência e à experiência de compra.
Um exemplo notável de sucesso no uso de Live Shops é a Zara. A empresa alcançou um aumento de 50% nas vendas na China, nos primeiros três meses deste ano em comparação com 2023.
A empresa afirma que isso foi possível graças à adoção das Live Shops, que revolucionaram a forma de consumo ao proporcionar uma experiência de compra combinada com entretenimento e tecnologia. A Zara está bem-posicionada para revolucionar o mercado de moda global com essa estratégia inovadora e já está trazendo a prática para o Ocidente.
Vejo sua importância na criação de comunidade que fortalece a marca e essa tendência está moldando o futuro do comércio. As lives ajudam a aumentar o alcance e o conhecimento de uma marca junto ao público e, por seu formato de participação em tempo real, contribuem para que o público interaja com a marca, melhorando o engajamento e a fidelização.
As transmissões têm taxas de conversão de até 30%, significativamente superiores às taxas de conversão do e-commerce tradicional, que giram em torno de 3%, segundo a e-marketer.
Foi com o objetivo de democratizar o ecossistema e a jornada de utilização deste canal de vendas que criei a Live Now, uma das empresas que está na vanguarda dessa tendência, oferecendo soluções inovadoras que permitem a qualquer pessoa ou empresa se destacar perante o novo desafio de entender um consumidor cada vez mais interativo.
Acredito que a Live Shop não é apenas uma moda passageira, mas a verdadeira oportunidade para qualquer indivíduo ou marca. Quem já experimentou e não gostou, cometeu erros como falta de consistência, planejamento estratégico e uso de técnicas que ajudam a profissionalizar a transmissão, dentre outros.
Tratar a Live Shop como um canal de vendas não é o mesmo que abrir uma live nas redes sociais. Empresas como a Zara e a WePink já entenderam isso e vêm colhendo resultados relevantes.
A Live Shop reúne o melhor dos dois mundos: a agilidade do digital com a experiência do físico. É a resposta para o “novo varejo” que pede mais tecnologia sem perder a humanização. A marca de beleza Estée Lauder, por exemplo, relatou um aumento de 60% nas vendas após implementar estratégias de Live Shop.
A Live Now facilita esse processo ajudando sua empresa a entender a jornada da Live Shop de dentro pra fora iniciando com treinamento do seu time. A Live Shop é uma oportunidade de você estar um passo à frente dos seus concorrentes. Assim como os primeiros influenciadores nas redes sociais possuem grande destaque atualmente, as primeiras empresas a se destacarem neste novo canal serão as empresas líderes em um futuro próximo.
@fefaveron
@live_nowbr
Fernanda Faveron começou sua carreira aos 9 anos como modelo.
É formada em Relações Internacionais e Locução Noticiarista de Telejornal.
Comunicadora há mais de 15 anos, é especialista em Live Shop, fundadora da empresa Live Now.