Relacionamento e negócios: tem como dar certo?
As melhores parcerias em negócios acontecem entre casais. É quase uma fórmula infalível, se der certo no amor, no casamento, em casa e com filhos, não tem como dar errado na empresa e nos negócios, certo? Errado!
Um dos principais questionamentos das pessoas em palestras e treinamentos que eu e o Paulo ministramos por todo o Brasil, é sobre a nossa sociedade na Febracis. O meu caminho com o Paulo foi longo e a nossa jornada precisou de muitas mudanças para chegarmos ao alinhamento pessoal e profissional que temos hoje. Vou contar um pouco da nossa história para que você entenda melhor.
Antes de iniciarmos a nossa sociedade, eu atuava há mais de 11 anos como executiva em um grande grupo e o Paulo, tinha uma rotina de muitas viagens, palestras, entrega de conteúdos, mas, enquanto isso, a empresa sofria. Mesmo tendo uma visão extraordinária de futuro bem definida, metas claras de faturamento, a empresa não crescia. Era nítido para nós que algo estava faltando.
Mas, pelas minhas crenças de identidade distorcidas, onde “homem não manda em mulher” e “mulher não pode depender de homem”, meus medos, crenças disfuncionais sobre dinheiro e principalmente pela minha arrogância e orgulho, eu não conseguia ver como e nem o quanto eu poderia contribuir para que a nossa empresa crescesse. E antes de qualquer coisa, eu precisava superar tudo isso.
Após um tempo, e entendendo mais sobre os nossos perfis comportamentais, o Paulo me fez o convite para trabalharmos juntos. Ele viu que os nossos perfis se complementavam e que poderíamos tirar proveito disso. No primeiro momento eu duvidei, mas após conversas e reuniões, decidi aceitar e foi quando tudo começou a mudar de forma extraordinária.
Alguns acordos foram necessários, como o de quem seria a última palavra, divisão de áreas por competências, nunca passar por cima um do outro, confiar nas ações e decisões um do outro e o principal: se amar e comunicar amor.
Hoje, como empresária e vice-presidente da Febracis, me sinto completamente realizada. Estar ao lado do Paulo, alinhados em uma mesma visão de futuro, me permite olhar para trás e ver com felicidade que eu fiz a escolha certa quando decidi entrar nessa jornada com ele. É claro que o processo continua. Mas tem uma frase que eu gosto muito, que diz que: “quem para no meio do caminho, não chega a lugar algum", e por isso, eu e o Paulo vamos continuar trabalhando para continuarmos fazendo da Febracis, a maior instituição de Coaching do Mundo, que já impactou mais de 70 milhões de vidas.
Com humildade e amor, esse será sempre o nosso lugar. E podem ter certeza, se nós chegamos até aqui, você também pode.
Camila Vieira