Trajetória profissional: como construir uma carreira apaixonante
Quantas vezes você já mudou de trabalho ou cogitou começar uma nova carreira? Muitas pessoas passam por vários empregos diferentes ao longo da vida. Outras sentem vontade de desviar o rumo da trajetória profissional frequentemente. Mas essa dificuldade em manter uma constância na carreira é reflexo de uma falta de clareza a respeito do que de fato se gosta de fazer.
Na verdade, simplesmente gostar do que se faz não é suficiente. É preciso ser perdidamente apaixonado por seu trabalho. Você pode estar pensando que pouquíssimos indivíduos têm o privilégio de se sentir assim. Contudo, não se trata de uma dádiva nem de acaso. Essas pessoas encontraram algo que, para elas, era fonte de paixão, e permitiram que isso definisse a sua trajetória profissional.
O que determina o rumo da sua trajetória profissional?
Na minha carreira como mentor, especialista em comportamento, tenho observado que muitos profissionais “pulam de galho em galho” quando o assunto é trabalho. Isso é extremamente frequente porque a grande maioria das pessoas deixa que outros fatores, que não a paixão, determinem a direção da carreira.
Algumas são movidas pelo dinheiro, outras pelo medo de errar, outras simplesmente se acomodam e se deixam levar pelas circunstâncias. O que todas elas têm em comum – e esse também pode ser o seu caso – é a ausência de clareza em relação ao que realmente faz seu coração bater mais forte.
Já recebi muitas perguntas sobre esse tema através dos meus canais e redes sociais. Há quem já tenha trabalhado em salões de beleza, secretariado e empresas de logística e se sinta completamente perdido sobre o rumo que deve tomar.
A minha resposta é sempre a mesma: encontre sua paixão. Você gostava muito de algum dos trabalhos que já teve ou se derrete pelo que faz agora? Em caso negativo, você está desperdiçando seu tempo e sua vida.
Encontre a sua paixão e tenha coragem para vivê-la
Para descobrir o trabalho que desperta em você esse sentimento, é preciso ser sincero consigo mesmo. O que você escolheria fazer se tivesse que passar a vida inteira, 24 horas por dia, dedicado exclusivamente a uma atividade? O que faz os seus olhos brilharem e o seu coração se iluminar? É exatamente isso que você deve buscar a partir de agora, independentemente das consequências.
É claro que é preciso coragem para viver essa paixão e não deixar que outros fatores, como a área financeira, influenciem na sua decisão. Porém, garanto que é possível encontrar formas de ganhar dinheiro com o que você ama.
Lembre-se que a vida é muito curta para perder tempo fazendo o que não se gosta. Além disso, se você definir a sua trajetória profissional com base na sua paixão e trabalhar com afinco, terá muito mais chances de ser bem-sucedido e feliz.
Wendell Carvalho
Empreendedor e profundo pesquisador dos padrões de comportamento humanos