“A importância do DressCode”

“A importância do DressCode”

Vamos falar sobre dresscode? O que é isso? A tradução de dresscode é código de vestimenta, ou seja, um conjunto de informações com o objetivo de orientar as pessoas sobre como se vestir da maneira mais adequada para cada ocasião e ambiente.

Não significa que são apenas trajes formais, sociais e clássicos. Pelo contrário: vale também para ambientes informais. Portanto, existe dresscode para situações tanto da vida pessoal quanto da vida profissional.

O dresscode empresarial bem definido e pensado de maneira estratégica contribui com a consolidação da marca da pessoa ou da empresa, solidificação da cultura corporativa e bem-estar da equipe.

Por exemplo: profissionais que atuam em uma empresa no ramo hospitalar geralmente utilizam jaleco branco quando fazem parte da área técnica (médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório) e a equipe administrativa e de atendimento ao cliente utiliza um uniforme de outra cor. Dessa forma, é possível que qualquer pessoa consiga diferenciar os profissionais.

Mais do que garantir um padrão na vestimenta da empresa é garantir que os funcionários passem uma imagem adequada de acordo com a cultura e missão. Sem dúvida alguma essa prática também irá garantir um diferencial para sua vida profissional.

Ao definir um dresscode, é importante ter bem clara a identidade da empresa, seus valores e a mensagem que se deseja comunicar. Além disso, é preciso também considerar a identidade do profissional, sem restringir por completo a individualidade de cada um.

Se for o caso de ir para uma entrevista de trabalho, aconselho você a estudar a empresa ou escritório para ter uma ideia sobre o dresscode. Procure na internet informações sobre a história da empresa, assim como seus produtos e serviços e como ela está posicionada no mercado no qual atua. Garanto que você vai transmitir uma impressão melhor, talvez até sem os seus interlocutores (os entrevistadores) sequer terem consciência sobre isso.

O dresscode se tornou muito famoso por padronizar a maneira de se vestir em determinadas ocasiões, mas poucas pessoas sabem o que ele de fato significa e como usá-lo a seu favor, principalmente no mundo corporativo, pois cada trabalho e cada profissão tem suas especificidades. Um advogado naturalmente requer maior formalidade do que um publicitário e assim por diante. E está tudo certo.

Porém, algo bem simples e fácil de ser colocado em prática para qualquer ambiente corporativo é NUNCA USAR:

- uma peça de roupa justa demais
- Decotes muito profundos
- Lingerie aparente
- Transparência excessiva
- Roupa curta demais
- Acessórios descascados (sapatos, cintos, bolsas)

A famosa frase “a primeira impressão é a que fica” nunca teve tanto peso quanto nessa época de redes sociais. Nunca estivemos tão expostos quanto na nova Era Digital, na qual enfrentamos diariamente exigências de mercado cada vez mais elevadas, seja na nossa vida pessoal ou profissional.

Então fique de olho no dresscode de cada ocasião e transmita a melhor impressão que você deseja, combinado?

 


Val Tullio
Consultoria de Imagem e Estilo - Formada em moda pela faculdade Santa Marcelina, pioneira e referência no Brasil e pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP. Com mais de 20 anos de experiência na moda, hoje atua como Consultora de Imagem e Estilo em seu escritório em São Paulo.

Date

22 Dezembro 2022

Tags

Colunistas, Val Tullio

A Revista Perfil traz em suas páginas,
o retrato da trajetória das personalidades
locais, estaduais, nacionais e internacionais.
Pessoas que fizeram e fazem a diferença.

Somos um ecossistema de Comunicação e Networking!

Entre em contato

Revista Perfil

- +55 (54) 9 9127 8697
 

Search