O poder da imagem profissional
A imagem profissional consiste em um conjunto de qualidades que representam, inclusive através da vestimenta, as competências e a personalidade de uma pessoa.
A construção de uma imagem positiva é fundamental para quem deseja trilhar uma carreira de sucesso, um importante recurso dos profissionais, e um diferencial competitivo de carreira e estratégia negocial.
Você sabia que o nosso cérebro leva aproximadamente seis segundos para formar uma opinião sobre uma pessoa que estamos vendo pela primeira vez? Pois é, por isso a primeira impressão é a que fica - não temos uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão!
A imagem profissional, portanto, é um forte instrumento de comunicação e nos diferencia dos demais. A forma como nos vestimos e nos mostramos para o mundo no dia a dia, por exemplo, pode deixar uma impressão positiva ou negativa.
As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas atraem o olhar e despertam os sentidos, nos induzindo ao pensamento. Se a nossa imagem tiver ruídos de informações, as pessoas não conseguem compreender de imediato, recorrendo ao imaginário e às experiências vividas para desvendar o seu real significado. Dessa forma, se você se apresentar com uma boa imagem pensada estrategicamente, logo as pessoas estarão mais abertas a te ouvir; caso contrário, muitas vezes você nem terá a chance de se fazer ouvir.
Uma boa imagem é composta por comportamentos, hábitos, postura, ética, conhecimentos, habilidades e competências.
É importante estarem bem apresentáveis e preparadas.
É por meio da construção de uma boa imagem profissional que você pode ter acesso a várias oportunidades atraentes na sua área de atuação e, assim, ter um ótimo desenvolvimento profissional.
Dessa forma as pessoas precisam te perceber, esses valores refletem a sua imagem e como você se comunica.
A construção da imagem é quando você projeta aquilo que quer transmitir de maneira assertiva. É possível manipular isso a partir de algumas escolhas na aparência, pois tudo comunica: as cores, formas, tecidos, texturas, estampas, acessórios, maquiagem e cabelo. Tudo isso entraria na consultoria de imagem e estilo de maneira intencional e estratégica para alcançar o objetivo de acordo com o seu trabalho.
Podemos citar aqui algumas características de forma geral, mas tudo é aplicado individualmente de acordo com o seu trabalho e a sua personalidade, gerando uma conexão com a sua identidade.
1. CORES ESCURAS
2. LINHAS RETAS
3. ALFAIATARIA
4. CORPO POUCO DELINEADO
6. TECIDOS ENCORPADOS.
Naturalmente essas características por exemplo, não funcionariam necessariamente para uma professora do ensino infantil que precisa se comunicar e se aproximar das crianças, percebe? Ou por exemplo com um trabalho em que se atue muito na criatividade, pois quanto mais cor, mais vibrante, mais comunicativo.
Logo, não podemos colocar na mesma régua uma imagem profissional de um advogado ou de um publicitário, cada um com as suas demandas e soluções personalizadas.
Como sempre digo, NÃO SE VISTA de acordo com o cargo que você ocupa, vista-se de acordo com o cargo que almeja ocupar.
Não basta SER competente, você precisa PARECER competente! Percebe a diferença que isso causa na primeira impressão? E numa entrevista de emprego, numa reunião com cliente, num fechamento de negócio, a sua imagem pessoal e profissional é um diferencial competitivo de carreira, você pode ter as mesmas competências que o seu concorrente, mas se a sua imagem estiver trabalhada e alinhada com os seus objetivos, sem dúvida você irá se destacar mais positivamente.
Afinal, quem mais gera credibilidade, autoridade e uma imagem de sucesso vai se destacar e ponto, mas não podemos deixar de levar em consideração também a empatia, essa conexão entre as pessoas que irão se identificar com você ou não, por conta do restante das suas características e qualidades pessoais.
Com a Consultoria de Imagem e Estilo você vai aprender como a sua imagem profissional pode se tornar uma ferramenta de poder e formação individual. Conte comigo!
Val Tullio
Consultoria de Imagem e Estilo
Formada em moda pela faculdade Santa Marcelina, pioneira e referência no Brasil e pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP. Com mais de 20 anos de experiência na moda, hoje atua como Consultora de Imagem e Estilo em seu escritório em São Paulo.