Família: União feita por Afeto, Confiança e Respeito

Família: União feita por Afeto, Confiança e Respeito

Quais laços formam uma família? Quais relações são construídas no seio familiar?

Uma família é formada não apenas pela relação de sangue que os membros têm, mas sim pelos laços de amor, carinho que se estabelece entre eles.
As relações que são construídas pelas pessoas nascem em ambiente e devem ser pautadas na confiança, mais do que isso, devem ser estabelecidas por meio da conversa, do toque do abraço, das demonstrações de afeto, da troca de experiências e da aprendizagem que se dá entre essas ligações.

É na família que surgem os primeiros aprendizados e é dela que recebemos os exemplos para o nosso comportamento e atitudes.
Ela promove a educação das gerações mais novas, das suas tradições, cultura e valores, transmite posicionamentos, opiniões e reflexões sobre o mundo e a sociedade em que vive.
A personalidade de cada indivíduo recebe forte influência da família. Todos somos parte de uma família e todos carregamos em nós não apenas o DNA dela, mas um pouco do que ela é.

A relação pais e filhos
Desenvolver relações saudáveis entre pais e filhos é essencial dentro do ambiente familiar. A preocupação maior dos Pais devem ser desenvolver relação de amizade com seus filhos, de tornarem-se amigos e com isso despertar a admiração entre ambos.

Pais que despertam encantamento em seus filhos conseguem estabelecer relação de respeito e deixar marca eterna em seu ser.
A família é como uma planta, necessita-se regada, nutrida constantemente. Invista em seu tempo diário para o convívio familiar.

A presença nos momentos importantes, o acompanhamento no cotidiano escolar, o auxílio na lições de casa, o passeio no parque, as brincadeiras nos tempos livres são atitudes que nutrem a família e que são parte dessas tarefas diárias de pais Ídolos de seus filhos.

Os erros e as experiências de vida são outros aspectos a serem compartilhados entre os membros da família. Pais não devem sentir-se envergonhados ao pedir desculpas pelos seus erros ou mesmo assim assumi-los frente aos seus filhos. Compartilhar as próprias experiências e incentivar que seus filhos façam o mesmo contribuem para o fortalecimento das crianças frente aos desafios que surgiram ao longo da vida.

A importância do legado familiar
O Legado que os pais devem deixar para seus filhos está longe das questões financeiras, de posses, valores, bens, mas próximo da educação que deixarão com eles.
Ensine seus filhos a desenvolver socioemocionais, a desenvolver as funções nobres da mente, a falar sobre seus medos e não viver na escuridão de si mesmo, a expor suas ideias e conviver em harmonia com o outro, a ser em empático, e carismático em suas relações, a pensar antes de agir, a enfrentar os desafios de forma inteligente e aprender com seus próprios erros.

A família é o berço do Amor, da compreensão, do afeto, é o lugar onde as pessoas devem encontrar apoio, lições e aprendizados, mas que acima de tudo, as relações sejam saudáveis e de convivência harmônica. Os filhos não precisam de pais gigantes, mas de seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar-lhe o coração.

 

 


Augusto Jorge Cury é um psiquiatra, professor e escritor brasileiro. Augusto é autor da Teoria da Inteligência Multifocal e seus livros foram publicados em mais de 70 países, com mais de 25 milhões de livros vendidos somente no Brasil.

Date

20 Setembro 2022

Tags

Augusto Cury, Colunista

A Revista Perfil traz em suas páginas,
o retrato da trajetória das personalidades
locais, estaduais, nacionais e internacionais.
Pessoas que fizeram e fazem a diferença.

Somos um ecossistema de Comunicação e Networking!

Entre em contato

Revista Perfil

- +55 (54) 9 9127 8697
 

Search