Pele Flácida? Conheça os Bioestimuladores de Colágeno
A beleza sempre foi demasiadamente importante para o ser humano, o bonito sempre foi admirado pela sociedade. Assim, a busca por tal e consequentemente sua satisfação estética aumenta gradativamente, tendo significante influência sobre a autoestima, autoconfiança e bem estar de cada indivíduo.
Com a pele não é diferente, e apostar em procedimentos estéticos pouco invasivos que dispensam o uso de bisturis para ajudar na manutenção de uma pele sadia na longevidade tem se mostrado uma escolha assertiva. É comum pensar na pele como a única estrutura que se transforma drasticamente ao longo da vida, já que é nela que as rugas e outras marcas costumam aparecer. Mas, para dar aquele up na aparência, há muitas alternativas que devolvem o viço natural, tiram o aspecto de olhar cansado, olheiras e até mesmo o famoso e indesejado “bigode chinês”.
O envelhecimento é um processo natural que não pode ser evitado iniciando vagarosamente a partir dos 20 anos de idade, quando o processo de renovação celular se torna mais lento. Com o passar do tempo, as manifestações se tornam mais evidentes e envolvem: perda de tecido muscular, depressão de tecidos moles, perda de estrutura óssea e atrofia da pele.
Contudo, os sinais visíveis podem ser postergados e reduzidos, proporcionando ao paciente a aparência que desejam. O conhecimento da relação entre as várias camadas da pele e das mudanças que elas sofrem durante o envelhecimento é imprescindível para a compreensão da flacidez cutânea, do mecanismo de ação e das indicações de bioestimuladores de colágeno para rejuvenescimento facial.
Os bioestimuladores ganharam popularidade no mercado dermatológico, tendo como principal objetivo melhorar o aspecto cutâneo, agindo de forma ativa nas camadas mais profundas da pele, além de também devolver o volume facial perdido, através do estímulo a formação de novo colágeno dérmico. Com o Tratamento com os Bioestimuladores de Colágeno é possível restaurar a firmeza e a sustentação da pele, além de melhorar o contorno facial e suavizar os sinais do envelhecimento.
A partir de qual idade é indicada?
Não tem restrição de idade, sendo que podemos aplica-los quando nosso organismo deixa de produzir colágeno e começa a perder, isso ocorre a partir dos 30 anos.
Características da hidroxiapatita de cálcio:
Por ser produzida naturalmente no corpo humano, sendo encontrada nos dentes e ossos, é considerado um produto biocompatível, com alto grau de segurança, devido a baixa resposta inflamatória, determinada pela característica de superfície lisa e tamanho regular das micropartículas. Outra característica que a CaHA apresenta é a alta viscoelasticidade, o que significa que após a aplicação o material preenchedor permanecerá no local da injeção, sem que haja migração para outras áreas circundantes.
Indicação:
A hidroxiapatita de cálcio tem como principais indicações criar volumes e preencher locais que necessitam de reparo, o qual é conseguido através da bioestimulação de um novo colágeno do próprio paciente. Os bioestimuladores de colágeno cumprem sua função de estimular a produção da proteína no organismo, como mostram diversos estudos na área. Entretanto, é preciso se manter realista quanto aos resultados e compreender que não se trata de uma aplicação como a de ácido hialurônico, que apresenta um resultado imediato, ou da toxina botulínica, que paralisa os músculos instantaneamente.
Vale ressaltar que quanto mais a idade avança, e, quanto mais a pele é exposta à poluição e aos raios solares, menor é a produção natural do colágeno induzida pelos bioestimuladores. A questão genética e o biotipo de pele de cada paciente também podem influenciar na flacidez e elasticidade.
Sendo assim, a consulta com um profissional é essencial para saber qual é o melhor método para o seu caso e quais resultados podem ser esperados a partir do procedimento.
Alana Cechetti
Cirurgiã Dentista, Harmonizadora Facial com técnicas básicas e avançada.
Residente em Harmonização Facial em Harvard - EUA.