Branding: muito além de um logotipo
Quando você pensa em sua marca, você realmente deve pensar em toda a experiência do seu cliente. Tudo, desde o logotipo, o site, as experiências de mídia social, a maneira como você ou seus colaboradores atendem o telefone, até a maneira como seus clientes enxergam sua equipe, tudo isso envolve o branding.
Por isso é fundamental estar ciente de qual experiência você quer oferecer e a partir daí ter um plano para criá-la, já que uma boa marca não acontece simplesmente. É um plano bem pensado e estratégico. Com criatividade, habilidade e estratégia, ela pode estabelecer uma identidade que se destaque da concorrência e desperte uma conexão com seu público.
Portanto, branding é o que lhe dá uma reputação e, em última análise, um futuro. Ele é quem conta a sua história, seu propósito, seu DNA. Ele constrói sua identidade estabelecendo palavras-chave que definem a marca e usando essas palavras para moldar a voz, o tom e a estética da empresa.
Sabemos que administrar um negócio envolve muitas responsabilidades: trabalhar duro dia e noite para expandir seus negócios, construir uma forte base de clientes, cumprir seus compromissos financeiros, priorizar diferentes tarefas. No entanto, todos os aspectos do seu negócio são igualmente importantes e exigem total comprometimento. Por isso, a identidade da sua empresa é mais importante do que você imagina.
Consumidores são apresentados a novas marcas diariamente, tanto no ambiente off line como online, com diversas opções de produtos e serviços. E o que isso significa? Que cada vez mais o seu negócio precisa ter uma forte presença tanto no mundo físico quanto no digital com criatividade, qualidade e diferenciais, e é nesse momento que o branding é fundamental.
É preciso criar estratégias, táticas, métodos e soluções para promover seus serviços ou produtos para clientes em potencial, mas além disso, é preciso criar uma conexão entre seus clientes-alvo e seus produtos, moldando ativamente a identidade do seu negócio que vai te diferenciar da concorrência.
No Natalia BeautyGroup, por exemplo, temos mapeamento sobre a arquitetura da marca, definição dos parâmetros visuais e verbais como persona, tom de voz e mood, estratégias dos canais, estratégias de conteúdo, estratégia de mídia, criação de matriz de relacionamento, mensagens-chave e muito mais.
Se você quer iniciar um branding, meu conselho é: comece fazendo um diagnóstico da empresa, tanto interno quanto externo. Internamente é preciso definir o propósito, quem é sua empresa, saber com quem quer conversar, qual o território que quer conquistar. Já externamente é preciso analisar o potencial no mercado, quais são seus concorrentes diretos e indiretos atuantes no segmento que você atua, verificar tendências e avaliar o contexto social. Ou seja, você precisa saber quem é sua marca, mas muito mais que isso, é preciso saber a que ela veio, saber qual é o propósito.
Vale lembrar que atualmente, o propósito não é uma ferramenta apenas de reputação, é ferramenta de vendas. Marcas que se posicionam e têm um propósito alinhado aos valores do mundo vendem mais e melhor. Hoje ter um propósito e responsabilidade social virou necessidade para qualquer empresa, seja ela micro, pequena, média ou grande.
Qual é o propósito da sua marca? Como você coloca em prática esse propósito? O que você oferece para o público de diferencial? Lembre-se: é o propósito que guia todas as ações para você conquistar seu território de forma destacada e diferenciada, construindo um relacionamento com o seu público e criando uma identidade com a qual as pessoas realmente se importam, desejam, consomem e se orgulham de fazer parte do universo da SUA marca. Fazer o cliente se sentir inserido é o grande desafio.
“O que” as marcas falam costuma ser igual, mas o “como” é o que gera a diferenciação.