“Quem quer dinheiro?”
Como o mercado de e-commerce vai alcançar US$ 8 trilhões até 2025?
Que o e-commerce brasileiro tinha potencial todos já sabíamos, mas agora um novo relatório da FIS, empresa de tecnologia financeira, provou que abrir um negócio online pode te fazer ganhar muito dinheiro nos próximos anos.
Segundo os indicadores, esse mercado tem expectativa de crescer mais de 55,3% até 2025, superando a barreira dos US$ 8 trilhões em valor de transação. Só no Brasil, o crescimento apontado vai ser de 95% no mesmo período, podendo chegar a US$ 79 bilhões. Apesar da queda de 14% em fevereiro deste ano em comparação com janeiro, o número de acessos nos e-commerces do país chegou a 1,51 bilhão, mostrando um cenário de grandes oportunidades. Por aqui, os maiores sites seguem sendo:
1. MercadoLivre
2. Americanas
3. Amazon Brasil
4. Magazine Luiza
5. Shopee
Segundo um estudo da Conversion, a busca orgânica segue como o principal canal de tráfego para o e-commerce brasileiro, somando 27,2% dos acessos, enquanto aquelas com o uso de anúncios representam 18,7% das visitas, o que indica uma trilha estratégica para empreendedores que buscam soluções para destacar suas empresas digitais.
Um ponto importante apresentado pelo relatório da FIS é de que uma nova modalidade de pagamento vai reinar absoluta entre os métodos de pagamento online: o chamado BuyNow, Pay Later (BNPL), onde você compra um produto e paga por ele depois de algumas semanas ou meses, à vista ou parcelado. Com a popularização das criptomoedas, PIX e pagamentos digitais, as previsões indicam que tanto cartões de crédito quanto dinheiro físico vão, aos poucos, serem deixados de lado até despencarem para menos de um 1/3 do valor das transações mundiais na internet em 2025. Com todo esse horizonte de possibilidades, como se preparar para surfar nessa onda?
Monte seu time
Um time de alto nível é fundamental para te ajudar a organizar sua empresa para essas transformações. Defina cargos estratégicos e treine lideranças que te apoiem no processo de planejamento em cada etapa de crescimento do seu negócio. Foque em especialistas com experiência em gestão e novas tecnologias para garantir um ambiente de trabalho atualizado para o que está por vir.
Defina canais
Ao lado da sua equipe, identifique os canais que seu cliente possa estar e produza laços que possam ir além da relação comercial. Entenda o que ele procura e crie maneiras de se comunicar de forma criativa e divertida, construindo a autoridade da sua marca ao longo do processo. Torne o cliente embaixador do seu negócio.
Organize suas finanças
Planeje a saúde financeira da sua empresa e prepare-se para investir em tecnologia, marketing e capital intelectual capazes de fortalecer seu negócio. Em um cenário super competitivo, é fundamental estar pronto para alocar recursos nas ferramentas e canais certos.
E você? Já está dando os primeiros passos para fazer parte da transformação digital?