Como formar um time diferenciado?
Antes de responder essa pergunta, precisamos entender o que é uma equipe e principalmente se aprofundar na existencialidade de cada indivíduo que compõe o time. É fato que descobrir as associações, relacionamentos, perfil, talento e responsabilidades de todas as pessoas que trabalham juntas é difícil, mas é fundamental para a eficácia da equipe.
O termo equipe pode assumir uma ampla variedade de significados. Existem muitas definições e estruturas, dependendo da interdependência de tarefas, status organizacional e mandato da equipe, mas aqui no Natalia BeautyGroup as equipes são altamente interdependentes - elas planejam o trabalho, resolvem problemas, tomam decisões e revisam o progresso no serviço de um projeto específico.
É fato que os membros da equipe precisam uns dos outros para realizar o trabalho. Aqui cada um faz parte de uma comunidade, parte de algo que as pessoas constroem juntas, já que estamos vivendo uma era de ouro de compreensão da produtividade pessoal. Não restam dúvidas de que colaboradores talentosos e comprometidos são a força motriz do sucesso da marca. Em todas as áreas do Natalia BeautyGroup, os colaboradores contribuem de várias maneiras que ajudam a garantir uma experiência e atuação excepcional para nossos clientes. Cada colaborador é um intraempreendedor e é com essa estratégia que formamos um time diferenciado!
Mas o que é intraempreendedorismo?
O conceito de intraempreendedorismo é creditado a Gifford Pinchot, um empresário, autor e inventor americano, que cunhou o termo em um artigo que ele co-escreveu com sua esposa em 1978, intitulado 'Empreendedorismo Intra-Corporativo'. Pinchot destaca que, embora os intraempreendedores possuam qualidades como motivação e responsabilidade intrínsecas, eles também exibem o que ele descreve como a característica "ambas", ou seja, intraempreendedorismo é mais do que apenas uma 'fábrica de ideias'.
O verdadeiro intraempreendedorismo significa assumir a responsabilidade pela gestão dessa ideia e levá-la à realidade lucrativa - ou, como Pinchot coloca de forma sucinta em seu livro de 1985, “os intraempreendedores são os sonhadores que o fazem”.
Portanto, intraempreendedorismo é agir como um empreendedor dentro de uma empresa já estabelecida, como a nossa, o Natalia BeautyGroup. O termo se refere a um sistema que permite a um colaborador agir como um empresário em uma empresa ou outra organização. Os intraempreendedores são pessoas automotivadas, proativas e voltadas para a ação que tomam a iniciativa de buscar um produto ou serviço inovador.
O intraempreendedorismo é a criação de um novo negócio ou empreendimento dentro de uma organização. Às vezes, essa inovação, esse novo negócio se torna uma nova seção, ou departamento, ou até mesmo uma filiada. Veja o Google, por exemplo. Seus sucessos intraempreendedores incluem: Gmail, Google News, AdSense, carros sem motorista e Google Glass.
Como identificar um perfil intraempreendedor?
Identificar intraempreendedores, às vezes, pode ser difícil. Esses colaboradores são geralmente iniciantes, ambiciosos e voltados para metas. São colaboradores que possuem a capacidade de tornar o seu trabalho mais significativo alinhado com seus interesses e valores. Muitas vezes, eles são capazes de resolver problemas por conta própria e apresentar ideias que levam à melhorias de processo. Um intraempreendedor também pode assumir certos riscos ao assumir várias tarefas - mesmo algumas com as quais ele pode não se sentir confortável - e procurar novos desafios.
Por que estimular o espírito empreendedor dos colaboradores?
Porque é uma situação potencial de ganha-ganha - para o colaborador e para a empresa. O engajamento dos colaboradores afeta consistentemente os principais resultados de desempenho, como a lucratividade da empresa, independentemente do setor da empresa, e continua a ser um indicador importante do desempenho da empresa.
O intraempreendedor é considerado altamente benéfico tanto para o colaborador quanto para a organização. Do ponto de vista da organização, fomentar o intraempreendedorismo pode resultar em mudanças inovadoras, resultados e uma maior agilidade que, no nível mais básico, melhoram a eficiência, reduzem custos ou aumentam a lucratividade.
Fazer os colaboradores entenderem e sentirem que são parte de algo maior é fundamental. Afinal, todos são parte da mesma equipe e da mesma empresa, compartilhando experiências, ideias e vivências no mesmo ecossistema. E no final das contas, todos ganham!
Natalia Martins
Empresária