Onde você quer chegar?

Onde você quer chegar?

Final de ano é sempre um momento reflexivo, não é mesmo?

É o momento de retrospectiva, de olhar para o que fluiu de acordo com as metas do início do ano, os novos aprendizados, os imprevistos e desafios que apareceram ao longo do caminho, as mudanças que se fizeram necessárias e tudo aquilo que foi planejado, mas não aconteceu conforme o esperado.
Ao mesmo tempo, é hora de olhar para o futuro e planejar coisas novas e isso independe do seu momento atual de carreira. Você precisa lembrar sempre que carreira é movimento, que ela é uma jornada que acontece diariamente, com base nas suas experiências passadas, conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais, e o que você faz hoje e a forma como se posiciona profissionalmente, vai refletir nas suas conquistas futuras. 
Muitos profissionais não gostam de falar em planejamento, alguns por receio de não conseguir entrar em ação, outros por medo de se frustrar ao não atingir os objetivos, outros por dizer que nunca foi preciso e não é agora que será, e muitos por desconhecerem a sua importância ou por esperar que a empresa ou gestor façam o direcionamento do seu planejamento de carreira. 
Mas lembre-se que a sua carreira acontece o tempo todo, você atingindo seus objetivos ou não, e você não pode deixa-la simplesmente acontecer sem avaliar o que vai bem e o que te impede de crescer. Cuidado com as desculpas e barreiras que você cria na sua mente e que bloqueiam a sua visão de crescimento profissional.

Planejamento de carreira não é algo estático, mas sim uma ferramenta de gestão de carreira que te permite enxergar as próximas etapas e os próximos passos a curto, médio e longo prazo. É uma oportunidade para você focar assertivamente no seu desenvolvimento profissional, sabendo exatamente os recursos que você já tem para performar e gerar valor através do seu trabalho e o que precisa aprender e aprimorar, tanto na parte técnica quanto comportamental.

O destaque, o reconhecimento e a valorização que você deseja e merece não virão das limitações que bloqueiam o seu sucesso profissional, mas sim de um novo olhar para a sua carreira, um olhar para si, para as suas emoções, suas habilidades técnicas e comportamentais e para o que te diferencia dos demais. Sem fortalecer o que você tem de melhor, os rumos da sua carreira seguirão os mesmos e não dá para esperar novos resultados repetindo hábitos e comportamentos que não te levam adiante. 

Permita-se começar agora a mapear e planejar o que realmente é importante para você alcançar o seu crescimento profissional para o próximo ano.  

 

Alexandra Pedersen Wenczenovicz


Psicóloga especialista em Psicologia Organizacional, Mentora de Carreira, Professora de MBA, Palestrante e Trainer comportamental com 15 anos de experiência na área de desenvolvimento humano e organizacional. 
@alexandra.pedersenw


Perfil Carreira 

Date

14 Dezembro 2023

Tags

Alexandra Pedersen Wenczenovicz, Colunistas

A Revista Perfil traz em suas páginas,
o retrato da trajetória das personalidades
locais, estaduais, nacionais e internacionais.
Pessoas que fizeram e fazem a diferença.

Somos um ecossistema de Comunicação e Networking!

Entre em contato

Revista Perfil

- +55 (54) 9 9127 8697
 

Search