Segredos dos relacionamentos saudáveis: tenha uma vida a dois épica!
Quais são as características de um relacionamento saudável?
Os relacionamentos saudáveis vêm para melhorar a vida de uma pessoa e não para gerar caos, insegurança e brigas. Se você tem mais momentos ruins do que bons ao lado do seu par, vale a pena repensar atitudes e até se são realmente compatíveis para continuarem juntos.
É bastante comum encontrarmos pessoas que sabem mais sobre a vida de amigos do que do próprio cônjuge. Elas não sabem quais são os planos do outro para o futuro, o valor do salário, enfim, não conhecem totalmente alguém com quem escolheram compartilhar a vida.
Essa definitivamente é a receita para o fracasso da relação.
Para um relacionamento ser saudável é necessário:
Ter valores compatíveis;
Resolver problemas através do diálogo;
Não haver segredos entre o casal;
Quando um erra, pede perdão ao outro e procura aprender com a situação para evitar que se repita;
Ter clareza sobre os objetivos a serem alcançados pelo casal;
Um torcer pelo sucesso do outro e apoiar no alcance de objetivos individuais;
A intimidade e os momentos a dois devem ser uma prioridade para o casal.
8 Segredos para um relacionamento épico
Se você quer ter uma vida épica, além dos objetivos individuais, precisa considerar seu relacionamento. A seguir vou apresentar 8 segredos para um relacionamento épico, saudável e sólido.
Acredite, ter uma pessoa ao seu lado, batalhando pelos mesmos objetivos e agindo de acordo com os mesmos valores que os seus, irá acelerar seu desenvolvimento, nas mais diferentes áreas. Acompanhe!
1. Ter os mesmos valores
Os valores de uma pessoa guiam suas ações e decisões ao longo da vida. Dessa forma, não dá para ter um relacionamento saudável e duradouro se não houver compatibilidade desses valores.
Esse é um ponto fundamental para todo relacionamento amoroso, especialmente relevante para quem deseja ter filhos. Afinal, a educação dada será baseada nos valores dos pais, sendo necessário que concordem sobre a maior parte deles.
2. Manter as informações abertas entre o casal
Existem pessoas que defendem a necessidade de cada um ter sua intimidade dentro do casamento, mantendo, por exemplo, senhas nos celulares. Mas qual o sentido de ter segredos de alguém com quem você escolheu compartilhar a vida?
Entenda, não se trata de vasculhar o celular do outro e sim de manter a naturalidade em relação a isso. Afinal, se não há nada a esconder, todo esse sigilo de informações perde a razão de existir.
3. Conversar sobre dinheiro
Um tipo de informação que deve ser compartilhada entre o casal diz respeito ao dinheiro. Você sabia que existem pessoas que não sabem qual o valor do salário do seu cônjuge? Ou, pior, mentem o valor, dizendo que recebem menos, escondendo seus rendimentos.
Se você deseja realmente viver um casamento e não apenas dividir a casa com o outro, é indispensável que conversem sobre dinheiro. Assim, poderão alinhar os objetivos e alcançá-los juntos.
4. Amar a luz e a sombra um do outro
Quando um casal começa o relacionamento, é natural que a paixão faça com que um enxergue apenas as qualidades do outro. Conforme o tempo passa, os pontos fracos vão aparecendo e a forma como ambos lidam com isso irá definir se a união continuará ou não e, mais, se será saudável.
Quando falamos de seres humanos, precisamos nos lembrar que todos possuem sua luz e sua sombra, ou seja, suas qualidades e defeitos. Alguém que ama apenas as suas qualidades não irá te apoiar nos momentos difíceis, que é quando você mais irá precisar.
Inclusive, o apoio mútuo ajudará ambos a aperfeiçoarem seus defeitos, tornando-se pessoas cada vez melhores.
5. Manter sempre o cuidado e o carinho um com o outro
Conforme o tempo passa, a convivência faz com que o casal tenha mais intimidade, e o que é bom por um lado pode se tornar uma armadilha por outro. Afinal, ao mesmo tempo em que a intimidade é positiva e facilita as decisões, por outro pode fazer com que percam a gentileza.
É necessário sempre manter o cuidado e o carinho um com o outro. Isso pode ser feito através de pequenos gestos, como comprar uma fruta que você sabe que a pessoa gosta, escrever um bilhete carinhoso, dar um abraço, um beijo inesperado. Assim, dia após dia, a conexão será fortalecida.
6. Manter a intimidade
Além de carinho e cuidado, o casal deve investir na sua intimidade e nos momentos a dois. Para evitar que a rotina agitada atrapalhe, é preciso saber priorizar. Vejam um ao outro como prioridade e marquem na agenda os dias da semana em que terão ao menos algumas horas para ficarem juntos, sem interrupções.
7. Entender que um não pode se responsabilizar pela felicidade do outro
Em um relacionamento, um entra na vida do outro para somar e tornar as coisas melhores. No entanto, ninguém pode assumir a responsabilidade pela felicidade de uma pessoa, pois isso é algo individual.
Da mesma maneira, que não se pode responsabilizar um terceiro pela própria infelicidade. Quando cada um assume o seu papel de ser feliz, a presença do outro vem fortalecer e agregar.
8. Adaptar às mudanças naturais do ser humano juntos
Ninguém morre exatamente da forma que nasceu, tanto externamente quanto internamente. Nesse sentido, é normal que o casal mude ao longo da vida.
Para continuarem juntos e felizes, precisarão saber se adaptar um às mudanças do outro, mantendo sempre aquilo que mencionei no primeiro tópico: a compatibilidade de valores.
Está pronto para começar a colocar os segredos dos relacionamentos saudáveis em prática? Envie este conteúdo para a pessoa amada e planejem juntos o ponto de virada da relação!
Wendell Carvalho
Empreendedor e pesquisador
Wendell Carvalho é um empreendedor e profundo pesquisador dos padrões de comportamento humanos.