Liderar é pavimentar o caminho para novos líderes

Liderar é pavimentar o caminho para novos líderes

Afinal, qual é o papel de um líder excepcional? É um fato já bem estabelecido que, para alcançar resultados extraordinários, as empresas precisam atrair e reter os melhores profissionais disponíveis no mercado. Mais que isso, devem treiná-los para se tornarem líderes comprometidos e capazes de guiar a equipe para a execução eficaz de suas tarefas.

Um ótimo líder, no entanto, orienta outros líderes, e um líder excepcional vai além: cria novos líderes. Amigo, em que nível você se encontra? Está fazendo o básico ou está contribuindo imensamente para a empresa? Conhecer a visão de futuro do negócio é o primeiro passo para exercer a liderança. Seu time não está apenas cumprindo tarefas, ele está trabalhando em prol de uma missão e você precisa fazê-los entender isso.

Todos devem saber o impacto de cada atividade, não apenas a nível individual, mas no todo. Incentive-os a refletir: “qual é o objetivo dessa tarefa?”, “como isso nos ajudará a alcançar a meta?”, “isso está alinhado à nossa missão?", “qual será o impacto causado no cliente?”. Na Febracis, chamamos isso de “crescer e contribuir” e ensinamos de modo profundo no Método CIS, maior evento de treinamento de inteligência emocional e alta performance do mundo.

A sua principal motivação para levantar da cama e trabalhar não pode ser apenas o salário que receberá no final do mês, nem a ideia de alcançar cargos cada vez mais altos. Um líder verdadeiro se importa com o desenvolvimento da equipe, com o desempenho da empresa e com a transformação gerada na vida do cliente final — e compartilha essa visão com o time.

Como um maestro, a liderança é responsável por orquestrar o trabalho a fim de um objetivo em comum. Independentemente do produto ou serviço oferecido pela sua empresa, o objetivo é impactar vidas, e o resultado depende da harmonia, não apenas do talento! De nada adianta reunir os melhores profissionais, se não há alguém capaz de guiá-los na direção certa. Isso inclui fortalecer a cultura da empresa, motivar e engajar a equipe.

Existem várias maneiras de fazer isso de forma prática. As reuniões podem ser usadas para formação de líderes, avaliação de desempenho, reforço da cultura e revisão de processos e comportamentos. Outra opção é o que chamo de Educação Global Diária (EGD).
A EGD é o tempo dedicado à transformação humana, que tem como objetivo formar um time de alta performance e proporcionar crescimento rápido e sustentável.

Um dos principais valores da Febracis é amar feedback. Entendo que é imprescindível saber o que não está funcionando, o que pode melhorar e o que merece ser parabenizado. Por isso, a EGD inclui três feedbacks obrigatórios por semana. Amigo, isso é jogo de gente grande, não é brincadeira. E quando falamos em feedback, não é algo que parte apenas da liderança para os subordinados. O time também é incentivado a dar feedback sobre os líderes, os processos e o trabalho realizado.

Você percebe que atitudes simples reforçam o posicionamento da empresa? O feedback institucionalizado mostra à equipe que a opinião dela é valiosa e que o trabalho está sendo visto e reconhecido — além de promover o senso de liderança. Reforçar a todo momento os princípios e valores é fundamental para garantir que a missão seja cumprida. E, ainda, que os colaboradores certos sejam retidos e possam futuramente se tornar os novos líderes.

 

 


Paulo Vieira
Coach, escritor, conferencista internacional e criador do Coaching Integral Sistêmico e do Método CIS, o maior curso de inteligência emocional do mundo

Date

24 Junho 2023

Tags

Colunistas, Paulo Vieira

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