O orgulho é a causa de todos os seus problemas

O orgulho é a causa de todos os seus problemas

Amigo, amiga, a origem de todos os problemas que você vive hoje têm um só motivo: o orgulho.

Ponha amor em minhas palavras: é justamente ele que te impede de reconhecer seus erros, de procurar ajuda e de ser a sua melhor versão. De maneira sutil, o orgulho se instala e age como um filtro que te impossibilita de ver as coisas como realmente são, criando muralhas que prejudicam os seus relacionamentos e o seu crescimento.

E por que digo que todos somos afetados pelo orgulho, sem exceção? Porque todos passamos por experiências que interpretamos como rejeição em algum momento da vida. Você deve estar se lembrando neste momento de quando seus pais brigaram com você, ou por algum motivo não te deram a atenção e o afeto que você tanto necessitava, e ainda, te compararam com alguém.

Todas as vezes em que nos sentimos abandonados, desprezados, humilhados, traídos, agredidos, indesejados, culpados, não amados e não protegidos, nosso cérebro desenvolve estratégias para evitar que passemos por isso novamente.

E é aí que surge o orgulho: uma verdadeira armadura usada para evitar rejeições. Ele, então, passa a ditar a maneira como você age e reage frente às situações, como você se conecta com os outros e como olha para si mesmo.

A princípio, parece uma boa estratégia, uma proteção que lhe dará abrigo enquanto for necessário, já que se você foi muito criticado, fará de tudo para evitar que a situação se repita. Por exemplo, uma criança criticada por não ir bem nos estudos pode tirar ótimas notas para provar que os pais estavam enganados a seu respeito.

Porém, o grande problema nesse mecanismo enganoso é que ele distorce a nossa identidade e, para não ser rejeitado, você passa a mentir, omitir, manipular e trapacear. Assim como uma criança que “cola” na prova como uma estratégia para obter melhores notas e esconde as provas se tira uma nota ruim. Afinal, seu objetivo é fugir das críticas, quando na verdade deveria ser estudar para adquirir conhecimento e melhores oportunidades ao longo da vida.

Com os exemplos que citei anteriormente, você já está entendendo melhor como o orgulho nos impede de admitir nossos erros? Caro leitor, todos nós erramos.

A única maneira de conseguirmos melhorar é reconhecendo isso e tendo humildade para pedir ajuda. E isso em todas as áreas de sua vida. Se a sua empresa está quebrando, é necessário entender o que precisa ser feito e quem pode ajudar no processo de recuperação. Se o seu casamento está à beira de um divórcio, é preciso reconhecer os erros e estar disposto a mudar antes que seja tarde demais e, acredite, você não deseja chegar até esse estágio.

A boa notícia é que as consequências do orgulho na nossa vida, apesar de serem devastadoras, podem ser revertidas a partir do momento em que tomamos consciência de que é preciso enfrentá-lo com verdade, coragem e humildade. Esse é o primeiro passo para se livrar da armadura do orgulho: dizer chega para como está vivendo e decidir iniciar o processo de cura emocional.

No Método CIS, maior treinamento de inteligência emocional do mundo, você aprende estratégias para se libertar da mágoa, do sentimento de rejeição e, consequentemente, do orgulho. Essa cura passa pela ressignificação de memórias de dor e, principalmente, pela liberação de perdão.

Você precisa perdoar quem te machucou no passado e se perdoar por tudo que fez para se proteger de novas rejeições. Quando você se libertar da mágoa, será capaz de escrever uma nova história, baseada na humildade e na verdade.

 

 


Paulo Vieira
Coach, escritor, conferencista internacional
Coach, escritor, conferencista internacional e criador do Coaching Integral Sistêmico e do Método CIS, o maior curso de inteligência emocional do mundo

Date

02 Mai 2023

Tags

Colunistas, Paulo Vieira

A Revista Perfil traz em suas páginas,
o retrato da trajetória das personalidades
locais, estaduais, nacionais e internacionais.
Pessoas que fizeram e fazem a diferença.

Somos um ecossistema de Comunicação e Networking!

Entre em contato

Revista Perfil

- +55 (54) 9 9127 8697
 

Search