Trabalho e família: como conciliar o tempo entre os dois
Um dos dilemas do mundo atual, e que aflige boa parte dos profissionais por aí, é a conciliação de tempo entre trabalho e família. Encontrar o equilíbrio entre esses dois pontos muitas vezes parece difícil, quase impossível. Não por acaso, muitas pessoas ficam confusas, e esse impasse acaba de alguma forma se tornando um obstáculo em suas carreiras.
Mas é, sim, possível conciliar trabalho e família. Você não precisa deixar para trás o desejo de construir uma vida profissional que traga, além de sucesso, aquele brilho nos olhos com o qual todos nós sonhamos.
Como se dedicar à carreira sem abrir mão da família?
A dúvida sobre conciliar o tempo entre trabalho e família, muitas vezes, fica mais forte em momentos nos quais sentimos a necessidade de alçar novos voos e ir em busca de algo a mais na nossa carreira. Essas “apostas” requerem muito foco e energia.
Muitas pessoas acreditam que, para alcançar seus objetivos, precisariam deixar de lado a família, passando menos tempo com ela e dando menos atenção aos filhos, pais e companheiros. Não é incomum o fato de muitas desistirem antes de encontrar respostas sobre a possibilidade de se dedicar a novos desafios na vida profissional sem se distanciar tanto da família.
O que eu costumo dizer para quem me procura com questões sobre esse tema é o seguinte: se você está pensando em ir atrás de alguma coisa é porque realmente está faltando algo para você.
Uma das minhas seguidoras me enviou uma mensagem recentemente afirmando que tem uma empresa com o marido há dez anos, mas que gostaria de investir em uma mudança e se tornar coach. Contudo, ela tem medo de se concentrar nessa meta e acabar deixando os três filhos de lado.
Sabe o que eu disse para ela? Que, se ela não for atrás dessa nova empreitada agora, é provável que se arrependa disso em algum momento do futuro. Mas como fazer isso quando temos importantes valores em jogo, como a família?
Princípio da abundância: trabalho e família
É possível resolver essa indecisão deixando de basear a nossa mentalidade no princípio da escassez. Esse princípio, que guia a postura de muitas pessoas, causa angústia, porque coloca a situação da seguinte forma: trabalho OU família, como se uma coisa automaticamente excluísse a outra.
No caso da minha seguidora, ela acredita que precisa fazer uma escolha entre empresa OU família, empresa OU coaching, coaching OU família. Sempre que olhamos para o cenário dessa forma, vemos as coisas de forma limitada, estamos diante de um ambiente de escassez.
Na realidade, o princípio que deve nortear os nossos pensamentos é o da abundância: no lugar do OU precisamos colocar um E. Isso significa que é possível conciliar esses aspectos da nossa vida, sim! Trabalho E família, por exemplo. A dedicação a uma coisa não exclui completamente a atenção a outra. Quem regula essa gangorra e a intensidade da sua energia é você: esse controle está nas suas mãos!
Busque o que está faltando na sua carreira com todo o coração
Em relação aos filhos, é sempre importante que você questione a sua motivação para depositar toda essa carga de valor na família. Muitas pessoas – na maioria dos casos, mulheres, mas também homens – podem preferir se dedicar a esse aspecto da vida porque é mais seguro. Investir no lançamento de uma carreira, por sua vez, é mais incerto e depende mais da sua performance. Talvez você não esteja sabendo lidar com a instabilidade que esse cenário representa.
Nesse sentido, é importante fazer um alerta: se você concentrar toda a sua vida nos seus filhos e não reservar um espaço para si entre as suas prioridades, um dia isso se tornará um problema. Nestes anos que venho me dedicando aos estudos do comportamento humano, não demorou para eu perceber como algumas pessoas passam a se dedicar totalmente aos filhos e esquecem do propósito de vida e de carreira. E, quando os filhos crescem e vão embora, elas precisam aprender a lidar com um vazio enorme e muito difícil de ser preenchido.
Por essa razão, é importante encontrar sempre um equilíbrio e nunca deixar de focar em construir algo sólido na sua vida profissional.
Quando sentir necessidade, vá atrás daquilo que pode fazer o seu coração ficar em festa – independentemente das consequências. Pense na sua carreira e no que está faltando nela e busque isso com todo o coração e energia. Você tem somente uma vida e não pode desperdiçá-la!
Wendell Carvalho
Empreendedor e pesquisador
Wendell Carvalho é um empreendedor e profundo pesquisador dos padrões de comportamento humanos.