Como a Inteligência Artificial pode transformar os seus negócios positivamente
Recentemente o mercado ficou agitado com a nova tecnologia do ChatGPT, dividindo opiniões a favor e contra, e reacendendo a discussão sobre a Inteligência Artificial no nosso dia a dia e, principalmente, nos negócios.
É fato que a IA cada vez mais assusta muitas pessoas e certamente vai precisar de uma boa campanha de relações públicas, porque toda vez que a mídia relata como esses robôs substituirão os humanos e governarão o mundo, há um rebuliço na sociedade.
Embora haja motivos para cautela, a IA – se bem gerenciada – pode ter um impacto extremamente positivo em nosso modo de vida. A nova tecnologia sempre substituiu o trabalho dos humanos, mas os humanos sempre encontram outras coisas para fazer. Por isso, adotar essas ferramentas pode tornar o mundo – e sua empresa – um lugar melhor.
Embora a aceitação da IA na sociedade seja um fenômeno novo, não é um conceito novo. A IA já é antiga e surgiu em 1956, mas levou décadas de trabalho para fazer um progresso significativo no desenvolvimento de um sistema de IA e torná-lo uma realidade tecnológica. Nos negócios, a inteligência artificial tem uma ampla gama de usos. Na verdade, a maioria de nós interage com a IA de uma forma ou de outra diariamente e à medida que as tecnologias de IA proliferam, elas se tornam imperativas para manter uma vantagem competitiva.
Atualmente, os usos mais comuns da IA são aprendizado de máquina, segurança cibernética, gerenciamento de relacionamento com o cliente, pesquisas na Internet e assistentes pessoais, sendo que no quesito relacionamento com o cliente, a inteligência artificial está mudando CRM. Programas de software como Salesforce e Zoho requerem intervenção humana para permanecerem atualizados e precisos. Mas quando você aplica a IA a essas plataformas, um sistema de CRM normalmente se transforma em um sistema de autoatualização e correção automática excepcional para os negócios.
E agora você deve estar se perguntando: como eu posso adaptar e alavancar o IA ao máximo enquanto utilizo as minhas próprias habilidades em benefício da minha empresa? A chave é saber quais tipos de tarefas a IA pode realizar, além da citada acima, e como ela pode apoiá-lo em sua função.
IA para automação
Todas as áreas de negócios — de recursos humanos ao atendimento ao cliente — compreendem processos que podem ser automatizados. E quando você considera quantas responsabilidades estão envolvidas na sua rotina, fica claro que, se algumas dessas responsabilidades podem ser automatizadas, você fica livre para concentrar sua energia em tarefas mais importantes.
IA para tomada de decisão
Ao mesmo tempo, você também pode aproveitar a IA para fornecer mais insights para permitir uma melhor tomada de decisão e uma combinação de insights baseados em dados. Pense nas faixas de dados que um IA pode processar rapidamente, bem como nos recursos preditivos de análises e algoritmos. Quanto mais dados objetivos corretos você tiver, melhor será o embasamento para suas decisões e ações posteriores.
IA na pesquisa de dados
Ela também é sensacional se utilizada para pesquisa de dados pois usa uma grande quantidade para identificar padrões nos comportamentos de pessoas e fornece informações mais relevantes que facilitam a segmentação do público que você quer alcançar com o seu negócio. À medida que as pessoas usam mais seus smartphones ou computadores, e a tecnologia AI se torna ainda mais avançada, os usuários terão uma experiência mais personalizável.
IA no atendimento ao cliente
Com o advento dos chat-bots, os clientes agora podem interagir com as empresas em tempo real para resolver reclamações, fazer pedidos, obter informações e fazer quase tudo que precisarem. Essa inovação disruptiva de IA nos negócios aliviará a necessidade de humanos na interação com o cliente, reduzindo os custos comerciais e melhorando exponencialmente a acessibilidade ao atendimento ao cliente e à experiência de conversação.
Habilidades essencialmente humanas
No entanto, a IA não pode fazer tudo pois há habilidades interpessoais que são essencialmente humanas — como inteligência emocional e criatividade. Os gestores continuam sendo essenciais para identificar os pontos fortes e fracos de seus colaboradores, bem como para criar equipes fortes e ajudá-los a lidar com desafios inerentes aos negócios.
Natalia Martins
Empresária
Natalia Martins é fundadora da Natalia Beauty & Academy (NBA), um estúdio e escola de micropigmentação localizado em São Paulo