Por favor, aprenda a lição!

Por favor, aprenda a lição!

Problemas, doenças e inimigos são grandes mestres quando sabemos escutar suas orientações.

Muitas pessoas, quando estão diante de dificuldades, mergulham em uma depressão e se sentem eternas vítimas. Sentem-se injustiçadas por tudo e por todos. Ficam revoltadas por estar passando por dificuldades e perdem a oportunidade de aprender com esse desafio e crescer.

A única maneira de aproveitar uma dificuldade para crescer é analisar os avisos que esses problemas estão nos enviando e usá-los para fazer uma reformulação completa em nossa vida.
Por favor, se você está vivendo um problema, não olhe para fora de si mesmo procurando a causa. Não tente se iludir de que o outro é a fonte dos seus problemas. Perceba que esse problema está procurando lhe dar uma lição. Aproveite esse aviso para crescer!

Boa parte das pessoas cujas empresas quebraram num passado distante simplesmente afirma: “Quebrei por causa do Plano Collor”. Mas será que essa foi realmente a causa da falência? Por que a maioria das empresas não quebrou?

Claro que as bobagens daquela equipe econômica foram catastróficas, mas certamente elas não originaram todos os dramas. Essa é uma boa justificativa, mas não é a verdadeira causa dos problemas das pessoas que usam essa desculpa.

Elas vão dizer que depois do Plano Collor não conseguiram se recuperar, mas na maioria das vezes a situação dessas pessoas já era crítica antes dele e, além disso, após as dificuldades daquela época, tiveram outras chances que não souberam aproveitar.

Para elas, a maior perda não foi a empresa, e sim a oportunidade de repensar se suas competências evoluíram com as mudanças do mundo dos negócios.

Um problema sempre guarda uma lição, e aprender essa lição compensa todos os sofrimentos que as dificuldades podem nos trazer! Crescer com essa lição é a única forma de tirar partido do sofrimento que um problema nos causou.

Quando aprendemos uma lição, todo o sofrimento serviu para algo maior. Quem não aprende a lição dessa dificuldade, porém, perde a maior riqueza que um problema nos traz, que é a oportunidade de crescer. Quando não evoluímos, os problemas só nos criam mais amargura no coração.

Mas existe algo ainda pior: quando não cuidamos das causas, os mesmos problemas sempre voltam. De outra forma, provavelmente, mas provocando a mesma angústia que enfrentamos anteriormente. Quando a pessoa consciente repete uma situação do passado, percebe que vai fazer a mesma viagem, mas em um ônibus diferente. Trocou de marido, mas é simplesmente mais um alcoólatra na sua vida.

O problema é como um professor muito crítico, que cobra o melhor desempenho do seu aluno. A diferença é que, se você não aprender a lição com o primeiro professor, logo virá um substituto mais bravo e agressivo. Essa talvez seja uma das grandes lições da vida: quando não enfrentamos um problema nem o resolvemos direito, certamente iremos reencontrá-lo muito maior mais adiante.

Na Índia os mestres sempre dizem: os problemas são despertadores que tentam acordar as pessoas para a vida. Aproveite para acordar logo, antes que o próximo despertador faça mais barulho. Pense nisso. E, por favor, aprenda a lição!

 

 


Roberto Shinyashiki

Escritor, médico psiquiatra, palestrante e empresário

Date

08 Março 2023

Tags

Colunistas, Roberto Shinyashiki

A Revista Perfil traz em suas páginas,
o retrato da trajetória das personalidades
locais, estaduais, nacionais e internacionais.
Pessoas que fizeram e fazem a diferença.

Somos um ecossistema de Comunicação e Networking!

Entre em contato

Revista Perfil

- +55 (54) 9 9127 8697
 

Search