O que é um ecossistema de negócios?

O que é um ecossistema de negócios?

Um ecossistema de negócios é a rede de organizações - incluindo fornecedores, distribuidores, clientes, concorrentes e assim por diante - envolvidas na entrega de um produto ou serviço específico por meio de competição e cooperação.
A ideia é que cada entidade do ecossistema afeta e é afetada pelas demais, criando uma relação em constante evolução na qual cada entidade deve ser flexível e adaptável para sobreviver como em um ecossistema biológico.

Muito parecido com os ecossistemas da vida real, um ecossistema de negócios é a rede de organizações que cumpre um papel específico de contribuir para o sucesso geral de um sistema. Portanto, cada entidade no ecossistema está direta ou indiretamente conectada uma à outra e afeta uma à outra, criando continuamente um relacionamento de evolução entre si. Eles são baseados em uma estrutura robusta, que permite às entidades serem flexíveis e adaptáveis ​​para sobreviver no mercado competitivo.

Fazer parte de um ecossistema de negócios fornece mecanismos para alavancar a tecnologia, alcançar a excelência em pesquisa e competência comercial, competir de forma eficaz com outras empresas impulsionando novas colaborações para enfrentar os crescentes desafios sociais e ambientais, aproveitar a criatividade e a inovação para reduzir o custo de produção ou permitir que os membros alcancem novos clientes, acelerar o processo de aprendizagem para colaborar e compartilhar ideias, habilidades, experiência e conhecimento de forma eficaz.

É por essas razões que, no mundo dos negócios em rápida mudança de hoje, uma empresa pode criar seu próprio ecossistema ou encontrar uma forma de ingressar em um ecossistema existente.

Existem diferentes tipos de modelos de ecossistema de negócios. A categorização pode ser baseada na estrutura, propósito, fatores de sucesso, mecanismos de criação de valor, etc. Além disso, o ambiente de negócios pode ser local ou operar em uma pequena comunidade, ou global, com foco no mercado mundial. Eles são divididos em ecossistemas de macro e micro negócios. A primeira é creditada ao ecossistema constituído pela reunião de entidades com interesses semelhantes. Por outro lado, o último representa uma imagem de todo o sistema em toda a empresa.

Existem muitas maneiras de construir um ecossistema de negócios bem-sucedido e participar da expansão dos já existentes, como:
Estratégia de longo prazo: existem algumas organizações que criam seus próprios ecossistemas mais amplos com suas estratégias incorporadas à sua visão e a sua missão. Organizações como essas se esforçam para implementar procedimentos para criar um sistema mais amplo que gira em torno de seus negócios e crescimento sustentável, como é o caso do Natalia Beauty Group que tem um ecossistema criado por mim há muitos anos, antes mesmo de ser batizado de ecossistema.

Encontre aquele vazio para preencher: uma vez que a estratégia é incorporada ao programa de ecossistema, é hora de debater sobre as oportunidades potenciais. Aqui, toda organização precisa entender por que está administrando o negócio e para quem.

Encontre o propósito: reconheça o propósito de todo o exercício, por que uma empresa deseja construir ou ingressar em um ecossistema em primeiro lugar? Seja para facilitar a vida dos clientes ou atrair a atenção de novos clientes, as empresas podem explorar três modelos:
O primeiro é o modelo de aquisição em que as organizações compram outras empresas para ampliar seu alcance de atividades e diversificar seu portfólio.
O segundo é o modelo de colaboração, onde as entidades podem fazer parceria com outras empresas para lançar serviços e produtos que estão oferecendo.
O terceiro é o modelo de investimento, onde a empresa pode investir em pequenos players do setor.

Pela minha experiência no empreendedorismo, acredito que os ecossistemas como um conceito não vieram apenas para ficar, mas são formas escaláveis ​​de alcançar e envolver as partes interessadas para quebrar o paradigma, criar sinergia real, e idealizar o crescimento do negócio.
Em outras palavras: eles são uma maneira valiosa de pensar sobre as relações informais frequentemente encontradas entre diferentes empresas e seus clientes, que permitem a criação significativa de valor.


Natalia Martins

Empresária - Natalia Martins é fundadora da Natalia Beauty & Academy (NBA), um estúdio e escola de micropigmentação localizado em São Paulo

Foto @marcospbduarte
Direção @oalemonteiro

Date

08 Março 2023

Tags

Colunistas, Natalia Martins

A Revista Perfil traz em suas páginas,
o retrato da trajetória das personalidades
locais, estaduais, nacionais e internacionais.
Pessoas que fizeram e fazem a diferença.

Somos um ecossistema de Comunicação e Networking!

Entre em contato

Revista Perfil

- +55 (54) 9 9127 8697
 

Search