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Perfil Cases

Entrevista com Moacir Muniz

Identificar e prospectar clientes em potencial para desenvolver novos negócios, a fim de atender suas necessidades e garantir a satisfação.

Planejar estratégias de vendas e realizar o mapeamento de oportunidades para alcance das metas e objetivos da empresa.

O executivo comercial Moacir Muniz, profissional com larga experiência em grandes negócios é o nosso entrevistado no PERFIL MUNDO DOS NEGÓCIOS desta edição.

Moacir fala sobre a sua ascensão como executivo, compartilha a importância da autoridade no mundo corporativo e enaltece seu posicionamento quando falamos de imagem.


Fale sobre sua infância e princípios.
Gosto sempre de colocar que tudo tem um começo, e o meu foi bem simples. Minha família é natural do oeste do estado de Santa Catarina, região onde nasci e vivi o início da minha infância. Meus pais, na época, eram agricultores e trabalhavam no plantio e cultivo do fumo e apesar de pouco lembrar dessa fase, as coisas que mais me marcaram foram a união e a vida simples com poucas preocupações.


Cerca de cinco anos depois, meus pais, por influência de outros familiares, deixaram a vida no campo para se desafiar na cidade, onde as oportunidades eram até melhores, mas para quem tinha estudo e estava disposto a sacrificar o tempo para trabalhar. Mesmo minha infância tendo simplicidade, nunca faltou nada, sempre estudei em escola pública, e logo que as coisas começaram a fazer sentido para mim, eu busquei ser alguém melhor, me desafiar. Muitas vezes me via inconformado com as mais diversas situações da vida, e sempre uma voz interior me motivava a buscar algo a mais, mesmo não sabendo o quê.

Mas certas coisas eu já sabia que não queria pra minha vida. Me formei em escola pública e busquei conhecimento na faculdade de administração, onde as oportunidades começaram a surgir.

Seu perfil como executivo retrata um amplo leque de atividades que foi construído ao longo do tempo. Quem o ajudou ou orientou e quais foram as principais etapas nesta jornada?
Na minha jornada de descoberta e aprendizado, muitas das coisas, como a grande maioria diz: aprendi na dor, errando mesmo.

No entanto, se destacam alguns protagonistas nessa história. Minha primeira memória de quem contribuiu muito pra isso foi uma das minhas primeiras professoras. Na época em que nos mudamos eu tive um grave acidente no qual boa parte do meu corpo foi queimado e uma das minhas professoras do ensino fundamental foi por diversas vezes me ajudar, até mesmo no hospital para que eu não perdesse o ano letivo. Depois tive vários outros professores e empregadores nos quais sempre busquei entregar meu melhor, mesmo que ainda em construção de seus negócios eu nunca tive medo de encarar esses desafios e a vida de frente.

Nessa Jornada todas as pessoas contribuíram de alguma forma, mas minha família foi o alicerce que sempre me apoiou, mesmo quando eu quebrei, onde as decisões não foram tão assertivas, eles nunca condenaram. Hoje compreendoque, as viradas de chaves acontecem quando você busca o conhecimento, entende e consegue colocá-lo em prática, por isso a faculdade de Administração, diversos cursos, formações e imersões foram determinantes para construção das próximas etapas.

Fala-se muito de “DefiningMoments” que, além dos mentores, costumam provocar os saltos qualitativos e quantitativos da trajetória pessoal, profissional e empresarial. Pode nos relatar alguns?
Tenho diversos momentos desses, porque considero muito qualquer avanço, uma vitória, mas o que mais se destaca é a minha última experiência a frente do Grupo JFC de 2015 até 2020.

Entre idas e vindas, foi a fase da minha vida em que mais trabalhei e me desenvolvi como pessoa e profissional. Aprendi diversas habilidades, conheci inúmeras pessoas e tive participação em diversos projetos. Foi onde realmente me destaquei. O grupo proporcionava muito desenvolvimento e por estar em um cargo de gestão na época, os desafios eram diários.

No entanto assim como muitos outros mercados esse foi um negócio que sofreu bastante com a pandemia. No final de 2020 ocorreu o meu maior “DefiningMoment”, quando aceitei o convite da NeubauenGroup para contribuir com seus desafios de marketing e vendas. Foi então que em inacreditáveis 12 meses obtive mais de 1000% de crescimento, indicadores que até então jamais havia experiencia do. Por isso reconheço com toda certeza, sendo a maior decisão da minha carreira, que me proporcionou uma performance muito além do que o próprio mercado tem.

Seu posicionamento estratégico tem trazido inúmeros resultados financeiros para a empresa na qual atua. Como manter essa alta performance num mercado tão competitivo?
Hoje eu gero valor na vida das pessoas, um dos meus propósitos também é compartilhar meu conhecimento e mostrar o caminho de quem busca trabalhar em uma esfera de alta performance comercial. Uma das chaves para se manter em alta, independe da complexidade do mercado, é se manter atualizado. O conhecimento é mutável, quando você acha que sabe tudo, tudo já evoluiu e você precisa estar atento a isso, pois ele te permite estar em diferentes ambientes e ter assunto com todos. Na sequência o networking, as relações que se criam, com quem você se conectasse e essas pessoas contribuem pro seu propósito.

Em resumo eu sempre trago essa reflexão, vocês já devem ter ouvido falar: Somos a médias das cinco pessoas que mais convivemos. Nessa equação vou além, porque entendi que pra se manter em alta performance e entregar resultados maiores você precisa estar conectado em cinco ambientes que te proporcionam desenvolvimento contínuo e que te inspiram a conhecer pessoas novas de outros círculos, lugares onde as ideias sejam sinérgicas. Outro detalhe são os cinco conteúdos, nos quais você busca as informações, que tipo de material consome diariamente, e é claro, os cinco negócios que te inspiram ou que você pode buscar mais conhecimento relacionado.

Vender é uma ciência, se você dedicar um tempo para estudar seu mercado, consumir conteúdos de qualidade e espelhar ações que você se identifica logo se tornará uma autoridade.

Como usa as estratégias de comunicação - mundo digital, mídias sociais, tecnologia - para obter resultados para seu negócio?

Nós vivemos a era do digital, hoje se seu negócio não está na internet, você está anônimo ao mercado. Hoje, em nossos negócios atuamos 100% em uma estratégia digital, onde também construímos experiências com base no tradicional.

Entendemos que o novo padrão de consumo está muito mais online do que podemos imaginar, é só fazer uma análise de quanto tempo passamos com nosso smartphone na mão ou a quantidade de informação que consumimos em inúmeras plataformas digitais.

Atuamos com diversos profissionais, especialistas em gestão de trafego pago e social media, que são exemplos de profissões muito estratégicas no mundo digital. Buscamos explorar ao máximo essas plataformas que são como seres vivos, sofrem mutações todos os dias, então, é muito fácil você ficar desatualizado rapidamente, entendemos esses movimentos e estamos indo de encontro a criar cada vez mais uma estratégia de comunicação digital eficiente.

Qual a importância do networking e as novas conexões para seu negócio?
Hoje atuo diariamente na construção de novos parceiros e conexões que gerem resultados, somos força com vários grupos de empresários que entendem o poder da informação e da interação nesse meio executivo. Compreendo que, se hoje, você não está conectado com novas ideias, até de mercados adversos aos seus, você acaba fechando muitas portas.

Tem uma literatura que diz: “Não importa o que as pessoas compram, elas sempre vão comprar de amigos”. Novas conexões e networking são estratégias para abrir novos horizontes. Muitas vezes o desafio que você está tendo, já foi superado por outro parceiro de negócios que pode contribuir na sua escalada.

O que você diria para quem está começando agora no universo de vendas e pretende evoluir para uma escala comercial executiva?
Não importa o que você faça a primeira pergunta que deve fazer sentido pra você é: “eu realmente acredito na solução, produto ou serviço que estou vendendo?” Se essa reposta for não, vai fazer outra coisa. Se conectar com seu propósito é tão poderoso, que se a afirmação for contrária, você acreditar no que faz e fazer isso com uma meta de entusiasmo sem precedentes, perceberá o quão poderoso é.

Em resumo se você está começando agora a vender, entenda isso, acredite no que você está proporcionando para as pessoas, e fale a verdade, eu sei que todo mercado tem seus pontos fortes e pontos a melhorar, pegue esses pontos que não são tão positivos dentro do negócio que você está hoje e faça disso uma fortaleza. Vender é uma ciência, se você dedicar um tempo para estudar seu mercado, consumir conteúdos de qualidade e espelhar ações que você se identifica logo se tornará uma autoridade.


Como você bem disse, “profissionais de alta performance acabam influenciando outros”, hoje você tem algum projeto nos quais pessoas com esse propósito de crescimento podem acessar?
Sim. Uma chave que virou nesse processo foi a de compartilhar conhecimento. Segundo estudos, nós aprendemos até 90% a mais quando estamos ensinando algo para alguém. Hoje uma maneira de manter a régua de aprendizado alta é proporcionar a outras pessoas as ferramentas e as chaves que fizeram sentido para meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Junto com meu time formamos um conteúdo que, na sua grande maioria, é compartilhado de maneira gratuita, mas para aquele perfil mais arrojado temos propostas de eventos/Palestras e até mentorias especificas, caso a caso para lapidar ferramentas e aprimorar processos.

Costumo dizer que esse é um processo baseado em ferramentas e conteúdos que fizeram sentido na minha jornada, terão aqueles que podem se identificar e outros que não fará sentido algum. Hoje eu busco entender e respeitar esse time nas mais diferentes pessoas que buscam aprendizado.

 Hoje eu gero valor na vida das pessoas, um dos meus propósitos também é compartilhar meu conhecimento e mostrar o caminho de quem busca trabalhar em uma esfera de alta performance comercial.

 

 

 

Fotos: Camilla Carniel
@moa_muniz 


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