ptendees

Perfil Cases

Entrevista com Joice Spengler, CEO da Joice Spengler Home

Se depender do exemplo delas, vai ser cada vez mais comum encontrar mulheres empreendendo e fomentando negócios.

Com uma veia empreendedora e comercial, a empresária Joice Spengler, recentemente inaugurou a loja de móveis que leva seu nome, Joice Spengler Home.
Em entrevista a Perfil, Joice Spengler fala sobre a sua jornada profissional, como optou por se especializar em móveis e decorações, evidencia o seu novo empreendimento com todos os seus diferenciais.

Como foi a sua infância e a que atribui a formação dos seus princípios?
Comecei a trabalhar muito cedo. Meu pai sempre foi comerciante e desde muito nova me comunicava com os clientes. Aos 12 anos batia metas vendendo “Contém 1g” na vizinhança. E, quando completei 13 anos minha família passava por uma forte crise financeira e eu não queria parar de estudar no colégio particular que estudava.

Então, me candidatei a assistente de biblioteca e fui aceita. Trabalhei por todo ensino médio. Confesso que não foi fácil, pois estudava meio período e trabalhava outro.

Mas sou imensamente grata a todos os meus mestres e tenho certeza que tive os melhores. Nunca fui uma aluna super estudiosa, nem a melhor da turma, mas com certeza a que mais conversava.

Com 17 anos me formei no Ensino médio, saí do Rio Grande do Sul e fui morar em Florianópolis.

Lembro que não entendia nada que eles falavam com sotaque manezinho e nem sabia andar de elevador. Mais tarde me estabeleci em Balneário Camboriú onde estou há mais de 18 anos. Cursei administração com ênfase em marketing e atualmente estou cursando design de interiores na Univali – Universidade do Vale do Itajaí.

Como foi a sua escolha pela área de móveis soltos e design?
Estou há mais de dez anos na área. Fui sócia de um escritório de arquitetura por sete anos, comandando a área comercial.

Por participar das obras, de todas as definições e várias feiras do setor moveleiro, obtive um vasto conhecimento de produtos. Em 2016 comecei a vender moveis por catalogo e me apaixonei. No final de 2020 achei que era o momento de me desligar do escritório de arquitetura e seguir somente nas vendas. Foi o que aconteceu e estou me realizando. Venho firmando parcerias com arquitetos e designers, trazendo soluções e novos produtos para seus projetos.

De acordo com os dados do SEBRAE 2021, são cerca de 9,3 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, que representam 34% de todos os donos de empresas do país. Essas analises mostram que as mulheres empreendedoras são mais jovens e têm um nível de escolaridade 16% superior comparada aos homens. Como resolveu empreender nesse segmento?
Os olhares nunca estiveram tão voltados para incentivar mulheres a assumir papéis de destaque no empreendedorismo. Penso que as mulheres devem ser protagonistas de suas vidas.

Os últimos anos transformaram hábitos, comportamentos, prioridades e sonhos. Diante do isolamento social, a relação com o próprio espaço também mudou, e as casas – que são sinônimo de segurança e aconchego, ganharam mais valor. Pensando nisso e no forte desenvolvimento de Balneário na construção civil, era o momento certo para empreender e abrir as portas da Joice Spengler Home.

Quais os diferencias da Joice Spengler Home?
Acreditamos na valorização do design brasileiro e no bem morar. Estamos sempre a procura de peças e coleções exclusivas, que são minunciosamente selecionadas, e claro, sempre priorizando a qualidade e a sofisticação. A Joice Spengler Home traz soluções para profissionais da área de arquitetura e design.

Oferecemos atendimento técnico e especializado para definição de produtos, também disponibilizamos, com agendamento prévio, de espaço para que recebam seus clientes e ou apresentem seus projetos.

O que sempre funciona bem em qualquer projeto de interiores?
Penso que o projeto de interiores é a etapa que você vai realizar seus sonhos, para que a sua casa fique com seu estilo e do jeitinho que você sempre imaginou.

Então, o que funciona bem e ao meu ver é primordial, é você mesmo entender qual é a sua necessidade e de sua família. Pensar nos detalhes, na funcionalidade e no conforto. Porque cada família é única.

E para quem vai construir, mobiliar seu novo apartamento, ou seja, começar um novo lar do zero, qual dica você daria?
Prezo muito pela funcionalidade dos espaços. Então, minha dica seria pensar bem nas necessidades da família, na funcionalidade, lembrar dos seus sonhos e dos seus anseios com muita atenção e carinho e, então passar todas essas expectativas a um profissional.

Acredito que os profissionais de arquitetura e design estão capacitados para trazer o melhor resultado desde aproveitamento de espaços, definição de mobiliário e sem falar na gestão de custos.

Sua loja fica localizada em Balneário Camboriú, uma cidade turística no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil que é conhecida pelos grandes edifícios e pelas belíssimas praias. Recentemente, com o alargamento da faixa de areia, tem se destacado e obteve uma supervalorização nos imóveis. Na sua visão, como é morar e empreender em Balneário Camboriú?
Exato, após a conclusão do alargamento da faixa de areia Balneário Camboriú está comemorando os efeitos econômicos, principalmente a valorização dos imóveis.

O que acaba respingando em todos os setores. Não é segredo pra ninguém que Balneário Camboriú é procurada tanto nacionalmente quanto internacionalmente por pessoas que buscam por qualidade de vida e acabam empreendendo aqui, porque além de belíssimas praias, temos uma cidade desenvolvida, com boa infra estrutura, bons restaurantes, lojas, shoppings...

Empreender é uma atividade que demanda muito planejamento, visão e foco, independente do lugar que você esteja. É necessário ter conhecimento do setor que está apostando e acreditar no que faz.

 

 

 

 

 

Fotos: Camilla Carniel


Perfil Business Case Mulher

 

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br