Perfil Cases

AME - Referência em cuidados domiciliares e hospitalares

Os atendimentos, cuidados residenciais e hospitalares ganharam espaço no mercado brasileiro há aproximadamente duas décadas.

O impulsionamento do atendimento em assistência domiciliar tem como um dos principais motivos o envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida. No entanto, não se trata só de atendimento exclusivo para a população idosa, esse serviço atende pacientes de diversas idades, gêneros e complexidades, em áreas como fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, internação domiciliar, entre outras. Nesta edição a Perfil conversou com as Sócias-Proprietárias da AME, Cuidados Residenciais e Hospitalares.

Como surgiu a AME?
Somos três enfermeiras e sempre buscamos empreender na área da saúde. Observamos a falta de uma referência em cuidados domiciliares e hospitalares em nossa região, principalmente devido à demanda e procura por profissionais qualificados.

Inicialmente a Morgana e a Andreia amadureceram a ideia e procuraram a Elizabete, por já ter experiência em home care. Já em nossa primeira reunião sentimos que os nossos objetivos eram os mesmos: trazer qualidade e comprometimento no cuidado. A partir daí iniciamos nosso projeto, identidade visual, divulgações, e iniciamos nossos atendimentos. Somos as três enfermeiras Andreia, Morgana e Elizabete, juntamos nossas iniciais e aí surgiu o nome da nossa empresa AME!

Morgana

Formação da equipe multidisciplinar e estrutura especializada.
Nossa empresa conta com colaboradores médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e cuidadores. Prestamos o serviço de acordo com a necessidade de cada cliente. Inicialmente nós enfermeiras, avaliamos o paciente e a demanda necessária, qual a criticidade e os cuidados necessários, também observamos quais são as expectativas e necessidades da família em relação ao cuidado, então após esta analise definimos qual profissional é o mais adequado e irá prestar o cuidado.

Andréia

Área de atuação regional.
Observamos que em Tapejara e região não há empresas especializadas e estruturadas que propõe o cuidado ao qual a AME se dispõe a realizar. Nossa empresa é comprometida com família e com o paciente em todas as suas necessidades. Pensamos primeiramente em atuar em Tapejara e Sananduva, também ofertamos para cidades próximas.

Elizabete

Na área de atuação, quais são as principais demandas no Home Care?
A nossa maior demanda é em cuidados domiciliares, onde o familiar nos contrata para prestar serviço por um determinado tempo no conforto do seu lar. Também realizamos cuidados intra-hospitalares e administração de medicações no domicílio, conforme prescrição médica. Essas são as demandas mais procuradas.

O Atendimento Domiciliar contribui para um tratamento mais humanizado, já que o paciente estará em sua casa e com sua família 24 horas por dia, diferentemente do ambiente hospitalar? 
O atendimento domiciliar promove a humanização do tratamento possibilitando maior proximidade entre paciente e familiares. O contato entre paciente, familiares e profissionais de saúde torna possível analisar melhor os fatores que influenciam no tratamento e melhora na qualidade e recuperação do paciente.

Do ponto de vista da enfermagem, quais os benefícios, para o paciente, em realizar o tratamento em casa?
O atendimento a domicílio promove uma assistência personalizada, humanizada e individualizada, humanização do tratamento, tranquilidade e conforto em ser atendido em sua casa, autonomia do paciente, maior oportunidade de retorno aos hábitos e rotina (auxiliando na recuperação), iniciativas de promoção à saúde (higiene e nutrição), diminui o estresse e insegurança do paciente, assim como os riscos de infecções e complicações hospitalares.

De uma maneira geral, do que os pacientes mais precisam?
Além dos cuidados básicos necessários, geralmente esses pacientes precisam de uma atenção humanizada com ações que promovam sua independência e organização de sua rotina que permita a prevenção, promoção e proteção da saúde.

“Os pacientes precisam de uma atenção humanizada com ações que promovam sua independência e organização de sua rotina que permita à prevenção, promoção e proteção da saúde.”

 


Fotos: Eduardo Canali
Locação: Loja Dellaza Móveis Planejados

AME Cuidados - Residencial e Hospitalar
@amecuidadosrs
(54) 9 9142-5616

 

 


Perfil Business Case

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br