Perfil Cases

Empresa Peroni Capas e Revestimentos, Zelmir Peroni e Carine Peroni

CAFÉ COM O EMPREENDEDOR

Peroni Capas e Revestimentos
“Buscamos trabalhar de maneira sustentável, sempre com qualidade e inovação em nossos produtos.”

Nesta edição do Café com o Empreendedor, a Perfil conversou com os proprietários da empresa Peroni Capas e Revestimentos, Zelmir Peroni e Carine Peroni. Com mais de 26 anos de atuação no mercado nacional. Uma empresa familiar que teve grande ascensão no mercado pela qualidade e diversificação de seus produtos.

Início da Peroni Capas e Revestimentos?
Zelmir Peroni, na década de 1990, percebeu uma oportunidade de produção de capas de bancos massageadores em outro estado, dessa maneira, resolveu empreender criando, em 1995 a Peroni e Peroni. Em 2003, após estudos e testes a empresa passou a produzir capas automotivas em nylon e tecido de poliéster ampliando assim sua gama de produtos. Após alguns anos a empresa sentiu a necessidade de ampliar seu espaço de produção e diante disso realizou um investimento mobiliário, mudando-se da antiga sede onde atuou durante aproximadamente 17 anos para sua sala própria. Sempre motivada pela inovação e pela busca constante de novos mercados, em 2011 a empresa lançou a marca "AutoTop Acessórios Automotivos", agregando uma variada linha de produtos. E, a partir de 2012, a empresa passou a investir em da linha agrícola, fabricando produtos como vedação, forração e tapete utilizados em cabinas agrícolas.


A Peroni atua há mais de 26 anos no mercado. Quais são os principais diferencias da empresa em sua área de atuação, produtos e serviços prestados?
A empresa busca trabalhar de maneira sustentável, sempre buscando qualidade e inovação em nossos produtos, aliado a um preço justo. E para isso, a Peroni busca constantemente inovar em seus produtos, estimulando um ambiente onde valha a pena inovar e compartilhar ideias. Com líderes justos, que procuram dialogar com a equipe para que possam juntos colher melhores resultados, proporcionando assim um ambiente de trabalho com maior qualidade de vida.

Quais são os principais clientes?
No setor automotivo nossos principais clientes são comerciantes ambulantes e varejistas de todo país, além de alguns autos centers, mas até o próximo ano pretendemos ampliar este setor visto o crescimento que teve nos últimos anos. Já na área agrícola nossos principais clientes são industrias de cabinas e reformas agrícolas na região.

São quase três décadas de atuação no mercado. Como a empresa planejou a sucessão familiar?
A sucessão ocorreu de maneira orgânica, já que desde cedo fui introduzida ao ambiente empresarial tendo tempo para me preparar para sucessão. E quando chegou o momento de tomar frente da empresa, eu já estava ambientada com a dinâmica empresarial e trazia junto comigo minha bagagem acadêmica, que me ajudou muito a atender questão mais teóricas para administrar de maneira sábia uma empresa com tantos anos de caminhada.

Como é composto o parque industrial da empresa e como a Peroni tem capacitado seus colaboradores, visto toda a inovação no setor automobilístico e agrícola?
A estrutura industrial é dividida entre corte, confecção (costura) e acabamentos (botão, abraçadeira e fita pek) trazendo assim uma melhor qualidade para cada peça, visto que são produzidas manualmente e passam pelo nosso controle de qualidade. Quanto à capacitação dos nossos colaboradores diante de um cenário inovador no mercado que atuamos, buscamos sempre as atualizações sobre novos modelos de capas e também materiais que irão trazer melhor qualidade e conforto ao nosso cliente.

Hoje o cuidado com o meio ambiente, regulamentações, normas e obtenção de certificação na área é de grande valia. Como a empresa atua com a gestão dos resíduos?
Com certeza o cuidado ambiental é muito necessário visto que são recursos finitos e devemos preserva-los. Desta maneira a gestão ambiental que praticamos é principalmente substituir materiais que possam prejudicar os trabalhadores e o meio ambiente, sempre com a finalidade de redução de resíduos e reaproveitamento de materiais, além disso buscar dar a destinação correta e seu devido tratamento.

Com tantos anos de experiência à frente da empresa, como manter o equilíbrio entre trabalho e família quando há esta ligação?
Nas palavras de Zelmir, o segredo está em deixar os problemas da empresa na empresa para assim quando estiver com a família poder aproveitar os momentos juntos. “A família sempre foi muito importante para mim, ter momentos de descanso e de privacidade com eles foi e é essencial. Ter a fonte de renda também é muito importante, porém não se pode deixar de lado aqueles que nos dão apoio e que se preocupam com nós, por isso é necessário manter este equilíbrio.”

 

 


Fotos: Paulo Henrique Fotografia

 

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br