Perfil Cases

PERFIL BUSINESS CASE MULHER | ROSI ARGENTA

“O princípio que rege meu trabalho é acreditar que cada pessoa é única, que preciso respeitar sua individualidade, o estilo pode ser lapidado, mas a base sempre será sua individualidade.”

Déesse Atelier

Mulheres empreendedoras que nos inspiram!
Se depender do exemplo delas, vai ser cada vez mais comum encontrar mulheres empreendedoras administrando grandes negócios.
Nesta edição do Perfil Business Case Mulher a Perfil entrevistou a Empresária Rosi Argenta. Com uma vasta experiência na área, Rosi evidencia sua paixão pela moda e a arte da inovação no seguimento.


Sua formação e princípios.
Formada em RH, especialização em educação profissionalizante na área de moda e gestão. O princípio que rege meu trabalho é acreditar que cada pessoa é única, que preciso respeitar sua individualidade, o estilo pode ser lapidado, mas a base sempre será sua individualidade.

Como iniciou a sua relação com a moda?
A credito que seja inato, embora eu vivesse num ambiente que não tinha nenhuma referência com o mundo da moda, desde criança, eu observava detalhes que passavam despercebidos aos olhos da grande maioria das pessoas, isso me instigava a decifrar essas minúcias, eu já me questionava o porque de algumas vestimentas e combinações ficarem tão harmoniosas e outras desfavorecerem tanto o visual, na minha mente de criança “por quê essa costura está tão estranha” ou “como pode uma pessoa ficar tão baixinha só por causa da roupa que está usando.”

Resumindo, aos quatorze anos fui em busca do primeiro curso na área de moda e costura, eu queria entender esses pormenores que chamavam tanto minha atenção, me apaixonei e nunca mais parei de trabalhar na área e sempre que tenho oportunidade mergulho em novos estudos para agregar mais conhecimento.

Sabemos que tem uma relação com o SENAC, como foi esta experiência?
Trabalhei por seis anos no SENAC, como professora nas áreas de gestão e moda. Foi uma experiência incrível, tínhamos certificação ISSO 9000 e Troféu Prata no PGQP. Para alcançar as metas os treinamentos e avaliações de desempenho eram constantes, fazer parte desse processo propiciou que todo o estudo e as experiências que eu tinha agregado ao longo da minha vida, tomassem um formato mais consistente e com muito mais profissionalismo, foi nesse momento que desenvolvi a visão do todo que envolve o mundo da moda.

Em muitos anos de atuação na área da moda, como profissional e como docente. Quais as principais dificuldades enfrentadas pelas alunas que desejam empreender?
Quando se fala de moda, geralmente o que vem à mente são as tendências, porém o mundo da moda envolve muitas particularidades e diferentes profissionais que atuam nele. A maior dificuldade que eu percebi é que os alunos precisam entender todo o processo envolvido e principalmente descobrir qual o campo de maior afinidade para se aprofundar e se especializar, isso demanda tempo e foco e infelizmente as pessoas desistem no caminho, por não entenderem que por trás de todo o glamour da mídia existe um trabalho sério e árduo que precisa ser realizado.

De onde vêm as tendências? Qual é o processo do estudo ao lançamento?
A moda é um movimento de mercado que está conectado com o todo da humanidade, as tendências são um reflexo do momento que o mundo vive.


Como as tendências se encaixam nessa forma de consumo mais sustentável que está crescendo?
Aqui complementamos e explicamos a resposta anterior, o mundo vivia num clima de ostentação e consumismo, com o advento “pandemia” veio a escassez e o isolamento, foi necessário repensar o consumo, as tendências trouxeram cores que remetem ao ambiente familiar, ao aconchego e ligação com a natureza. A moda em si trouxe uma proposta onde as vestimentas tenham maior versatilidade, sai o “não repetir roupa” e surgem “roupas dinâmicas e usáveis por muito mais tempo” essa proposta diminui o consumismo e se alia à sustentabilidade.

Conte-nos sobre este novo momento do seu Atelier.
Neste novo momento o atelier traz consigo uma estrutura física capaz de comportar a confecção sob medida, as consultorias na área de dress code pessoal e profissional, análise de biótipo para harmonização de medidas através da vestimenta e acessórios, consultoria para noivas com foco na harmonia no altar através das cores.

Com suas experiências no mundo do empreendedorismo e business. Quais as dicas para as mulheres que almejam se tornar empreendedoras de sucesso?
Estudo, comprometimento e metas. Estudo porque empreender precisa de técnica, conhecimento e habilidade, o mercado não comporta mais amadorismo. Comprometimento é a base que dará suporte nos momentos difíceis e de incertezas. Metas, elas são essenciais para alcançar os objetivos, coloque metas claras com prazos definidos e quais os caminhos precisa percorrer, somente assim pode-se alcançar o tão almejado sucesso profissional.

 

 


Fotos: Jota Junior

 

 

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br