Perfil Cases

Entrevista com a Cirurgiã Dentista Deisi Mazutti

Devolver a autoestima, transformar o sorriso de quem não consegue sorrir, garantir não apenas a funcionalidade, mas também a estética dental e facial.

Essas são algumas das funções da Odontologia. E nesta edição do Perfil Business Case World, conversamos com a Cirurgiã Dentista Deisi Mazutti, que evidencia suas especialidades nessa profissão.

Sua formação e especialidades.
Sou Graduada pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo – UPF, Especialista em Endodontia pelo Centro de Estudos Odontológicos Meridionais – CEOM, Habilitada em Harmonização Orofacial pelo Instituto Transformando Faces Dr. Igor Costa Alves - BH e Instituto Tereza Scardua – SP, além de Cursos de Atualização em Estética Dental e em Prótese Fixa.

Quem a incentivou a atuar nesta área?
Então, na verdade eu sabia que queria atuar na área da saúde, mas não sabia exatamente em qual. Meu primeiro contato com a Odontologia foi aos 15 anos quando acabei auxiliando alguns dentistas na secretaria de saúde em que trabalhei. Desde então, a odontologia passou a ser uma das minhas primeiras opções.

Quando minha irmã se formou, também em Odontologia, encontrou algumas dificuldades e notando isso cheguei a cursar um ano de fisioterapia, mas depois acabei fazendo vestibular e mudando pra Odontologia, porque era mesmo o que eu queria pra minha vida profissional. Agradeço muito aos meus pais pelo incentivo e por terem abdicado de muitas coisas para que eu pudesse alcançar a formatura, e também a minha irmã por toda a ajuda e parceria durante e após a graduação, sem o apoio deles eu não estaria onde estou hoje.

A odontologia, nos últimos anos, teve um avanço significativo. Como você vê esta ascensão?
Assim como a Medicina, a Odontologia vem num avanço tecnológico muito grande, isso é muito importante para conseguirmos tratamentos cada vez mais eficazes e realmente reabilitadores, não só esteticamente como também melhorando muito a função mastigatória dos pacientes que por anos sofreram com a mutilação de extrações por muitas vezes desnecessárias.

Para isso precisamos estar sempre atualizados e em constante evolução, por isso nossa Equipe procura sempre os melhores cursos, com os profissionais mais renomados em cada área da Odontologia. É preciso atender o paciente como um todo, da melhor maneira e menos traumática possível.

Como você vê a inserção da odontologia na harmonização orofacial?
A Harmonização Facial é uma área nova na Odontologia, que vem ganhando espaço e muita força com tratamentos diferenciados.

Temos grande conhecimento da anatomia da face, o que nos possibilita analisar se os problemas ou queixas dos pacientes são de ordem estética apenas ou se têm relação com falta de suporte dentário ou ósseo, que pode ser corrigida com outras áreas da Odontologia como a Ortodontia, Dentística, Implantodontia e Prótese Dentária, com reabilitações e aumento da dimensão vertical da oclusão, por exemplo, o que já melhora a aparência do terço inferior da face de forma mais definitiva, necessitando assim de uma menor ou nenhuma intervenção de procedimentos estéticos.

Quais os procedimentos que realiza na área de harmonização orofacial?
Nessa área hoje, trabalho com aplicação de toxina botulínica (Botox), preenchimento facial com ácido hialurônico, lábios, mento (queixo), ângulo de mandíbula, sulco nasogeniano (bigode chinês), olheiras, malar, pela técnica do Dr. Igor Costa Alves, Hidrolifting que é uma técnica de preenchimento da testa com Duoblend (ácido hialurônico + bioestimulador de colágeno hidroxiapatita de cálcio) que foi desenvolvida pela Dra. Tereza Scardua, trabalho também com a técnica de tratamento de pele Protocoll, (procedimento que atua na melhora das manchas e marcas de expressão, melasma, cicatrizes de acne e flacidez da pele) que foi desenvolvida pela Dra. Valeria Dal Coll, e apenas quem faz o curso no Instituto Tereza Scardua pode realizar. Aplico também bioestimuladores de colágeno nas regiões da face e pescoço.

Quais são os principais cuidados que devemos ter ao realizar um procedimento de Harmonização Orofacial?
Bom, acho que um dos principais cuidados está na escolha do profissional, o qual deve ser habilitado e ter o conhecimento necessário para tratar não só a queixa do paciente, mas também algumas possíveis intercorrências.

Saber que tipo de material está sendo usado no procedimento, já teve na mídia, recentemente, notícia de profissionais aplicando PMMA ao invés de ácido hialurônico em preenchimentos, ocasionando problemas aos pacientes. E claro ter bom senso, tudo em excesso não é harmônico, então consulte um bom profissional e se informe bem sobre os procedimentos antes de realiza-los.

Na clínica onde você trabalha, quais profissionais atuam e em quais áreas da Odontologia?
Na Clínica Higia, atuamos praticamente em todas as áreas da Odontologia. Nosso maior foco é a integralidade no tratamento, estudando cada caso individualmente para devolver função, estética e saúde aos pacientes que confiam no nosso trabalho.

Eu atuo como clínica geral, atendimento infantil e sou especialista em Endodontia que é tratamento de canal, o qual realizo em sessão única, além de atuar na Harmonização é claro. Temos a Dra. Graziane Mazutti especialista em Dentística Estética e Prótese Dentária, Dra. Margarete Benvegnu especialista em Implantodontia, Dra. Suelen Ventorin Especialista em Odontologia Hospitalar, Laserterapia e DTM, Dr. Joao Fragomeni Stela e Dr. Everton Barbosa especialistas em Ortodontia, Dra. Fernanda Favaretto especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial e atua também nas partes cirúrgicas da Harmonização que são a Lipo Mecânica de papada, bichectomia e Lip Lifting.

É preciso atender o paciente como um todo, da melhor maneira e menos traumática possível.

 

 

 

 


Fotos: Jota Junior

Rua Julio de Castilhos 1617 sala 102 - Tapejara, RS
Fone: (54) 99625-8367
Deisi Mazutti
Inst: @deisimazutti


Perfil Business Case World

 

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br