Perfil Cases

Você sabia que todo profissional liberal é também autônomo?

Nos últimos anos, o número de novos negócios no Brasil tem aumentado significativamente.

O crescimento é verificado em quase todas as áreas, principalmente nas que oferecem produtos e serviços diferenciados ou personalizados. Você já deve ter ouvido falar de pessoas que abandonaram o emprego formal para se tornar profissionais liberais e alcançaram o sucesso. Ou então, de alguém que começou do zero e, hoje, é bem-sucedido.

Nesta edição do Perfil Business Case entrevistamos Luan dos Santos. Profissional autônomo que através das suas habilidades, inovação e atendimento diferenciado faz do seu negócio um belo exemplo a ser seguido. Atuando principalmente em construções de casas e edifícios. Confira!


Como surgiu a oportunidade de atuar como prestador de serviços na área hidráulica e elétrica?
Posso dizer que tudo começou muito cedo. Hoje, tenho muita gratidão pelo meu pai e minha mãe, que ensinaram o valor do trabalho para mim e meus irmãos.

Meu pai trabalha na área há muitos anos e não seria estranho para mim, ter aprendido essa profissão, a partir dos dez anos de idade. Eu e meu irmão estudávamos na parte da manhã e, à tarde, acompanhávamos o pai no serviço. Assim, comecei a aprender como funcionam as instalações elétricas e hidráulicas de uma casa. No começo, era mais alcançar as ferramentas, ajudar a levar os materiais e assim fui criando gosto pela profissão.

Com o passar dos anos, fui aprendendo a fazer as instalações elétricas e o encanamento também, aí percebi que era uma grande responsabilidade, porque estava ajudando a realizar o sonho das pessoas a ter sua casa, porque a parte elétrica e hidráulica é indispensável.

Agora, com todos esses anos de experiência e muito aprendizado na área, tenho uma profissão e busco sempre estar qualificado para atender aos clientes.


Quais são os serviços que você presta?
Como gosto de dizer aos clientes, vamos estar na sua obra desde o início até a conclusão. Toda a parte elétrica: entrada de energia (luz) monofásica, bifásica, trifásica. Instalação de eletrodutos internos e externos; instalação de circuitos eletrônicos em casas, prédios e indústrias. Instalação de tomadas, interruptores, painel ou fita de LED, lustres, refletores, sensor de presença, interfone, entre outros.

Na parte hidráulica, faço a entrada de água, incluindo o relógio, tubulações de água fria e quente. Tubulações para esgoto e água pluvial, além de tubulações de gás.
Instalação de vaso sanitário, chuveiro, balcão de banheiro, torneira elétrica, torneira de bancada, aquecedor elétrico, aquecedor a gás, banheira, caixa d’água, pressurizador, fogão a gás, máquina de lavar e outros.

Com o avanço da tecnologia, mudanças, novos equipamentos e ferramentas são utilizados na sua área de atuação. Como você tem buscado se atualizar neste mercado em constante ascensão e inovação?
Sempre busco estar informado com as mudanças do mercado, desde quando comecei a parte elétrica, fiz alguns cursos presenciais e EAD, porque o mundo muda muito rápido e na área de elétrica e hidráulica não é diferente. Procuro estar atualizado com os novos padrões, tanto em materiais como em ferramentas. Acredito que é algo indispensável na minha profissão.

Como é empreender para você nos dias de hoje?
Para um empreendedor, saber lidar com os desafios emocionais é ainda mais importante, já que ele é obrigado a circular em ambientes instáveis, com constantes mudanças de cenário econômico e a concorrência. Por causa desses desafios, muitos empreendedores se perdem, deixando de lado suas convicções mais importantes para que consigam virar o jogo.

Ficam desestimulados, perdem a visão e têm até vontade de desistir. Esquecem que essas adversidades também fizeram parte da trajetória das pessoas que chegaram ao topo, que souberam lidar com os desafios e dar a volta por cima, destacando-se da multidão e subindo ao lugar mais alto do pódio. Por trás de qualquer história de sucesso, há uma história de coragem.

Por trás de qualquer história de sucesso, há uma história de coragem!

 
Para quem almeja se tornar empreendedor, quais as dicas ou pontos fundamentais de gestão que lhe ajudaram na caminhada do sucesso, Luan?
Creio que o que me ajudou muito foi um treinamento de inteligência emocional que fiz há alguns anos. A consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência de qualquer pessoa. A incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar a experiência empresarial, acabar com carreiras profissionais e destruir vidas, por isso me dedico bastante ao estudo do comportamento humano. Mais que prestar um serviço ao cliente, temos que ter empatia e respeito para com todos ao nosso redor e esse é o caminho para o sucesso empresarial.

Como se tornar um profissional liberal de sucesso?
Gostando de problemas. Você pode até pensar “como assim, Luan?”. É simples: ser um profissional liberal é resolver o problema das pessoas. Recebo várias ligações de clientes pedindo para arrumar um vazamento, trocar um disjuntor, resolver outros problemas. Fazer tudo, da melhor forma, e ver o cliente satisfeito com o serviço, deixará uma marca. Assim, ele sempre vai lembrar de você.

 

 



Fotos: Jota Junior

Fone: (54) 9.9912-4008
Inst: @luaan_santos22


Perfil Business Case
Luan dos Santos

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br