Cases

Nesta edição do Perfil Business Case Mulher a artista plástica Silvana Oliveira fala da sua carreira,

conta como foi sua ascensão neste mundo mágico onde transforma fotos, imagens e olhares em lindas telas de pintura.

Se depender do exemplo delas, vai ser cada vez mais comum encontrar mulheres empreendedoras administrando grandes negócios

Como iniciou a sua história no mundo da arte?
Desde criança era apaixonada por pinturas, mas meus primeiros trabalhos em óleo sobre tela foram aos dezoito anos. Eu trabalhava como vendedora em uma loja de vestuário e a minha chefe permitiu que eu expusesse os quadros na loja. Logo, comecei a vendê-los e isso me deixou muito animada. Com o dinheiro que entrava eu comprava mais tintas e telas e podia aumentar meu estoque. Com o tempo as vendas dos quadros foram aumentando e então eu já começava a sonhar com um futuro onde eu pudesse viver só da minha arte. Sem condições para estudar e com sonhos grandes para o futuro, comecei também a ministrar aulas de pintura. Fazia isso à noite e por muitos anos trabalhava de vendedora durante o dia, dava aulas e pintava a noite, muitas vezes, madrugada adentro.
Anos se passaram e então consegui abrir a minha galeria, onde eu podia expor e vender meus trabalhos e também ministrar o curso de pintura.


Qual a sua principal fonte de inspiração?
São das viagens que extraio ideias para a maior parte dos meus temas. Assim, fotografo já pensando nas obras que irei fazer, elas me refrescam a memória para retratar os melhores tons e detalhes, almejando colocar na tela o cheiro das paisagens e a energia que senti naquele lugar.
Procuro transmitir para as telas, sentimentos e emoções, por isso também faço obras mediante encomenda, com sugestão e imagens dos clientes. Retrato com fidelidade também cães e gatos.

Como foi o processo de descobrimento da forma, do estilo que você pinta e transmite?
A minha maior inspiração sempre foi Claude Monet. E estudando Monet, abandonei de vez os pincéis e comecei a pintar com espátula, deixando assim, meu trabalho muito mais impressionista, com camadas grossas de tintas e contrastes de luz e sombra.

Como é sua rotina, como concilia as pinturas com as aulas que ministra?
Tenho uma rotina muito intensa, me divido entre produzir as obras à pronta entrega expostas na minha galeria e também em atender a demanda das encomendas vindas de todo o país, e a ministrar o curso de pintura com várias turmas de alunos. Além de desenvolver novos produtos para a minha grife.

Suas obras já estiveram em grandes museus do mundo, como Louvre na França, o que isso significa para você?
A minha primeira exposição na Europa foi a premiação após um concurso de arte que aconteceu em Belo Horizonte, depois dessa, participei de outras exposições de destaque em Viena (Áustria), Berlim (Alemanha), Madri, Barcelona (Espanha), Toulouse, Paris (França), Roma (Itália), Nova Iorque (EUA), Montemor-o-Novo e Lisboa (Portugal), onde recebi medalha de ouro.
Todas elas foram muito importantes para mim, confesso que me senti realmente valorizada e reconhecida como artista, tanto dentro como fora do país e isso ajudou alavancar os meus negócios ainda mais, e sinto que valeu a pena todo o meu esforço e dedicação.

Suas obras estão estampadas em diversos produtos, fale sobre essa linha.
A ideia de ter uma linha de artigos estampados com a minha marca, surgiu pela necessidade de tornar a arte possível ao maior número de pessoas com preços acessíveis, que todos pudessem comprar e também visando aumentar o faturamento, sem que dependesse apenas da minha mão de obra, já que toda a linha com arte aplicada é produzida com minha supervisão, mas por empresas parceiras.
Criei a grife Silviê Arte Encanto, que oferece uma gama de artigos que está sendo muito bem aceita no mercado. Na linha de Vestuário tem: vestidos, cangas, lenços, echarpes e bolsas. E na linha Casa e Escritório tem: agendas, canecas, tolhas, bandejas, tábua de frios, relógios, porta-copos, almofadas entre outros que já estão sendo desenvolvidos.

Fale-nos sobre seu trabalho envolvendo a arte e o mundo corporativo.
Desenvolvo trabalhos corporativos onde eu conto em telas, passagens marcantes de pessoas que se tornaram grandes empresários e também trajetórias de empresas, retratando nas cenas, o passado e as suas conquistas, com temas específicos, abordo aquilo que toca fundo no sentimento de cada cliente, deixando registrado para sempre parte da sua história. Esse é um trabalho gratificante que envolve muita dedicação, pois tenho que captar a essência de cada caso e transferir para a tela algo que realmente deixe uma mensagem.
Dentro dessa mesma ideia, os artigos também são desenvolvidos para as empresas brindarem aos seus parceiros e clientes.

 

 


PERFIL BUSINESS CASE MULHER
Silvana Oliveira

Mulheres empreendedoras que nos inspiram!

Rua Fagundes dos Reis, 466 lj
Passo Fundo - RS
Fone: (54) 99969-4916
@silvie_arte

 

Fotos: Revista Perfil

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br