Cases

Dona de um olhar único quando o assunto é criança e família, mas, que também são dotados de muito talento, criatividade, ética e profissionalismo.

Especialista em fotos de Newborn Daiane Tochetto é nossa entrevistada no Perfil Business Case Mulher desta edição.

Como e quando a fotografia entrou na sua vida?
Sempre gostei muito de fotografia, de registrar os momentos com meus amigos e minha família. Durante o curso de Artes Visuais, na UFSM, tivemos uma disciplina de fotografia, pela qual me apaixonei, ainda mais. Lá fazia as fotos para os portfólios de colegas. Depois de formada, trabalhei em alguns estúdios por um período e logo abri meu negócio.

Grande parte do seu trabalho é voltada para a fotografia de família. Quais são seus serviços?
Trabalho com fotografia profissional há 16 anos, sempre registrando bebês e crianças. Nos últimos anos, me especializei em ensaio Newborn (recém-nascidos), também fotografamos ensaios de gestante, acompanhamento do bebê, ensaio de família, Smash the Cake (registrar o aniversário da criança), sessões especiais de Dia das Mães, Dia dos Pais e nosso tradicional Ensaio de Natal. Também fotografamos festas de aniversário infantil, principalmente, do primeiro aninho.

A opção por este segmento partiu de você? Como isso aconteceu?
Desde o início da carreira fotografei muitos segmentos, como casamentos, festas de 15 anos, festas infantis, batizados, inaugurações, Primeira Eucaristia, Crisma, enfim, muitos tipos de eventos, mas sempre fiz a fotografia em estúdio, desde crianças, ensaios de adultos e até produtos.
Com a chegada do meu segundo filho, decidi que pararia de fazer eventos de adultos, e estava surgindo a “fotografia newborn” no mundo. Decidi então, ir em busca de conhecimento e me especializar neste tipo de ensaio. Junto com isso, foquei nossos trabalhos na fotografia de família.

Fotografar o bebê recém-nascido não é tarefa fácil, exige muito conhecimento, estudo, prática e técnicas. Como é este momento mágico junto com os pais?
O ensaio é planejado dias antes da sessão. As cores, os cenários e também a quantidade de imagens, dependendo do pacote escolhido pelos pais. O ensaio pode ser feito somente do bebê, como junto com os pais. Marcamos o ensaio no turno da manhã ou da tarde. Esperamos a família com tudo preparado.

O momento realmente é mágico, tem pais que se emocionam muito durante o ensaio e acabam não conseguindo segurar a emoção. Poucos dias antes, o bebê estava dentro da barriga, e durante o ensaio, ver ele ali, tão lindo e tão frágil ao mesmo tempo, é realmente a concretização do sentimento de amor incondicional. Poder relembrar essas características, dos primeiros dias de vida do filho tão esperado, é um grande privilégio para quem escolhe fazer esse tipo de ensaio.

 

A segurança é um item indissociável desse tipo de trabalho: bebês tão novos são frágeis, têm pouca imunidade, recém-vieram à luz. O que precisa saber o fotógrafo Newborn para garantir que nada possa ferir ou ameaçar a integridade dos bebês durante o ensaio?
O profissional que quer trabalhar ou já trabalha com fotografia de recém-nascidos deve buscar sempre o conhecimento, incansavelmente. Estudar, se dedicar, e principalmente priorizar a segurança e o conforto do recém-nascido. O profissional precisa se capacitar e ter certeza do que está fazendo, pois o bem mais precioso de uma família, está em suas mãos. As famílias que buscam por esse serviço devem estar atentas à qualificação do profissional que vão escolher para realizar esse ensaio. Todos os anos, eu e minha equipe buscamos cursos e participamos de congressos. Também ministro cursos e palestras para profissionais da fotografia.

 
Como você se relaciona com os pais, o que pede a eles em termos de informação para embasar seu ensaio e que orientações fornece durante a sessão? Sendo seus filhinhos tão pequenos, imagino que haja certa apreensão da parte deles. Como deixá-los seguros de que o bebê estará em boas mãos?
A comunicação com a família é muito importante. Quando a mãe entra em contato conosco para saber como funciona o ensaio, enviamos um arquivo com algumas informações e também com os pacotes que trabalhamos, que vão desde fotografias do bebê, como também, fotolivros lindíssimos do recém-nascido e sua família.

Logo que é agendado, enviamos também algumas recomendações importantes para o dia da sessão, como a hora do banho. Como estamos há anos trabalhando nesse segmento, temos bastante experiência com os pequenos, o que passa muita confiança para os pais. Nosso estúdio é preparado pra receber o bebê e sua família com muito amor e carinho. Priorizamos a higiene do ambiente, monitoramos a temperatura e a segurança do bebê.

Também avaliamos nosso estado de saúde, pois se estivermos com alguma enfermidade, remarcamos a sessão para outro dia, buscando reduzir qualquer risco para o bebê. Temos o compromisso com cada família, de deixar o dia desse ensaio marcado em suas memórias. Sentimos que somos escolhidos, não só pelas imagens lindas, mas porque confiam, realmente, em nosso trabalho.

Ouvimos muitos feedbacks positivos e emocionados. Mães que nos contam que é a realização de um sonho fazer esse tipo de ensaio, e que já é uma das primeiras coisas que pensam em fazer logo que descobrem que estão grávidas. Já fotografamos aproximadamente 400 ensaios de Newborn.

 

O segmento de fotografia a cada dia ganha novos profissionais e interessados. Como você vê esse mercado em um contexto geral? Poderia citar alguns pontos positivos e negativos dessa nova realidade?
Nos últimos anos cresceu muito a busca pela profissão de fotógrafo. Pessoas que tem por hobby a fotografia deixam outras carreiras para viver dessa profissão. Muitos se dão bem e mostram um trabalho excelente, outros acabam se frustrando e abandonando. Dependendo do segmento que escolher dentro da profissão, vai precisar abdicar de momentos com a família, principalmente no final de semana. Acredito, que por ser uma profissão, que no primeiro momento, não precise de muito investimento, muitas pessoas pensam que é uma profissão “fácil”.

A profissão de fotógrafo exige busca diária pelo conhecimento, criatividade e bom relacionamento com as pessoas. E, acima de tudo, precisa ter amor pelo que faz!

 


www.daianetochetto.com
FACE: Daiane Tochetto Fotografia
INST: @daianetochetto
⦁ (54) 3343-3535
⦁ WhatsApp: 54 9 99379222
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Salzano da Cunha, 1185 Sananduva, Rio Grande do Sul.

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br