Cases

Entrevista Perfil Jovens Inspiradores Luana Daré

A Podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano.

A palavra Podologia deriva do grego: “podo” significa pé e “logos” significa tratado. Assim, podemos definir Podologia como “estudo e tratamento dos pés”.

Tal como em outras ciências da saúde, verificou-se nos últimos tempos uma grande evolução na qualidade e no tipo de serviços prestados nesta área, o que faz com que a definição anterior se torne insuficiente para caracterizar a Podologia no seu estado atual.

Esta evolução foi possível também graças à aplicação de novas tecnologias nos métodos de diagnóstico e aplicação de novos tratamentos, tornando a Podologia em uma área da saúde altamente especializada, que nada tem a ver com simples tratamentos de estética, como algumas pessoas pensam, por falta de informação.

Assim, de forma mais rigorosa, pode-se definir Podologia como o ramo das ciências da saúde que tem por objetivo a prevenção, o estudo, a investigação e o tratamento dos processos patológicos do pé.

No PRFL Jovens Inspiradores nesta edição a Podóloga Luana C Daré há mais de 14 anos nesta área conta seu case de sucesso e nos tira inúmeras dúvidas em relação aos cuidados com nossos pés. 

Como iniciou sua caminhada nesta área tão importante, de cuidado com os pés? 

Primeiramente quero agradecer ao convite da Revista Perfil para participar dessa entrevista e dizer que estou muito emocionada por poder contar aqui a minha trajetória na podologia que é minha profissão a qual aprendi amar mais a cada dia. Em 2005 iniciei meus primeiros passos na ciência dos pés, com grande incentivo de minha mãe Solange, na época ela era manicure e foi desta forma que ouviu falar da Podologia. Na minha vida toda, sempre tive muita fé e determinação, acredito que por esses motivos Deus colocou pessoas abençoadas próximas de mim e foi com o auxilio delas, tanto financeiro, quanto emocional, os quais tenho uma eterna GRATIDÃO, que consegui me deslocar para Porto Alegre onde estudei por 1 ano em período matinal no Senac Passo D’areia, o curso de Qualificação em Podologia, na época era o com maior carga horária oferecido no Rio Grande do Sul. Como pioneira na área tive a grande missão de divulgar e explicar para a população de toda nossa região o que seria a profissão chamada Podologia e o que tratava. Foram anos até ser reconhecida, hoje, as pessoas já reconhecem com mais facilidade e a procura por atendimento especializado é bem maior. Em 2017 resolvi subir mais um degrau na minha carreira, após 12 anos da minha primeira formação, decidi cursar o Técnico em Podologia na cidade de Blumenau no Instituto Brasileiro de Naturopatia Aplicada, INA, o qual terminei em maio de 2019. 

Qual é o momento exato para procurar um profissional da podologia? 

O melhor momento para se procurar um podólogo é antes de desenvolver alguma doença, como forma preventiva. Assim, o profissional irá orientar corretamente como tratar os pés. 

Vemos que a podologia tem ganhado cada dia mais visibilidade em nosso país. O que ainda falta para que as pessoas procurem um profissional gabaritado e qual a dificuldade da área?

Sendo uma profissão relativamente nova no Brasil, o trabalho de divulgação e conscientização da população é a maior dificuldade ainda imposta, a falta de regulamentação na profissão também dificulta, somos poucos profissionais e os cursos de formação na área, estão nas regiões de maior concentração populacional por este motivo poucos conseguem cursar, devido à distância. 

Quais os detalhes que fazem a diferença na hora de cuidar dos pés com um podólogo?

A forma que o podólogo trata os pés é diferente da forma que as pedicures fazem, pois usamos alguns aparelhos específicos da profissão como o micromotor que possui brocas para desbridamento das unhas e retirada do excesso de cutícula, lixas circulares acopladas no micromotor que garantem um melhor lixamento dos pés. Temos habilitação para trabalhar com bisturis cirúrgicos e material pérfuro cortantes. Muitos podólogos fazem uso de LED e LASER para tratar feridas, acelerar a cicatrização das infecções das unhas e tratar fungos e micoses. A alta frequência e o gás ozônio também são muito usados. Em casos de unha encravada que necessita de acompanhamento, podemos aplicar órteses de correção e próteses. Podemos fazer uso de óleos essências para tratar as afecções.  Temos embasamento teórico para diagnosticar doenças e fazer o encaminhamento para o médico especialista quando for necessário.

Qual a importância do profissional de podologia:

Ao longo dos anos o podólogo vem se destacando cada vez mais na área da saúde, com tratamentos e cuidados específicos para os membros inferiores principalmente os pés. Nos cursos de formação o podologo aprende a diagnosticar e tratar unha encravada, calos, calosidades, rachaduras, verrugas, fungos e micoses. Aprende também nos estágios cuidados específicos com os pés de idosos, gestantes, crianças e portadores de diabetes mellitus. Sua grande missão é conscientizar o paciente da importância dos cuidados com os pés.

Qual a maior busca dos seus pacientes?

As maiores buscas por atendimento no consultório são as seguintes;

Onicocriptose ; unha encravada a qual o podologo é o profissional mais indicado para fazer o procedimento de retirada de espícula e acompanhamento do crescimento da unha. 

Retirada de calos e calosidades, este é um procedimento com resultado imediato, o paciente não sofre lesões para retirar, não sente dor alguma, somente alivio. 

Onicomicoses; fungos das unhas, no consultório o podologo é responsável pela limpeza do local contaminado e pelo acompanhamento do crescimento da unha saudável.

Existe alguma receita caseira e essencial para que as pessoas possam cuidar dos seus pés em casa?

As unhas devem ser cortadas de forma reta nas pontas, para evitar que elas encravem.

Fazer a escovação das unhas diariamente com sabonete antisséptico, ajuda no controle de fungos e bactérias. 

Secar bem entre os dedos após o banho, evita proliferação de micoses.

Usar meias com maior concentração de algodão ajuda na absorção do suor e evita o chulé.

Intercalar os calçados entre um dia e outro, colocando-os no sol, para evitar a proliferação de fungos.

Usar sempre que possível, calçados confortáveis que não agridem os pés.

Fazer hidratação diária com cremes específicos para pés, pois estes possuem uma formula mais concentrada de seus ativos.

Para os portadores de diabetes é muito importante fazer o autoexame em busca de possíveis lesões.

O que diferencia um profissional de sucesso?

Acredito que para você ter sucesso é necessário gostar do que se faz, realizar os atendimentos com dedicação e ver o paciente como um todo, pois quem procura um profissional da saúde, além de estar com problema físico pode estar com algo emocional, transmitir empatia e confiança é muito importante. 

Estar sempre em busca de mais conhecimento fazer cursos de especializações, também é um dos diferenciais, este ano realizei 4 novos cursos, foram de; 

Lâminas de goiva importadas, material usado na Europa para atendimento.

Tratamentos e curativos para onicoocriptose.

Podologia esportiva

Podoposturologia

O que podoposturologia?

É a área de conhecimento que estuda a relação entre os pés e a postura corporal humana. Também tem como objetivo promover a correta prescrição de peças podais e de palmilhas ao indivíduo. As peças podais surgiram de observações de podólogos europeus, médicos ortopedistas, neurofisiologistas e cinesiologistas que de certa forma iniciaram o estudo clínico voltado somente para a prescrição da palmilha ao pé sem inicialmente levar em conta a sua relação com a postura corporal. A Podoposturologia (reeducação postural através de palmilhas) é uma técnica de origem francesa que visa realizar uma reprogramação postural através de estímulos dados nos pés por palmilhas posturais.

De uso exclusivo para cada indivíduo auxilia no tratamento de inúmeras doenças como esporão de calcâneo, joanetes, fascite plantar, calos, encurtamento de tendão, pisadas erradas, escoliose e mais deformidades ortopédicas.

Quais são seus projetos para 2020?

Para 2020 tenho grandes novidades; minha irmã Lauren está concluindo o curso técnico em podologia e vai me auxiliar nos atendimentos, pretendo ampliar os dias de atendimento em Sananduva e vou montar um ateliê para confeccionar as palmilhas posturais. 

Quero agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para o meu crescimento e dizer que vocês moram no meu coração e todos os dias envio luz e amor para vocês. GRATIDÃO.

Desejo um Feliz e Abençoado Natal e um Próspero Ano Novo!

Luana Daré

Antes de julgar a vida de alguém ou o caráter... calce os seus sapatos e percorra o caminho que ele percorreu, viva as suas tristezas, as suas dúvidas e as suas alegrias. Percorra os anos que ele percorreu, tropece onde ele tropeçou e levante-se assim como ele fez. E então, só aí poderás julgar. Cada um tem a sua própria história. Não compare a sua vida com a dos outros. Você não sabe como foi o caminho que eles tiveram que trilhar na vida.

Clarice Lispector

 


Fotos: Fran Fotografia

 

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br