Cases

Se depender do exemplo delas, vai ser cada vez mais comum encontrar mulheres empreendedoras administrando grandes negócios. 

 

Nesta edição do PRFL BUSINESS CASE MULHER, a Perfil entrevista a empreendedora Daniela Stenzel.

Proprietária da Stenzel Uniformes Profissionais. Formada em Design de Moda, iniciou seu negócio na sala da sua casa e recentemente inaugurou sua nova estrutura. Uma empresa ousada, com processos, disciplina e um espírito familiar com toda a equipe. 

PRFL BUSINESS CASE MULHER

STENZEL UNIFORMES 

 

Mulheres empreendedoras que nos inspiram!

Conheça esta linda trajetória inspiradora da empreendedora Daniela Stenzel.

Fale-nos sobre o início da trajetória. 

Iniciei minha vida profissional trabalhando de atendente em lojas que vendiam tecidos, assim comecei a me afeiçoar pela confecção, pela produção do vestuário. Já com um pouco de experiência, eu e um tio montamos uma facção com dinheiro emprestado, este empreendimento durou pouco tempo, pois uma forte estiagem atingiu nossa região e em função da crise financeira que se gerou, nossas demandas diminuíram bastante. Diante da situação, decidimos pagar as dívidas, indenizar as colaboradoras e finalizamos nossa sociedade, fechando a empresa. Assim teve início o “Ateliê de Costura Daniela Stenzel”, na sala de minha casa.

Principais desafios e superações.

Muitos foram os desafios, pois neste tempo iniciei minha formação acadêmica em design de moda, iniciei meu negócio, em seguida, com o curso concluído, surgiu à oportunidade da docência e com isso a necessidade de aumentar a equipe de trabalho, precisei me afastar periodicamente do ateliê. A rotina era esgotante de tal forma, que decidi optar pelo meu sonho, e investir no meu empreendimento, com poucos recursos, mas com imensa boa vontade e determinação. Enfrentei muitas dificuldades, alguns preconceitos por ser mulher empreendedora, mas conquistei meu espaço com muita criatividade, responsabilidade e dedicação.

Sua formação Design de Moda UPF. Como está sendo toda a transformação desde o início da sua trajetória em administrar, gerir o seu negócio como empresária?  

Confesso que os desafios continuam aparecendo, e são cada vez maiores, a formação que escolhi abriu várias portas, me proporcionou uma visão diferenciada sobre o mundo da moda, sobre o mundo dos negócios e de como coordenar muitas pessoas. Sou uma pessoa aberta ao aprendizado, a viver novas experiências, e a vida tem me presentado com muitas oportunidades valiosas, pois administrar meu empreendimento requer bastante pro-atividade, responsabilidade social, responsabilidade ambiental, compromisso com meus colaboradores, fornecedores e clientes. E a Stenzel Uniformes desempenha seu papel no mercado focado na excelência dos serviços prestados, e eu, mesmo delegando tarefas, preciso estar a par de tudo que acontece, coordenando, orientando e dando o melhor exemplo de profissionalismo.

Quais os trabalhos realizados pela Stenzel uniformes?

A Stenzel Uniformes fabrica toda a linha de uniformes profissionais, abrangendo muitas áreas do mercado, como: setor de alimentos (padarias, restaurantes), setor de saúde (hospitais, clínicas, consultórios), atendemos fábricas dos vários segmentos, atendendo desde a construção civil, metal-mecânica, abatedouros, lavouras, etc. Fabricamos uniformes para os setores administrativos e toda linha social de uniformes. Também atendemos entidades, cooperativas e empresas em geral. 

Sabemos que é uma profissional muito experiente no segmento que atua. Como se manter atualizada e levar aos clientes um trabalho diferenciado? 

Quando escolhemos uma trajetória, devemos fazer o melhor. É pensando assim que procuro estar informada sobre as tendências de mercado para o meu segmento, tanto no aspecto das matérias primas de boa qualidade, nas modelagens, nas ferramentas e suprimentos, precisamos dispor das melhores condições para oferecer os melhores produtos e serviços. Sempre que possível participo de palestras, workshops, debates que possam acrescentar conhecimentos voltados para minha área de atuação. Nos dias atuais, também somos favorecidos com as mídias e tecnologias disponíveis, e tento aproveitar todas as oportunidades para estar atualizada.

Como você vê o empreendedorismo feminino nesta ascensão? As mulheres estão fazendo a grande diferença? 

Nunca duvidei da força e da determinação da mulher, por isso sinto-me orgulhosa por ter construído esta bela história para a STENZEL UNIFORMES. Vejo o empreendedorismo como uma das melhores formas de expressarmos nossa criatividade e competência, e quando estamos inseridos num cenário propício como é Tapejara, fica fácil entender oque é ser empreendedor, ainda mais em tempos em que a competitividade é tão acirrada. Vejo os desafios e obstáculos como molas propulsoras que me impulsionam a crescer, como mulher e como empreendedora.

Como se sente em oportunizar muitos trabalhos diretos e indiretos que fazem parte da cadeia produtiva da Stenzel Uniformes? 

Penso que parte da minha missão aqui na Terra, estou cumprindo, assumi a responsabilidade social que me cabe, e além de gerar muitos empregos diretos e indiretos, cumpro minhas obrigações legais e burocráticas, proporcionando às pessoas que me acompanham nesta ascensão da Stenzel Uniformes todas as condições necessárias para seu bem estar e para que as mesmas sintam-se realizadas ao colaborarem com a empresa e queiram continuar conosco. Acho importante fidelizar uma sólida e estável equipe de trabalho.

Uma dica, inspiração para as jovens que estão estudando e sonham em ter seu próprio negócio. 

Um dia um amigo me disse: “Existem dois tipos de pessoas - as que fazem poeira, e as que comem poeira”... kkkk (risos).

Cada um precisa fazer suas escolhas, apostar nos seus sonhos, correr atrás, ser determinado, confiante, corajoso, paciente, persistente...e acima de tudo, trabalhar muito.

... “FAÇA POEIRA”... Esta é a minha dica.

 

 


Avenida Sete de Setembro, 645

Tapejara, Rio Grande do Sul

(54) 3344-3450

@stenzeluniformes

Fotos: Paulo H. Spagnolfotografia

 

 

Revista Perfil: Destaque para

sua empresa


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial - Matriz

| Rua Júlio de Castilhos, 410 - Sala 504 - Tapejara/RS

| 54 3344 2830

| 54 9 9157 3330


| Revista Perfil - Filial

| Rua Júlio Joaquim Fernandes, 155 - Sala 602 - Itajaí/SC