Cases

Nossos entrevistados desta edição são Dr. Mario Marchiori Jr e Dra.Vanessa Scariot, profissionais da área Odontológica.

Valorizando ideias de empreendedorismo, Business e inovação, a Perfil criou o “Perfil Jovens Inspiradores”. Espaço dedicado a jovens empreendedores que inspiram através dos seus cases de sucesso.  

Suas formações e especializações?

Mario Marchiori Jr.     

  • Formado em Odontologia, (2009/2 – UNOESC – Joaçaba-SC);
  • Atualização em Implantodontia, (2010/11 – UNOESC – Joaçaba-SC);
  • Especialização em Implantodontia,(2011/13 Odonto Center – Passo Fundo-RS);
  • Especialização em Prótese Dentária, (2013/15 – IPENO – Florianópolis-SC);
  • Curso de Lentes de Contato Dental, (2017- CEOM - Passo Fundo – RS);
  • Intensivo em Manipulação dos Tecidos Gengivais, (2018 – ILAPEO – Curitiba – PR).

Vanessa Scariot   

  • Faculdade de odontologia UPF, 2008/II.
  • Atualização em endodontia, 2010 (Odontocenter – Passo Fundo-RS).
  • Especialização em ortodontia, 2010-2013 (FASURGS – Passo Fundo-RS)
  • Grupo de estudos “Ortodontia para adultos” professor Marcos Janson, 2014-2015 (IGEO Caxias do Sul).
  • Curso fundamental em Ortodontia, Marcos Janson, 2016 (Bauru-SP).
  • Iniciando residência em ortodontia.

Contem-nos um pouco sobre suas carreiras na odontologia

Dr.Mario Jr 

“Pouco antes de completar 18 anos ingressei no curso de Odontologia, passados os 5 anos de graduação retornei a Tapejara para atuar no consultório que pertencia ao Dr. Natalino Rovani. Logo, a parceria com a Dra. Vanessa Scariot se iniciou. Em seguida no ano de 2010 iniciei meu primeiro curso de pós-graduação na área da Implantodontia (implantes dentários) e após o término, segui para as demais pós-graduações, sempre nas áreas de cirurgia e prótese dentária. Trabalho também em outras clínicas e consultórios em parceria com colegas na realização de cirurgias de enxerto ósseo e implantes dentários. Atualmente, além dos atendimentos em Tapejara possuo consultório em Passo Fundo, onde atuo desde 2017 como Implantodontista e Protesista”.

Dra. Vanessa 

“Iniciei minhas atividades nesse consultório há exatamente 10 anos (junho 2009), visto que os profissionais que aqui trabalhavam estavam encerrando suas atividades. Após 1 ano de trabalho iniciou-se a parceria com o Dr. Mario Marchiori Jr. que estende-se ate hoje. A partir do ano de 2010 optei pela especialização em ortodontia dando ênfase na área. Porém, sem deixar de atender clinica geral e me atualizar nas mais diversas áreas através de cursos, congressos e aperfeiçoamentos.  Desde sempre buscando atender da melhor forma possível aos pacientes, atendendo seus anseios e lhes proporcionando saúde bucal”. 

Qual foi o maior desafio no início do consultório?

A transição de uma instituição de ensino para o mercado de trabalho traz consigo o início de uma nova etapa e uma readaptação importante. A responsabilidade aumenta e o maior desafio foi transmitir nosso compromisso com a saúde em primeiro lugar, esse foi e continua sendo o nosso maior desafio, tratar nossos pacientes buscando restabelecer a função mastigatória, a estética e principalmente recuperando sua saúde bucal, proporcionando conforto e mais liberdade para poder sorrir.

Fale-nos sobre o Consultório. Quais os diferenciais?

No consultório oferecemos tratamentos nas mais diversas áreas da odontologia. Com ênfase na Ortodontia (aparelhos dentários) para crianças e adultos e na reabilitação oral através dos implantes dentários, próteses dentais, facetas e lentes de contato dental. Atuamos também com a prevenção, restaurações, clareamento dental, tratamentos de canal e extração dentárias. Buscamos sempre um tratamento personalizado, utilizando materiais e técnicas avançadas, mantendo parceria com colegas especialistas e com os melhores laboratórios de prótese dentária.

Quais os maiores problemas de saúde bucal hoje?

Apesar da melhora nos níveis de saúde bucal nos últimos anos, a doença cárie dentária continua sendo muito prevalente. Juntamente com doença periodontal (acomete a gengiva e osso de suporte) que normalmente se inicia com inflamação gengival e pode acarretar em perda óssea, posteriormente avançando para perda dentária. Problemas como má-oclusão (desordem nos ossos maxilares/dentes desalinhados) e Bruxismo (hábito de ranger os dentes) também são constatados de forma rotineira nos atendimentos.

As principais doenças bucais são causadas por descuidos com a higiene oral. A má escovação dentária aliada a uma alimentação não balanceada e rica em açúcares são as principais causas de problemas na boca, bochechas e gengivas.

As consequências da falta de higiene bucal vão muito além da perda de dentes. Isso porque problemas de saúde oral podem desencadear complicações no nosso organismo em geral.

Quais são os principais cuidados para ter uma boa saúde bucal?

Higienização, prevenção e hábitos saudáveis. Uma correta escovação com a escova dental adequada, uso do fio dental e de enxaguatório bucal (quando indicado), garantem uma prevalência menor de problemas bucais. A boa higienização deve ser associada às consultas de prevenção com realização de profilaxia (limpeza) pelo o cirurgião dentista, que efetuará um exame clínico criterioso, com análise dos dentes e tecidos moles. Sendo assim, com revisões periódicas podemos detectar possíveis problemas em fase inicial, facilitando assim o tratamento. Além disso, o hábito de consumir bebidas alcóolicas e o tabagismo podem acarretar em sérios problemas, como por exemplo, o câncer bucal. Recentemente tivemos a campanha Maio vermelho, mês de alerta e prevenção ao câncer bucal.

Considerando suas experiências, quais conselhos dariam para os jovens que sonham em serem dentistas?

A profissão é fantástica! Poder devolver a autoestima das pessoas através de um sorriso ou melhorando sua função mastigatória traz muita satisfação. Vemos a odontologia como uma área em constante evolução e com isso a necessidade de manter-se atualizado se torna imprescindível. Portanto, aos que desejam seguir esse caminho, acreditem na odontologia e busquem a excelência. Devolver qualidade de vida é uma de nossas missões.

Contem-nos mais sobre suas especialidades

A Ortodontia é a especialidade da odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento e desenvolvimento facial, dos dentes e da oclusão. O tratamento ortodôntico além de corrigir dentes tortos melhora a saúde dental e outras funções inerentes ao sistema mastigatório como fala e deglutição, além de ajudar na estética facial e autoestima. 

A ortodontia abrange atendimento de pacientes na faixa etária de 5-6 anos ate 70-80 anos. Sendo que na atualidade contamos com inúmeros aparelhos ortodônticos, entre eles os aparelhos móveis, convencionais fixo (metálicos e estéticos), alinhadores estéticos e aparelhos linguais.

A Implantodontia é especialidade responsável por devolver a função mastigatória em regiões onde houve perda dental, seja ela parcial ou total. Primeiramente é instalado o implante de titânio e após o período de cicatrização é realizada uma Prótese dental, semelhante ao dente natural, devolvendo a função e a estética nas áreas de perda dentária.  A prótese dental envolve também a confecção de dentaduras, coroas sobre dentes, pinos radiculares e as queridinhas do momento, facetas e lentes de contato dental. Com a evolução das técnicas na implantodontia, atualmente, se houver indicação, é possível confeccionar próteses e elementos dentais unitários em poucos dias.

O que há de mais atual nos tratamentos odontológicos e quais são as tendências?

A odontologia caminha para a era digital, nesse contexto já temos ferramentas para planejamento digital do sorriso, baseadas em um protocolo fotográfico do paciente. Existem scanners específicos para uso na cavidade oral que em breve podem substituir as moldagens convencionais em alguns casos, facilitando e agilizando o processo de construção de um novo sorriso. Também há o sistema CAD-CAM onde os dentes são esculpidos por uma espécie de impressora, comandada por um computador que realiza o desenho dos dentes e posteriormente a confecção dos mesmos. Após essa etapa os dentes estão prontos para serem colocados em boca.

Na ortodontia uma grande inovação foi o surgimento dos mini-implantes (ancoragem esquelética) que possibilita a realização de inúmeros movimentos dentários que antes não eram possíveis facilitando e otimizando os tratamentos. Alem do surgimento de aparelhos ortodônticos estéticos (braquetes de policarbonto, cerâmicos, safira e alinhadores como “Invisalign”) que melhoram conforto, estética e aceitação do paciente.


 


Perfis profissionais Mario 

Instagram : mariomarchioridentista

Facebook: Marchiori Cirurgião-Dentista

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Perfis profissionais Vanessa

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br