Cases

Entrevista com o arquiteto e urbanista e empresário Rodrigo Giacomin

Com mais de 10 anos de projetos desenvolvidos em toda a região, o tapejarense aborda os aspectos marcantes de sua carreira, destacando projetos atuais e futuros.

Início da sua caminhada? 

Desde criança admiro a profissão do arquiteto e urbanista, tendo buscado estar próximo aos profissionais da área para aprendizado. O ingresso no mercado de trabalho foi cedo e, até a formação acadêmica, trabalhei ao lado de profissionais de referência e em construtoras e incorporadoras de Tapejara e Passo Fundo. A partir da faculdade, realizada na Universidade de Passo Fundo, tenho atuado como profissional liberal e empreendedor nas áreas de arquitetura e construção. 

Como escolheu a área da arquitetura para atuar?

Acredito que fazer o que a gente gosta, além de tornar o trabalho eficiente, traz felicidade ao profissional e ao cliente. Nisto também há um ingrediente que se chama vocação. Outro aspecto motivador é o mercado de trabalho com oportunidades singulares nesta área. 

Além da sua formação como arquiteto e urbanista, desenvolve inúmeros projetos e também hoje faz parte como sócio da Rede da Construção e da Vita4 Empreendimentos LTDA.  Como foi esta conexão? 

O mercado nesta área da construção civil é muito dinâmico, embora tenha passado por alguns contratempos econômicos nos últimos anos. Sendo assim, já atuando como arquiteto e urbanista, detectamos uma oportunidade para abertura de uma loja de acabamentos em Tapejara ainda em 2012. Feito o planejamento inicial, em 2013 o projeto tornou-se realidade, e abrimos a Rede da Construção – Edificare, hoje denominada Rede da Construção Tapejara. Em 2015, também verificando as oportunidades existentes, foi a vez de fundar a Vita4 Empreendimentos, empresa que atua na construção e incorporação de casas, prédios residenciais, estabelecimentos comerciais urbanos e imóveis rurais. 

Quais os trabalhos e produtos oferecidos da Rede da Construção Tapejara?

A Rede da Construção Tapejara trabalha especialmente com acabamentos. Nosso mix de produtos traz marcas conceituadas em pisos, porcelanatos, louças e metais sanitários, pintura e materiais elétricos e hidráulicos. Entre as marcas de destaque com as quais trabalhamos, destacam-se Portinari, Itagres, Roca, Incepa, Meber e tintas Coral. 

Grande diferencial da empresa Rede da Construção Tapejara?

A Rede da Construção RS, da qual fazemos parte, tem mais de 50 pontos de venda no Estado do Rio Grande do Sul, o que nos propicia oferecer qualidade e diversidade em produtos, além de preços altamente competitivos no mercado. Nosso centro de distribuição possibilita a entrega das mercadorias aos clientes com maior rapidez e eficiência. Outros norteadores do nosso trabalho são a transparência e seriedade nas negociações, além de prezarmos pelo bom atendimento. 

Os principais trabalhos que marcaram sua trajetória? 

Considero todos os projetos importantes, desde o mais simples até o mais sofisticado porque trabalhamos com o sonho das pessoas de terem sua casa própria, seu apartamento ou seu empreendimento. Destaco, entre eles, a ampliação de uma indústria de alimentos (em andamento), local que vai concentrar área administrativa, recepção e expedição de produtos, estoque e uma nova linha de produção. Realizamos, igualmente, projeto e obra de espaços para confinamento de gado leiteiro, entre os quais, um dos maiores do Estado. Na área de edificações comerciais, salientamos o projeto em andamento de um edifício na área da saúde, que certamente vai ter um impacto positivo na região. Na área urbana, está em fase final de aprovação da documentação o projeto de um loteamento de aproximadamente 250 lotes residenciais. Será um espaço diferenciado quanto a áreas verdes, praças e parques, com previsão de comercialização a partir de 2020. 

Sem preferência por nenhuma escala você projeta casas, prédios, apartamentos, espaços comerciais. Atua com vários cenários. Como percebe a profissão nos dias atuais?

A arquitetura e urbanismo vem ganhando um espaço que não tinha em outros tempos. O profissional está sendo reconhecido pela sua capacidade de dar dinamicidade aos projetos e torna-los adequados aos espaços de uso dos proprietários. Há também um maior número de profissionais que se formam a cada ano, o queao mesmo tempo é um desafio pois precisamos estar em constante atualização, e uma oportunidade para a sociedade escolher aqueles com maior competência humana e técnica. 

Quais dicas aos profissionais que estão iniciando sua caminhada para este meio “Arquitetura”?

Creio que trabalho e humildade resumem esta questão. É preciso estar sempre atentos às tendências e necessidades dos clientes e, claro, em aperfeiçoamento constante. 


 

 

 

 

 


Fotos: Paulo Henrique Spagnol

 

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br