Cases

Mulheres empreendedoras que nos inspiram!

Se depender do exemplo delas, vai ser cada vez mais comum encontrar mulheres empreendedoras administrando grandes negócios. 
Nesta edição do PRFL BUSINESS CASE MULHER, a Perfil entrevista as sócias – proprietárias da EDEN Eventos Personalizados. 

Jovania Calegari e Rubia Scariot Calegari falam da trajetória da empresa, evidenciam a ascensão no mundo dos eventos e decorações. 


Fale-nos sobre o início da trajetória ainda como Jô Decorações, recentemente a inovação, EDEN Eventos Personalizados.

O início da empresa se deu com uma floricultura, onde minha irmã (que era minha sócia na época) e eu produzíamos e vendíamos flores para jardinagem. Nesse período nem tínhamos intenção de trabalhar com decorações de eventos, contudo uma amiga nos pediu que fizéssemos uns arranjos para uma formatura, naquele momento ficamos um pouco apreensivas porque nunca tínhamos trabalhado com arranjos florais, o foco era outro, porém com a insistência da amiga acabamos fazendo e para nossa surpresa recebemos muitos elogios. Daí por diante começaram a surgir vários pedidos e vimos à necessidade de nos aperfeiçoarmos através de cursos de capacitação. Com a saída de minha irmã da empresa fiquei vários anos como única proprietária, onde trabalhava apenas com decorações de eventos para adultos. Porém, há 8 anos atrás, vi a necessidade de incorporar mais alguém à empresa, e imediatamente o nome da Rubia me veio em mente, e a partir daí começamos trabalhar também com eventos infantis, visto que a Rubia já tinha experiência neste segmento. Desde então, continuamos nos aperfeiçoando, a Rubia com especialidade nos eventos infantis e eu especialista em eventos para adultos.

No ano passado vimos à necessidade de fazermos algumas alterações, com nova marca, novos cursos, sempre acompanhando a tendência do mercado de festas, assim surgiu a Eden Eventos Personalizados.


Quais os trabalhos realizados pela EDEN Eventos Personalizados?

Trabalhamos com decoração, ambientação e cenografia de eventos em geral (casamentos, corporativos, bodas, debutantes e infantis).


A área de decorações para eventos cresceu muito nos últimos anos. A que se deve?

Acredito que se deve ao fato das pessoas de modo geral, estarem mais exigentes em relação ao ambiente em que acontecem as comemorações, visto que com a tecnologia atual estes momentos ficam eternizados e são facilmente divulgados pelas mídias sociais. 


Existem tendências para as decorações? Sejam em casamentos, festas de 15 anos, festas infantis, entre outros?

Sim, existem tendências de cores e estilos que variam de um ano para outro. Normalmente estas tendências são definidas primeiramente nos grandes centros e até mesmo fora do país, por este motivo precisamos estar sempre atentas às novidades e nos aperfeiçoando constantemente. Porém, gostamos sempre de salientar para nossos clientes que o respeito ao estilo e personalidade de cada um, vem sempre em primeiro lugar.

Para 2019 a Pantone escolheu como cor do ano o Living Coral (coral vivo), que traz a sensação de conforto, leveza e alegria. O estilo é o Industrial, com linhas mais retas, com o uso de latões, madeira e luzes de filamento. Para os arranjos a tendência é o uso de folhagens, sementes e flores, formando arranjos descontraídos com cara de “colhidos na hora”.

Quanto aos eventos infantis, a tendência é o uso de muitos balões sempre de forma desconstruída, ou seja, com cores e formas variadas.   


Profissionais no seguimento experiente. Como se manter atualizadas e levar aos clientes um trabalho diferenciado? 

O primeiro passo é gostar do que se faz depois disso estar sempre atualizado nas tendências do mercado, ter bons fornecedores, bons contatos e principalmente ter muito respeito ao cliente.


Como vocês vêm o empreendedorismo feminino nesta ascensão? As mulheres estão fazendo a grande diferença? 

Existem muitas mulheres, mas também muitos homens bons decoradores. Porém as mulheres, no nosso ponto de vista, têm uma percepção diferente quando nos referimos ao tratamento ao cliente, temos uma intuição e um senso crítico mais aguçado, ainda a nossa percepção aos pequenos detalhes, que fazem muita diferença em uma decoração, são pontos fortes femininos.


Vocês têm restrições quanto ao local e número de convidados para decorar uma festa?

Não. Para nós qualquer tamanho de evento tem a mesma importância, seja um evento em casa, em um grande clube ou ao ar livre, o nosso carinho e profissionalismo é o mesmo.


Qual é a maior alegria e ou satisfação ao terminar a decoração de um evento?

Com certeza é o brilho nos olhos do cliente, é a transformação do sonho do outro, em realidade. Com isso podemos dizer que decorar festas é realizar sonhos!


 

 

 

 

PRFL BUSINESS CASE MULHER
EDEN EVENTOS PERSONALIZADOS 


Fotos: Fran Fotografia 

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br