A fotografia possui diferentes formas de expressão.
Cada profissional tem o seu estilo preferido e sua forma exclusiva de expressar essa arte. Um fotógrafo profissional estuda e se especializa exatamente na área que quer exercer.
Nesta edição, em entrevista exclusiva, a Perfil conversou com a renomada e premiada fotógrafa, Bruna Costa, especializada em fotografar emoção.
Através das suas lentes, Bruna eterniza em imagens a chegada de muitas vidas ao mundo. Em 2019 sua sensibilidade e percepção emocionou muita gente ao registrar o exato momento em queum bebê, ainda dentro do útero da mãe, segura o dedo da obstetra que está realizando o parto.
Com o registro desse momento, seu trabalho foi reconhecido internacionalmente pela OutstandingMaternity Awards, dentre 21 países participantes.
Confira a entrevista!
Compartilhe um pouco sobre o início da sua jornada, como começou e o mais importante, porque começou a fotografar partos?
Tudo começou após o nascimento do meu filho Davi. Meu parto foi tão lindo, eu havia passado por tantas perdas, meu pai, avós, irmãos. Aquele momento, pra mim, foi algo tão puro e genuíno, e pensei: Nossa! eu queria viver esse momento para sempre! Como eu faço para congelar esse momento? Através da fotografia! Foi aí que tive a ideia de começar a fotografar partos, peguei uma câmera emprestada de um amigo, pois na época eu não tinha dinheiro pra comprar uma, fiquei uns meses com a câmera dele e logo já comprei a minha, e desde então nunca mais parei.
Como você poderia caracterizar o seu trabalho?
Eu fotografo a vida. E esse trabalho de poder registrar as vidas chegando, me ajudou a superar as vidas que eu já vi partir. Para mim é um processo de cura.
O que mais a inspira na fotografia? De onde vêm suas melhores ideias para fotografar?
Não é algo pensado, acontece. Meu trabalho é totalmente documental. É a primeira vez que o pai olha o filho, o primeiro beijo, a emoção. São detalhes que ninguém vê. Eu vejo com outros olhos tudo. Valorizo todos os momentos porque eu sei da importância. Tento captar a essência do nascimento daquela família.
Em 2019 você foi premiada pela OutstandingMaternity Awards, ao registrar o momento em que um bebê, ainda dentro do útero da mãe, segura o dedo da obstetra que está realizando o parto. Fale-nos sobre esse acontecimento.
Essa foto foi um divisor de águas no meu trabalho como fotógrafa. Essa foto foi única, a bebê tirou a mão, pegou no dedo da obstetra e já voltou pra barriga, foi tão rápido que só consegui uma foto, era pra ser aquela, única. Meu trabalho ficou muito mais reconhecido depois dessa foto.
Mundo da Fotografia