Entrevista com Davi Braga

Empreendedor, Escritor, Palestrante, Mentor e Influenciador.

“Quem sonha precisa ser ousado o suficiente para não deixar o seu futuro nas mãos do destino!” Davi Braga

Desde sua infância, Davi Braga dedica sua jornada ao empreendedorismo e a conduzir outros jovens rumo ao sucesso. Atualmente, é referência para milhares de jovens, que veem em seus aprendizados um caminho para suas vidas.

Nas redes sociais, palcos e salas de aula, Davi compartilha conteúdos que despertam o potencial dos jovens ao seu protagonismo. Em entrevista exclusiva a Revista Perfil, Davi compartilha sua jornada empreendedora, relata como foi o início da sua carreira e ascensão no mundo do empreendedorismo. Confira!

 
Conte-nos sobre o início da sua jornada empreendedora, já que aconteceu muito cedo. Qual o impacto da sua infância e como os ensinamentos da sua família formaram seus princípios?
Empreender cedo foi a melhor decisão que eu tomei. Eu não tinha tantas responsabilidades, o que me possibilitou dedicar tempo para estudar e errar. Eu errei muito! E isso não é necessariamente ruim. Porque empreender é como jogar Mario Bros, em que você ganha habilidades à medida que as fases do jogo vão passando. Empreender cedo me fez vivenciar essas fases por mais tempo e me proporcionou um espaço saudável para aprender empreendedorismo na prática e de forma saudável. Isso só foi possível porque eu nasci em uma família que me proporcionou uma educação baseada em valores úteis, no valor do trabalho, do esforço, e que valorizava a cultura do empreendedorismo. Foi o apoio da minha família, e por isso quero dizer os ensinamentos que recebi que me consolidaram como humano, junto à minha iniciativa, que foi determinante para eu construir, aos 13, a minha primeira startup: a List-It. A partir daí, comecei a trilhar minha jornada empreendedora.

Dizem que as conquistas da vida dependem da herança genética, de oportunidades, bem como dos chamados “definingmoments”. Como foi esse mix em sua evolução pessoal e profissional?

Eu acredito muito que o local que você nasce tem todo o poder de influenciar os seus resultados, mas não de definir os seus resultados. E, no meu caso, as oportunidades em si foram neutras. Se eu não tivesse pego elas e aproveitado, cada uma dessas oportunidades que me foram oferecidas, de nenhuma utilidade teria pro meu processo de evolução profissional e pessoal.
Eu aproveitei essas oportunidades, eu entendi como elas poderiam me alavancar pra me levar pro outro patamar, assim como acontece na vida de todos nós. As oportunidades em si são neutras. É o ato de você aproveitá-las que tem um potencial de levar pro próximo nível.


Nada acontece sozinho. Como organiza suas atividades contínuas, pois é um jovem multifacetado com inúmeras tarefas diárias?
Sem dúvidas, não conseguiria organizar tudo sozinho. É por isso que hoje conto com um time que me ajuda intensamente com os processos internos e organização de afazeres. As coisas não aconteceriam do modo que acontecem se eu estivesse nessa jornada sozinho.


O relacionamento entre pais e filhos, bem como entre professores e alunos parece ter perdido parte da prática do ensinamento direto e sobre a vida e da convivência entre as gerações. Se isso for assim, onde os jovens de hoje podem encontrar orientação sobre como definir um caminho que lhes traga a realização?

Se posicionar como alguém que entende e respeita hierarquias, respeitar pessoas que estão há mais tempo nessa jornada é fundamental. Os seres humanos não seguem uma única linha de evolução e crescimento. Somos seres complexos constituídos de diversos fatores, podemos entender que há possibilidade de aprender com outras pessoas. A questão aqui é saber entender que há muito o que se aprender e se explorar, e pessoas que já alcançaram resultados podem ser o meio efetivo de aprender.


Sua missão, seu propósito, é conduzir outros jovens rumo ao sucesso, já que o empreendedorismo é a principal força para a evolução da economia do nosso país. O que você aplica na Mentoria Raise Jovens Protagonistas?

Eu acredito que estamos na Terra por um propósito: descobrir e pôr em prática nosso verdadeiro potencial. A jornada para esse potencial só se torna efetiva quando iniciada por um processo de autoconhecimento das habilidades naturais, preferências e propósito de vida. Esse processo se torna facilitado quando existe um mecanismo que crie um ambiente saudável e efetivo para esse processo acontecer. Por isso, criei uma metodologia de criação de negócios inovadores e exponenciais. Acredito que empreender é o melhor e mais completo caminho para treinar habilidades e deixar aflorar esse potencial para o qual devemos direcionar as nossas ações.

“Eu acredito que estamos na Terra por um propósito: descobrir e pôr em prática nosso verdadeiro potencial.”


Certamente, já realizou alguns sonhos na sua vida. O que seria diferente se fizéssemos essa conversa daqui a dez anos? O que falta ainda para o Davi completar alguns sonhos como ser humano e profissional empresarial?

Os sonhos que eu tenho hoje são proporcionais ao meu nível de consciência atual, a minha visão de mundo, a minha construção de realidade é totalmente pautada e baseada nesses aspectos. Amanhã a minha percepção de mundo será completamente diferente. Eu tenho uma certeza que hoje talvez eu tenha realizado sonhos que eu tinha sobre esse nível de consciência, mas que o meu nível de consciência de amanhã vai permitir ter centenas de sonhos diferentes. A minha batalha na vida é para chegar cada vez mais perto disso, que eu sou verdadeiramente capaz. Eu sempre agirei de maneira proporcional a isso, e, por consequência, o tamanho dos meus sonhos acompanharão esse mesmo processo.

 

 


Fotos: BernardoCoelho/Divulgação

A Revista Perfil traz em suas páginas,
o retrato da trajetória das personalidades
locais, estaduais, nacionais e internacionais.
Pessoas que fizeram e fazem a diferença.

Somos um ecossistema de Comunicação e Networking!

Entre em contato

Revista Perfil

- +55 (54) 9 9127 8697
 

Search