Acredito que a busca por performance é um desejo crescente! Mas, imagine essa performance sendo uma consequência da sua busca por saúde!?
Esse é o lema da Dra. Loana (Especialista Gástrica e Medicina Esportiva): “Performance tratando e cuidando do nosso intestino!”.
Por isso, selecionei algumas perguntas para fazer a Dra. Loana, que nos ajudam a entender esse processo desinflamatório do nosso corpo.
Como podemos obter mais saúde através do intestino?
Até pouco tempo atrás, o intestino era visto como um órgão que servia apenas para armazenar o que sobrava da nossa alimentação e era também conhecido pelas tão famosas e desconfortáveis gastroenterites. Com o crescente e enorme interesse da comunidade científica na microbiota intestinal, hoje o intestino foi eleito como nosso “segundo cérebro”.
E qual seria o motivo de tamanha importância ao intestino?
Muito além da digestão e absorção de macro e micronutrientes, como cálcio, ferro, magnésio, sódio e zinco, nosso intestino sintetiza várias vitaminas, como exemplo, vitaminas A, C, D, E, k, B1, B2, B7, B9 e B12, além de também absorver o colesterol, molécula fundamental para a formação dos nossos hormônios. A microbiota saudável produz, através da fermentação das fibras da nossa dieta, substâncias que são anti-inflamatórias e até anticancerígenas e, algumas dessas fantásticas bactérias do seu intestino fazem detox de metais pesados, ou seja, elas se ligam a essas substâncias tão nocivas a sua saúde antes que sejam absorvidas.
Outra função muito importante do intestino é a eliminação de hormônios que não usaremos mais e caso não sejam suprimidos podem alterar nosso equilíbrio hormonal, levando a excessos ou deficiências. Outra função fundamental para nossa saúde está relacionada com o sistema imune, que têm 80% de sua distribuição no intestino, e por uma razão importante!
Algumas pessoas acreditam que o sistema imune serve somente para prevenção de infecções – se você estará gripado ou não – o que acaba não sendo uma verdade! O nosso sistema imune também está relacionado com alergias alimentares, doenças autoimunes e inflamatórias intestinais, processos inflamatórios crônicose, quando o sistema imune apresenta-se em desequilíbrio, teria relação com tumores malignos também.
Se você me seguiu até aqui já entendeu a enorme importância desse órgão na sua saúde. Sistema digestivo saudável para digerir, absorver, metabolizar, desintoxicar e eliminar! Portanto, meu trabalho seria este, recuperar a saúde corrigindo toda e qualquer alteração encontrada no sistema digestivo, otimizando o funcionamento, principalmente, do intestino e saúde da microbiota.
Qual a relação do intestino com estética e performance?
Como citei acima, absorvemos muitos dos nutrientes para manter nossas rotas metabólicas e hormonais saudáveis. O intestino funcionando bem, leva a um emagrecimento mais facilitado, a mais saúde de pele, cabelo e unhas, além de diminuir a retenção de líquidos nas mulheres. Na performance, temos que alinhar muita coisa! Como médica do esporte, entendo que macronutrientes, hormônios e treino devem estar alinhados para que você obtenha performance.
E o intestino faz parte deste eixo também, absorvendo tudo que precisamos para um treino com mais força, resistência e potência. A ideia é saúde intestinal, com absorção de tudo o que você precisa para que seu treino aconteça de forma otimizada.
O que há de mais inovador hoje para esse tipo de tratamento?
Sim! Temos agora as vacinas que ajudam o sistema imune a responder de forma mais rápida e efetiva as infecções de repetição como candidíase, infecções do trato urinário, acne, furunculoses, herpes, renites e sinusites, diminuindo sintomas e impedindo as recidivas. Essas são infecções que ocorrem e se perpetuam na ausência de saúde intestinal. Dessa forma, aliando plano alimentar, suplementações e vacinas, temos a forma mais rápida e adequada de resposta a esses invasores!
E claro, não poderia deixar de aproveitar para pedir a Dra. Loana uma receita funcional e que faz sucesso!
Brownie Funcional
▫️ 1 e 1/2 xícara de biomassa de banana
▫️ 1/4 xícara de óleo de coco
▫️ 4 ovos
▫️ 4 colheres de cacau em pó
▫️ 1 xícara de açúcar mascavo ou Stevia Forno e Fogão para dietas sem açúcar.
▫️ 200g de chocolate 70% ou 80% derretido em banho maria
▫️ 1 xícara de nozes ou castanhas
Bater todos os ingredientes no liquidificador com exceção do chocolate derretido e as castanhas que devem ser misturadas no final.
Levar assar por aproximadamente 30 min em forno pré-aquecido 180ºC.
Por Aline Dorneles