ptendees

Revista Perfil | Capas

Por mais mulheres empreendedoras!

Por mais mulheres empreendedoras!

O mês em que comemoramos o Dia Internacional das Mulheres merece muitas reflexões, mas acredito que a principal é a importância de mais mulheres nos negócios.
E quando falo em negócios, não me refiro a grandes empresas ou grandes investimentos, mas sim de mais mulheres iniciando, organizando e dirigindo seu próprio negócio, com criatividade, inovação e confiança em um futuro melhor para a família, para a sociedade e para o país.

É importante ressaltar que todas as histórias de sucesso começaram pequenas e com a ideia de que poderiam fazer melhor um produto ou serviço que já existiam, por exemplo, com uma nova roupagem ou linguagem até então não exploradas, ou criar um produto ou serviço do zero, totalmente inovador. Dar esse primeiro passo requer muita coragem e apoio, e é desse apoio que precisamos no Brasil.

Embora não haja dúvida de que o futuro das mulheres nos negócios está se movendo na direção certa, existem três áreas críticas nas quais as mulheres continuam precisando de mais assistência: liberação de financiamento sem discriminação, acesso a treinamentos de liderança e oportunidades de orientação e desenvolvimento para mulheres empreendedoras.

E o Fundo de Desenvolvimento de Capital das Nações Unidas (UNCDF) está fazendo exatamente isso. Eles estão trabalhando para encontrar projetos para investimento, bem como fornecer treinamento para trabalhar sob o Índice de Empoderamento Econômico das Mulheres (WEEI), já que definitivamente o empreendedorismo é necessário para alavancar o crescimento econômico de países desenvolvidos e principalmente os que estão em desenvolvimento, pois ele é a espinha dorsal da economia de qualquer país.

Outro ponto fundamental para o sucesso do empreendedorismo feminino é a educação financeira, pois ela é a responsável por aumentar as chances e ampliar a visão de negócio dessas empreendedoras. Porém, infelizmente, o cenário atual mostra ainda mulheres sem acesso a uma conta bancária e, conforme já falamos, o acesso a instituições financeiras é parte essencial de um negócio de sucesso, além de ser a porta de entrada de oportunidades de financiamento para mulheres que possuem negócios em países em desenvolvimento.

Mas é fato que ser mulher ainda é, por incrível que pareça em pleno século 21, um desafio em quase todas as partes do planeta. Mas isso não é, e jamais deve ser, motivo para vitimismo e estagnação! Ao aproveitar a nossa própria essência como intuição, atenção plena, desenvoltura e habilidade de fazer diversas tarefas ao mesmo tempo, o movimento empresarial liderado por mulheres está prosperando e isso é motivo de comemoração.

Sendo uma mulher empreendedora e como todas as empreendedoras que conheço, enfrentei muitos desafios que precisavam de soluções (e foram inúmeros), inclusive as barreiras psicológicas de começar em uma área considerada sem futuro. Pode parecer problemático e injusto no começo, mas acredite: nos tornamos melhores empreendedoras e alcançamos o sucesso justamente por causa desses desafios.

O importante é tirar lições extraordinárias dos obstáculos que cruzam o nosso caminho. Isso é um dos segredos para que a jornada empreendedora seja um sucesso. Vamos provar para o mundo que uma mulher não é só palavras, mas também é ação, emoção, determinação, resiliência, sabedoria, generosidade e múltiplas habilidades.

E lembre-se: o sucesso chega quando você assume riscos, possui uma autoconfiança inabalável, não se importa com o que os outros pensam, tem ideias fora dos padrões, tem otimismo no coração, não tem medo de falhar, é resiliente, tem sempre a atitude “eu posso fazer”, assume suas responsabilidades e conhece seus pontos fortes e fracos.

Mas você pode me perguntar: o que é sucesso? É riqueza? É felicidade? É fama? A verdade é que ele não pode ser definido em uma frase pois é composto de muitas variáveis. Ele pode ser alcançado quando você dá o seu melhor em todos os aspectos de tudo o que faz. Ter sucesso é muito mais fácil quando nos sentimos fortalecidos e, acredite ou não, todos somos capazes de nos sentirmos fortalecidos. Atingir, manter ou até mesmo aumentar esse sucesso em um mundo tão caótico como o que vivemos, é para poucas guerreiras!

 


Natalia Martins
É ícone em beleza de sobrancelhas e lábios, mentora e fundadora do Grupo Natalia Beauty, referência mundial em nanopigmentação

Date

25 Março 2022

Tags

Colunistas, Natalia Martins

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br