1. Curiosidade. Grandes empreendedores são encarregados de resolver problemas, revelar potenciais oportunidades de nicho, inovar processos de negócios origina. Você precisa ser apaixonado pelo que faz e estudar sempre, fora da zona de conforto.
2. Gerenciamento de tempo. Planejamento cuidadoso, definição de prioridades, execução e iteração são todos importantes para o empreendedor. Não há sucesso sem a metodologia correta de gerenciamento de projetos e alocação de tempo que faz o trabalho.
3. Pensamento estratégico. Aprender a decompor um problema em sua essência e revelar oportunidades de crescimento, também precisa descobrir soluções criativas, definir o escopo de MVPs e testar conceitos dentro de tempo limitado e com um baixo orçamento.
4. Eficiência. Você precisa de alto desempenho para resolver problemas. Aplique o Pareto, que é a regra 80/20 para ser cada vez mais eficiente, além de outras técnicas para produzir resultados maiores em menos tempo. Você também precisa saber alternar entre diferentes tarefas e progredir efetivamente no dia a dia.
5. Resiliência. Lidar com rejeições, estresse, burnouts, falta de foco, progresso lento: com determinação você deve enfrentar o mesmo dragão todas as manhãs. Resiliência é fundamental quando se trata de construir um negócio do zero.
6. Comunicação. A comunicação nítida e concisa é primordial para cada interação com clientes, parceiros, pares, clientes, prospectos.
7. Networking. O crescimento de uma rede de contatos facilita oportunidades de negócios, negócios de parceria, encontrar as pessoas certas para sociedade ou até mesmo futuros funcionários. E o principal: troca de experiências e adquirir novos conhecimentos. O networking expande os horizontes das suas relações e te ajuda em todas as frentes.
8. Finanças. A gestão financeira é super importante para qualquer negócio, e você deve ser uma pessoa capaz. Lidar com dinheiro de forma adequada e cuidadosamente avaliar os gastos em relação ao ROI. Isso é uma exigência para todos os empreendedores.
9. Branding. Construindo uma marca pessoal e empresarial consistente sob medida para o público certo. Você precisa ser um ícone para as pessoas ao seu redor, uma inspiração e um exemplo. Ninguém vai trabalhar duro em uma empresa que o dono não faz nada.
10. Vendas. E o PRINCIPAL: somos todos vendedores. Você precisa estar confortável fazendo divulgação e criar novas oportunidades de negócios, encontrar os canais de vendas certos que se convertem melhor e investir fortemente no desenvolvimento deles. Venda o tempo todo!
Alfredo Soares
Empreendedor com mais de dez anos de experiência em vendas e marketing
| Revista Perfil - Editorial
| Tapejara/RS
| Praia Brava - Itajaí/SC
| Jardim Paulista - São Paulo/SP
Contato: Revista Perfil contato@perfilrevista.com.br