Estagnação Profissional: como identificar e sair dela 

Estagnação Profissional: como identificar e sair dela 

Diariamente eu atendo profissionais que chegam para a mentoria de carreira com queixas de estagnação profissional e buscam por ajuda especializada para mudar seus rumos profissionais. E você, já vivenciou um momento de estagnação ou conhece alguém que está passando por essa fase? 

A estagnação representa um momento de carreira no qual o profissional sente que parou de progredir, de se desenvolver e crescer profissionalmente, independentemente da idade, dos conhecimentos e experiências, do tempo de carreira ou local de trabalho. Silenciosamente ela começa a se manifestar no dia a dia com sinais sutis, mas que impactam na autoestima, na qualidade de vida e bem-estar dentro e fora do trabalho. 

O entusiasmo e a motivação por novos aprendizados e desafios baixa ou deixa de existir, a sensação é de estar trabalhando no piloto automático, sem aproveitar o seu potencial e conquistar coisas novas. Com oportunidades limitadas, as habilidades técnicas e comportamentais não são bem desenvolvidas e aproveitadas, o engajamento e rendimento no trabalho não são mais os mesmos, o destaque e reconhecimento não acontecem ou não faz mais sentido e o sentimento é de falta de realização, sem perspectivas futuras. A frustração e a insatisfação se tornam presentes, intensificando pensamentos sabotadores e emoções que não contribuem e acabam prejudicando ainda mais o desempenho, o posicionamento e a entrega do trabalho do profissional. 

Cada profissional vivencia e sente os impactos da estagnação de uma forma única e por mais que pareça que muitas mudanças são necessárias para resgatar a realização profissional e a visão de crescimento, entenda que não é justo com você e com a sua carreira, deixar que as coisas fiquem como estão e o objetivo é te ajudar a enxergar novas possibilidades. 

Por isso, listo três alternativas para começar a colocar em prática algumas mudanças, independentemente se os sinais estão no início ou em uma forma mais avançada:
Faça uma revisão de como tem sido sua rotina e liste ações de mudança que podem ser feitas por você. Sem uma visão clara do momento atual e de novas possibilidades o ciclo tende a continuar se repetindo.

Solicite feedback ao seu gestor. Fale das suas vulnerabilidades, expectativas e interesses profissionais. Escute abertamente e defina pequenas ações diárias para gerar mudanças. Tenha um contato mais direto com ele para que acompanhe, valide e reforce novos comportamentos e resultados. Celebre suas novas conquistas.

Invista em networking com pessoas estratégicas e que compartilham de uma visão de crescimento. A tendência na estagnação é se aproximar de pessoas que estão no mesmo ciclo, reativas ao novo, e por mais que exista uma empatia sobre o momento, isso pode reforçar mais ainda pensamentos e sentimentos que acentuam a sua estagnação.

Lembre-se que a carreira é sua, não compare o seu momento de carreira com o de outros profissionais e não terceirize a responsabilidade sua para a empresa, gestor ou RH. Por mais que mudanças externas sejam visíveis e necessárias, a mudança interna é primordial para que você resgate sua autoestima e confiança profissional e não corra o risco de seguir estagnado por muito tempo ou de a estagnação voltar em outro momento e o ciclo se repetir. Invista no seu autoconhecimento, busque por ajuda especializada para vencer a estagnação, com certeza você terá muitos ganhos na sua vida pessoal e profissional.

 

 

 


Alexandra Pedersen Wenczenovicz
Psicóloga especialista em Psicologia Organizacional, Mentora de Carreira, Professora de MBA, Palestrante e Trainer comportamental com 15 anos de experiência na área de desenvolvimento humano e organizacional. 

Date

01 Fevereiro 2024

Tags

Alexandra Pedersen Wenczenovicz, Colunista

A Revista Perfil traz em suas páginas,
o retrato da trajetória das personalidades
locais, estaduais, nacionais e internacionais.
Pessoas que fizeram e fazem a diferença.

Somos um ecossistema de Comunicação e Networking!

Entre em contato

Revista Perfil

- +55 (54) 9 9127 8697
 

Search