“O acessório como poder”

“O acessório como poder”

Você é daquelas pessoas que têm “preguiça” de ficar trocando de acessórios? Tem medo de errar ou exagerar?

Brincos, anéis, colares, pulseiras, lenços, chapéus, tiaras, bolsas, luvas, relógios, óculos… São tantas opções de acessórios que poderíamos ficar o dia todo falando deles aqui. Os acessórios são itens indispensáveis no guarda-roupa de qualquer mulher (e dos homens também) porque têm o poder de transformar completamente até mesmo o look mais básico.

Os sapatos são peças do vestuário, considerados também acessórios, porém com a função primária de proteger os pés do meio ambiente.



Eles acrescentam informação de moda, deixam o visual mais rico e ainda podem transformar uma produção “basiquinha” em uma cheia de estilo.

Os primeiros acessórios eram feitos dos materiais que o homem usava em seu cotidiano — como ossos, dentes, conchas, pedras, couro, entre outros. Isso foi essencial para que o homem começasse a despertar seu senso estético.

Os acessórios têm o poder de transmitir diferentes estilos e mensagens de forma objetiva e prática. Eles são indispensáveis numa produção, pois além de te fazerem ficar elegante, aumentam sua autoestima e confiança. Por muito tempo, foram utilizados como símbolo de poder e riqueza.

As bijuterias começaram a ser feitas na antiguidade como amuletos de origem religiosa. Muito fortes na história egípcia, grega e romana, eram usadas como proteção pessoal: medalhas, escapulários, cruzes, pulseiras com imagens de santos, etc.



Estima-se que o uso de brincos em mulheres como adereços tenha surgido entre as civilizações egípcias e persas, que usavam o adorno em suas orelhas. Outros afirmam que a sua origem veio da China, quando eram usados pelas jovens que estavam se preparando para o casamento.

Os acessórios deixam a composição com pontos de luz estratégicos, dando muito estilo ao visual. Quem busca algo mais sofisticado e que traga elegância, costuma preferir o dourado. Isso porque essa cor remete ao ouro, um metal precioso e nobre.

As peças atemporais podem atravessar épocas sem perder a validade. Em outras palavras, são verdadeiros coringas do armário, que não saem de moda. Dessa forma, esses itens não atendem ao apelo fashion de renovação constante, nem à lógica do excesso de produção.

Por que usar acessórios coloridos? Porque eles deixam estilosos looks antes básicos e monocromáticos. É como se complementassem sua produção com toque de modernidade e elegância. As cores nos acessórios estão em alta na moda.

Acessórios somam cor, estilo e classe ao traje básico, e criam um certo visual, mas também podem ter funções práticas. Bolsas servem para carregar objetos, chapéus protegem o rosto de elementos meteorológicos, e luvas mantêm as mãos quentes.

DICA: evite misturar brincos e colares geométricos ao mesmo tempo. Escolha a peça que será destaque e deixe que os outros acessórios sejam escolhidos a partir da peça principal.

E agora, vamos acessorizar?

 

 

 


Val Tullio
Consultoria de Imagem e Estilo
Formada em moda pela faculdade Santa Marcelina, pioneira e referência no Brasil e pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP. Com mais de 20 anos de experiência na moda, hoje atua como Consultora de Imagem e Estilo em seu escritório em São Paulo.

Date

02 Mai 2023

Tags

Colunistas, Val Tullio

A Revista Perfil traz em suas páginas,
o retrato da trajetória das personalidades
locais, estaduais, nacionais e internacionais.
Pessoas que fizeram e fazem a diferença.

Somos um ecossistema de Comunicação e Networking!

Entre em contato

Revista Perfil

- +55 (54) 9 9127 8697
 

Search