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Reserva e projeto Post em Branco anunciam coleção Saúde da Mente


Seu guarda-roupa mais consciente do que nunca.

 Foto: Divulgação

 

Esse é um dos motes do lançamento desta collab inédita.

São Paulo | Uma coleção exclusiva para ajudar a quebrar os tabus associados à ansiedade – esta é a proposta inédita da parceria da Reserva e do projeto Post em Branco, cuja collab resultou na coleção Saúde da Mente. A iniciativa é alusiva ao Janeiro Branco e terá todo lucro obtido com a venda das camisetas revertido para o Instituto Bem do Estar, negócio social sem fins lucrativos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo; são quase 20 milhões de cidadãos.

A ideia da parceria surgiu do publicitário Daniel Portuga, criador do projeto Post em Branco. Diagnosticado com Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG), diante de uma crise real de ansiedade, ele viu que tinha nas mãos uma ferramenta para jogar luz a um tema ainda pouco discutido e conhecido. Em 2020, em uma das piores crises que viveu – agravada pelo isolamento durante a epidemia do novo coronavírus –, criou o projeto Post em Branco. “Eu me vi trancado no meu apartamento em plena quarentena, solitário e completamente angustiado. Sem forças para pedir ajuda, mas ao mesmo tempo querendo sinalizar aos amigos que algo não estava bem, postei 227 posts em branco, sem nenhum texto, apenas o último post trazendo a palavra OUT”, conta, acrescentando que era para ser um pedido de ajuda, mas se tornou um experimento social.

Com o publicitário Rodrigo Esteves, também diagnosticado com TAG, surgiu o projeto que se tornou uma ferramenta para que pessoas que sofrem de ansiedade possam chamar atenção em um momento de crise e receber apoio. Hoje, o projeto social e educativo está focado em ajudar a quebrar julgamentos em relação a diagnósticos relacionados à saúde mental.

A partir dessa experiência, Portuga decidiu ampliar o alcance do experimento social e abrir diálogos francos de maneira criativa. “No mundo inteiro, fashion e streetwear brands estão procurando uma conexão com a sociedade, desenvolvendo roupas relevantes que defendem a consciência da saúde mental e, com isso, criam conversas sinceras em torno da temática. Na collab com a Reserva, criamos camisetas que além de terem um design moderno e minimalista, trazem mensagens inspiradas em situações cotidianas e sentimentos reais vivenciados por pessoas que sofrem com a ansiedade. É uma maneira totalmente inclusiva e criativa de trazer informação sobre o tema e pautar o assunto”, afirma Portuga.


Coleção mostra que ansiedade não é mi-mi-mi


Entre as t-shirts, produzidas com 100% de algodão e 100% de empatia, destaque para a anxiety is not mimimi (ansiedade não é mi-mi-mi, em livre tradução, que desconstrói o senso comum de que ansiedade é frescura, deixando clara a informação de que é necessário combater o preconceito, vestir com orgulho a causa e defender a correta classificação da ansiedade: um transtorno de saúde da mente); Log-off (chama atenção para a relação entre potencialização da ansiedade pelas redes sociais, defendendo um detox para curtir, adequadamente, o agora); anxiety relief. Press F* (as pressões cotidianas são gatilhos para crises de ansiedade, especialmente, porque não conseguimos dizer não; essa camiseta fala sobre o melhor remédio para a sobrecarga: aliviar a ansiedade passa por apertar o foda-se); anxiety sucks (embora alguns achem a ansiedade uma coisa normal, ela é um transtorno que precisa, muitas vezes, de tratamento médico e psicológico; essa peça mostra que a ansiedade, na real, é um saco!); 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10 (Respira! Quando bate a ansiedade, as pessoas não conseguem pensar racionalmente, mas algumas estratégias podem ser respirar, meditar, desenvolver a paciência; essa camiseta faz o usuário se lembrar exatamente disso!); Carregando (a peça lembra que somos feitos de energia, que é um bem finito; nas crises de ansiedade, esse gás acaba, e a melhor solução é dar um refresh, reiniciar o sistema operacional humano); e Reserva-se (combater o preconceito contra a saúde mental é uma causa que merece ser defendida por todos; essa peça fala exatamente sobre essa militância).

“O primeiro mês do ano é dedicado, tradicionalmente, a novos planos, sonhos e a novas metas. Não à toa é também o mês da consciência sobre a saúde mental. Pensando nisso, nos unimos ao projeto Post em Branco para lançar a coleção Saúde da Mente, ou seja, uma coleção de camisetas com o objetivo de conscientizar e ajudar a quebrar tabus sobre a ansiedade”, revela Rony Meisler, CEO da AR&Co.

Segundo Isabel Marçal, cofundadora do Instituto Bem do Estar, a iniciativa é um convite para que a sociedade expanda a consciência sobre a saúde da mente, diminuindo o tabu que envolve as questões relacionadas ao tema. “Queremos desafiar o brasileiro a mudar o comportamento em relação à saúde da mente, colaborando para a prevenção de doenças psicológicas e contribuindo para uma sociedade mais consciente e saudável”, afirma.

As camisetas podem ser adquiridas a partir do dia 26 de janeiro exclusivamente pelo site da Reserva no endereço https://www.usereserva.com/post-em-branco

Logo, Imagens e Key Visuals para download em https://bit.ly/reserva-postembranco

 

Imagem: Divulgação

 

SOBRE A RESERVA | A Reserva é a única empresa brasileira no ranking das mais inovadoras do mundo, de acordo com a Revista Fast Company. A marca também carrega três importantes selos: Empresa B, ABVTEX e Capitalismo Consciente. Criada em 2004 por Rony Meisler e Fernando Sigal, seu conceito aposta na cadeia de fornecedores nacionais para acompanhar de perto a produção e controle de suas roupas, que hoje tem 95% de fabricação no Brasil. No âmbito da inovação e da tecnologia estão os produtos fabricados com tecidos que repelem absorção de líquidos e pó, regulam a temperatura do corpo e, o mais recente deles, que inativa o coronavírus. Entre os principais projetos sociais da Reserva está o 1P5P que complementa cinco pratos de comida a cada peça vendida na Reserva e Reserva Mini. Desde maio de 2016, o 1P5P já atingiu 60 milhões de contribuições. Após 16 anos de sua criação, a Reserva expandiu sua atuação por meio de diversas inovações. Lançando uma linha de cosméticos, chamada Vaibe e a RSV+, célula criativa de colaboração que desenvolve parcerias com marcas de varejo nacional e internacional, não necessariamente de moda. Atualmente, a Reserva conta com 88 lojas físicas, sendo 51 lojas próprias e 37 franquias. A marca faz parte do braço de vestuário e lifestyle da Arezzo&Co, nomeado de AR&Co, que também contém as marcas Reserva Mini, Oficina, Eva, Reserva Ink e Reserva Go.

 

SOBRE O POST EM BRANCO | O Post em Branco era para ser um pedido de ajuda, mas se tornou um experimento social. Daniel Portuga, juntamente com Rodrigo Esteves, dois publicitários diagnosticados com TAG, deram vida a este projeto que quer se tornar uma ferramenta para que as pessoas que sofrem de ansiedade possam chamar atenção em um momento de crise e receber apoio. Em questão de segundos, algum gatilho dispara uma crise de ansiedade e a ajuda precisa ser na mesma velocidade. A mecânica do Post em Branco é muito simples: somente poste um post em branco em qualquer rede social. Desta maneira, ansiosos irão expressar seu estado emocional de uma maneira silenciosa para serem ouvidos por suas redes. De acordo com o resultado do experimento, o spam de Post em Branco trouxe diversas reações que refletem posturas conhecidas de quem lida com os portadores da doença. Foram reações que variaram de mensagens negativas, passando por perguntas sobre problemas técnicos e pessoas que deixaram de segui-lo. Apenas poucas mensagens tiveram um retorno positivo. O Post em Branco além de ser uma ferramenta para que pessoas que sofrem de ansiedade possam chamar atenção num momento de crise e receber algum tipo de apoio, é um projeto sócio-educativo para ajudar a quebrar julgamentos em relação a diagnósticos relacionados à saúde da mente. Saiba mais no site www.postembranco.org e no Instagram @post.branco.

 

SOBRE O INSTITUTO BEM DO ESTAR | Fundado em 2018 por Isabel Marçal e Milena Fanucchi, o Instituto Bem do Estar é um negócio social sem fins lucrativos voltado à promoção da saúde da mente. Com o propósito de desafiar as pessoas a mudar o próprio comportamento em relação à saúde da mente, a organização colabora com a prevenção de doenças psicológicas e contribui para uma sociedade mais consciente e saudável. Para tal, possui três objetivos que visam à transformação social necessária a uma sociedade que está em falência emocional: CONSCIENTIZAR, informa a população sobre os cuidados para uma saúde da mente de qualidade, estimulando a busca pelo autoconhecimento e o despertar da empatia por meio de conteúdo digital, campanhas de conscientização, mostras e exposições culturais; CONECTAR, promove experiências do cuidado com a mente, proporcionando ferramentas que contribuem com o desenvolvimento socioemocional individual e coletivo por meio de atividades práticas, como vivências, workshops e palestras, além da divulgação de locais de atendimento terapêutico gratuitos ou por contribuição consciente; MOBILIZAR, entende o contexto sobre saúde da mente e o impacto na sociedade, gerando estatísticas e articulando agentes públicos e privados, visando ao acesso a políticas públicas via pesquisas e práticas de advocacy. www.bemdoestar.org

 

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17 Dezembro 2021
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