ptendees

Blog Perfil

Contabilidade X Cruzamento de Dados da Pessoas Física

Nos meses de março e abril de cada ano é comum ouvirmos na mídia informações sobre a entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

 O que gera uma correria por parte dos contribuintes à busca de documentos e de escritórios contábeis para fazer a declaração.
Mas o que é essa declaração? Quais informações constam nela? Como pode haver cruzamento de dados nas declarações de pessoa física? Perguntas comuns aos mais contribuintes que vamos elucidar agora.
Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF é a obrigação que as pessoas físicas brasileiras, têm de prestar contas à Receita Federal, pagando o imposto devido ou apurando a restituição, se houver. Nela são informadas todos os rendimentos recebidos de pessoas físicas e jurídicas (inclusive bancos), os bens que a pessoa ou o casal possui, as dívidas, as aplicações em bolsa de valores, os dependentes, os pagamentos efetuados a planos de saúde, profissionais da saúde, outros profissionais elencados na Lei, aluguéis pagos ou recebidos. Para o produtor rural, além de todas as informações citadas acima, ainda deverá relacionar os bens da atividade rural, os animais, as dívidas, as compras e as vendas que fez na atividade rural.
A Receita Federal já faz alguns anos, disponibiliza a declaração pré-preenchida no site https://www.receita.fazenda.gov.br no item e-CAC que pode ser acessado através de certificado digital ou cadastro no site do gov.br. Essas informações são geradas com base em declarações mensais, semestrais e anuais informadas pelas empresas às quais a pessoa é vinculada, com vínculo de emprego ou prestação de serviço autônomo. Busca também as informações dos Bancos e dos profissionais liberais que declaram através do Carnê-Leão os dados das pessoas para quem prestaram serviços.
O Carnê Leão, a partir de 1º de fevereiro de 2021, passou a ser chamado de Carnê-Leão Web e poderá ser acessado diretamente no Portal e-CAC e preenchido de forma online. Nesse sistema serão informadas as despesas do Livro Caixa do profissional liberal e os rendimentos recebidos mês a mês pelo número do CPF.
São obrigados ao recolhimento mensal os contribuintes pessoas físicas, residentes no Brasil, que receberam rendimentos de outra pessoa física ou do exterior, assim como, aqueles que receberam os emolumentos e custas de serventuários da Justiça, como tabeliães, notários, oficiais públicos e outros. Após o confronto das receitas e despesas do mês, aplica-se a tabela do IRRF verificando se há imposto a pagar.
Com todas essas informações prestadas à Receita Federal, ficou muito fácil o cruzamento de dados, pois já para a declaração do ano de 2022 poderão trazer automaticamente as despesas pagas para as Pessoas Jurídicas e para as Pessoas Físicas através do Carnê-Leão Web. Além dessas, o cruzamento de dados conta com todos os informativos do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital), do Renavan, INCRA, DITR, DOI e demais que são as informações de terceiros, os Convênios celebrados com a troca de informações e as fontes da WEB que são as redes sociais, google, revistas, jornais, sítios das empresas, sítios do Judiciário.
É muita coisa, não temos como deixar passar ou esquecer informações na hora de fazer a declaração de Imposto de Renda, pois são de fácil busca pela receita e a consequência é cair na malha fina e ter que pagar multas pelo descuido.
Conte conosco para fazer a sua declaração, pois tomamos os cuidados necessários para que você tenha tranquilidade e segurança na hora de prestar contas à Receita Federal.

Blog & Cases

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br