ptendees

Blog Perfil

Lixo Zero Brasil

O conceito LIXO ZERO consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

Qualquer ação neste sentido, independente do tamanho e do alcance será benéfica para a sociedade e para o meio ambiente.

Como embaixadora voluntária considerei oportuno difundir o movimento que possui como missão articular, mobilizar e provocar novas atitudes nas comunidades nacionais e internacionais promovendo a prática do lixo zero nos diversos segmentos da sociedade, e que pode engajar pessoas e empresas sob uma nova ótica de consumo e produção. O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil e que promove anualmente a SENANA LIXO ZERO, que ocorreu neste mês de outubro em várias cidades do Brasil, inclusive do Rio Grande do Sul.

O “lixo” é hoje um problema de grandes dimensões da nossa sociedade, em especial para as cidades, que destinam parcelas significativas dos seus orçamentos para gestão de resíduos sólidos urbanos e minimização dos impactos causados pela sua má destinação.

Por meio da valorização dos resíduos temos a oportunidade de construir uma economia circular, reduzindo a quantidade de materiais enviados para aterros ou incineradores encaminhando e reutilizando os resíduos como matéria prima e recurso para cadeias produtivas, gerando emprego e renda, incentivando empreendedores, atraindo investidores, incrementando a arrecadação de impostos e diminuindo custos da gestão dos resíduos dos municípios do nosso querido Rio Grande do Sul.
Sendo assim do dia 22 de outubro ao dia 31 aconteceu a Semana Lixo Zero do Coletivo Rio Grande do Sul, com 14 cidades engajadas no maior evento do calendário do Instituto Lixo Zero Brasil. Dentre as diversas ações, ficou como destaque o “Dia D!” sem sacolas plásticas, uma iniciativa do Coletivo Lixo Zero Rio Grande do Sul, conforme relatado pelas embaixadoras voluntárias Antonella Pichinin e Victoria Mello.

A Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização que vem engajando a sociedade a incentivar os ciclos naturais sustentáveis. Um evento colaborativo e voluntário que se tornou um grande encontro de conhecimento e inteligência promovida pela sociedade civil, governos, indústria, comércio e universidades. Centenas de ações foram cadastradas na programação da Semana Lixo Zero destes 14 municípios. As programações foram abertas ao público e 100% gratuitas, trazendo para a pauta assuntos sobre sustentabilidade e Gestão de Resíduos, engajando a sociedade na temática.

O Coletivo Lixo Zero Rio Grande do Sul é um grupo formado por embaixadores e voluntários do Instituto Lixo Zero Brasil, que trabalham em prol do movimento no Estado. Atualmente as cidades que fazem parte do Coletivo Lixo Zero Rio Grande do Sul são: Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Carazinho, Charqueadas, Horizontina, Nova Santa Rita, Passo Fundo, Região do Vale do Taquari, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santiago, São Leopoldo, Taquara, Tapejara e Parobé.
Para quem tem interesse em conhecer, aprender e acompanhar essas práticas poderá encontrar informações nas redes sociais de ações locais e o site do próprio instituto.

 


Taizi Miorando
Consultora Ambiental, Engenheira Ambiental

Blog & Cases

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br